Propostas para educação em Minas já podem ir à plenária final

As sugestões de modificação do Plano Decenal de Educação já estão prontas para a análise final dos participantes do F...

14/05/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Propostas para educação em Minas já podem ir à plenária final

As sugestões de modificação do Plano Decenal de Educação já estão prontas para a análise final dos participantes do Fórum Técnico Plano Decenal de Educação em Minas Gerais: Desafios da Política Educacional. A etapa conclusiva acontece nesta sexta-feira (15/5/09), a partir de 9 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Nesta quinta-feira (14), os grupos de trabalho concluíram a tarefa de filtrar e eleger as propostas, dentre as mais de mil colhidas no interior e através da consulta pública na internet. Com o Fórum Técnico, a ALMG e entidades parceiras buscam aprimorar o Plano Decenal de Educação, que tramita na Casa na forma do Projeto de Lei (PL) 2.215/08, do governador.

Três grupos de trabalho se reuniram nesta quinta-feira. O Grupo 4 discutiu propostas para a Educação Superior e considerou tímidas as metas estabelecidas pelo Executivo, muito semelhantes às do Plano Nacional de Educação. No projeto original, o Governo também não previu nenhuma ação estratégica para essa área. Assim, os participantes fizeram correções adequando o projeto à realidade da educação superior em Minas. O objetivo é fortalecer a presença das universidades públicas no Estado, ampliando a oferta de vagas.

Já o Grupo 5 debateu a formação e valorização dos profissionais da educação. Uma das propostas aprovadas prevê a garantia de implementação imediata das disposições da Lei 11.738, de 2008 (que estabelece o piso nacional da categoria) para jornada de 24 horas, com 1/3, no mínimo, de hora por atividade extrassala para educadores com formação em nível médio. A categoria reivindica também, na mesma proposta, o pagamento por habilitação conforme prevê a Lei 15.293, de 2009, que instituiu o plano de carreira dos profissionais da educação básica em Minas.

E o Grupo 6 abordou financiamento e gestão e interação entre as redes de ensino. Além de ações para ampliar e consolidar a participação de pais, alunos e comunidade na escola, os participantes aprovaram proposta elevando de 25% para 30% o percentual do ICMS destinado à educação. O projeto original do Executivo prevê ainda a exclusão progressiva da folha de pagamento dos inativos do cálculo do total destinado à educação. Mas o Grupo quer essa exclusão imediata. Assim, os pagamentos com inativos deixam de ser contados como investimento em educação.

Metas e ações para oito áreas foram analisadas na quarta-feira

As demais áreas contidas na proposta original do Executivo, além de uma nova área incorporada durante os encontros regionais, foram analisadas por grupos de trabalho na quarta-feira (13), num trabalho que se estendeu pela noite. São elas: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Tecnológica e Formação Profissional; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Indígena, Educação no Campo e Quilombola; e Educação Carcerária. Em todas as áreas, há metas e ações estratégicas para a educação em Minas nos próximos dez anos. Esses grupos reuniram 298 participantes. No total, 438 pessoas participaram do primeiro dia do Fórum, incluindo representantes de 191 instituições.

Plenária Final - Os trabalhos nesta sexta (15) serão coordenados pela deputada Gláucia Brandão, presidente da Comissão de Cultura e membro da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática. As propostas serão discutidas, votadas e aprovadas pelos delegados regionais e representantes de entidades ligadas à educação previamente inscritos. Depois será eleita uma comissão de representação que acompanhará os desdobramentos do Fórum Técnico. O documento final será entregue ao presidente da Assembleia e, depois, encaminhado à Comissão de Educação, que avaliará a pertinência de incluir as propostas no PL 2.215/08. O encerramento está previsto para 12h30.

 

 

 

 

 

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