Plenário aprova três projetos em Reunião Extraordinária noturna

Três projetos de lei (PLs) foram aprovados na Reunião Extraordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas G...

12/05/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Plenário aprova três projetos em Reunião Extraordinária noturna

Três projetos de lei (PLs) foram aprovados na Reunião Extraordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na noite desta terça-feira (12/5/09). Todas as proposições tratam de doação de imóveis para municípios e para o Estado. A reunião foi interrompida após a solicitação de verificação de quórum pelo deputado Carlin Moura (PCdoB). Como nem todos os deputados votaram no painel eletrônico, a votação não pôde continuar.

De autoria do governador, o PL 2.358/08 foi aprovado em 1º turno na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e com a emenda nº 1, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Originalmente, o projeto autoriza o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) a doar ao Estado dois imóveis: o primeiro, em Uberlândia (Triângulo Mineiro), é uma área de 5 mil m2, desmembrada de um total de 288.134 m2; o segundo, em Unaí (Noroeste do Estado), uma área de 5 mil m2, remanescente de um total de 10 mil m2. A proposição previa que as áreas seriam utilizadas para implantação de núcleos de gestão ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O substitutivo nº 1 autoriza o DER-MG a doar ao Estado apenas o imóvel situado em Unaí, uma vez que em Uberlândia, a Semad já instalou seu núcleo em outro imóvel. Na forma como foi aprovado, o PL 2.358/08 estabelece que o terreno em Uberlândia será doado ao município para a construção de habitações populares. A emenda no 1 identifica de forma mais clara o trecho que será doado em Unaí, considerando que o terreno em questão é apenas parte de uma área maior.

Norte e Sul beneficiados - Aprovado em 2º turno sem novas alterações (na forma do vencido em 1o turno), o PL 1.621/07, do deputado Paulo Guedes (PT), autoriza o Poder Executivo a doar ao município de São Francisco (Norte de Minas) uma área de 2.000 m2 para a edificação de uma cozinha comunitária. Esse terreno havia sido doado pelo município ao Estado para a construção de um grupo escolar em 1961. Atualmente a área não é utilizada pelo Estado, que demoliu a edificação e transferiu suas atividades para outro imóvel. A área tem sido utilizada clandestinamente para depósito de material de construção e despejo de lixo e entulho.

Já o PL 1.689/07, do deputado Carlos Mosconi (PSDB), aprovado também em 2º turno, autoriza o Executivo a doar ao município de Poços de Caldas (Sul de Minas) um imóvel de 12.170 m2 onde serão desenvolvidos projetos socioeducativos. O projeto também foi aprovado sem novas alterações em relação ao 1o turno.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715