Especialistas debatem os pilares do Plano Decenal de Educação

O secretário adjunto de Estado de Educação, João Antônio Filocre Saraiva, elogiou, nesta quinta-feira (14/5/09), a qu...

14/05/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Especialistas debatem os pilares do Plano Decenal de Educação

O secretário adjunto de Estado de Educação, João Antônio Filocre Saraiva, elogiou, nesta quinta-feira (14/5/09), a qualidade das sugestões ao PL 2.215/08, do governador, que contém o Plano Decenal de Educação, apresentadas nos oito encontros regionais realizados no interior de Minas. Durante o Fórum Técnico Plano Decenal de Educação em Minas Gerais: Desafios da Política Educacional, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o secretário comentou que leu atentamente as 202 propostas e ficou impressionado com o bom nível das sugestões.

Filocre destacou a importância dos três pilares do Plano Decenal: a formação e a valorização dos profissionais de educação; o financiamento e a gestão dos recursos; e o diálogo e a interação entre as redes de ensino. Segundo o secretário, as instituições formadoras de professores devem se adaptar à nova realidade do País, que precisa de profissionais diferenciados. Ao classificar a formação de professores como insuficiente, Filocre disse que o Estado deveria aplicar recursos no aperfeiçoamento do corpo docente, e não na correção da deficiência dessa formação.

O distanciamento entre os órgãos formadores e a educação básica foi um dos pontos ressaltados pela diretora da Faculdade de Educação da UFMG, Antônia Vitória Soares Aranha, para cobrar a aplicação de uma política educacional que seja de Estado, e não de governos. Ela defendeu a dedicação exclusiva dos professores na educação básica como forma de melhoria da qualidade. Mas para isso, ressaltou, é necessário oferecer condições mínimas de trabalho, como um salário digno.

A valorização profissional também foi destacada pelo secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Filho. A lei federal que estipula o piso salarial de R$ 950 para professores (hoje reajustado para R$ 1.132,40) não está, segundo ele, sendo cumprida. "Os governos federal, estaduais e municipais estão desaprendendo a interpretar textos", disse ele. Araújo criticou ainda o que chamou de falta de perspectiva mínima de execução do Plano Decenal, já que "não há qualquer proposta de avanço nos investimentos na educação".

Sindicalista pede atenção às mudanças propostas

A presença dos deputados no debate foi cobrada pelo presidente do Sindicato dos Professores da Rede Particular de Minas Gerais, Gilson Reis. Ele disse que os parlamentares devem estar atentos às mudanças propostas pela comunidade acadêmica na hora de aprovar o PL 2.215/08. Reis criticou também o Governo do Estado por alegar falta de recursos para a educação e a saúde, sendo que gasta 13% do orçamento na amortização de sua dívida. O sindicalista defendeu ainda investimentos na educação superior no Estado, consolidando e ampliando a atuação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Para a vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Suely Duque Rodarte, uma das prioridades do Plano Decenal deve ser a educação infantil, com destaque para a oferta de creches, de modo a garantir o direito ao trabalho para as mães. Ela defendeu também a remuneração digna dos professores e a autonomia das direções escolares. O último palestrante do dia foi o diretor da Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos, Pedro Trindade Barrêtto, que pediu um debate em torno da federalização do ICMS, para que os recursos aplicados na educação sejam uniformes em todo o País.

Debates - Durante a fase de debates, os participantes do evento levantaram questões acerca da necessidade de políticas que tratem da formação dos professores e educadores, da precariedade das condições de ensino nas zonas rurais, a importância do desenvolvimento de plano de carreira, piso salarial e investimentos no ensino básico, além da situação dos professores no sistema prisional e da necessidade da melhoria no transporte e acesso dos deficientes físicos aos estabelecimentos de ensino do Estado.

 

 

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