Médicos defendem escleroterapia com espuma para tratar varizes

A utilização do método de escleroterapia com espuma para o tratamento de varizes foi defendida por especialistas e de...

06/05/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Médicos defendem escleroterapia com espuma para tratar varizes

A utilização do método de escleroterapia com espuma para o tratamento de varizes foi defendida por especialistas e deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (6/5/09). A reunião, solicitada pelo deputado Carlos Mosconi (PSDB), recebeu representantes da Secretaria de Estado de Saúde, UFMG, da Sociedade Francesa de Flebologia e pacientes, que demonstraram a eficácia e os bons resultados do procedimento, que ainda não consta da tabela de cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o médico cardiologista, Francisco Reis Bastos, que representou a Sociedade Francesa de Flebologia, as varizes atingem cerca de 20% da população brasileira e que a maior parte das pessoas é tratada por cirurgia. O especialista afirma que o método da escleroterapia com espuma, apesar de existir há várias décadas, ainda é visto como intervenção estética e, por isso, não é contemplado pelo SUS. Ele diz, no entanto, que a técnica é mais eficaz, cômoda e segura para o paciente, e econômica para o Estado. "O procedimento é feito no consultório ou ambulatório e a recuperação é imediata. Enquanto a cirurgia obriga o uso de anestesia e força o afastamento do paciente de suas atividades por até 30 dias, a intervenção com espuma faz com que a pessoa saia andando poucas horas após o tratamento", diz. Ainda segundo Bastos, cerca de meio milhão de pessoas já se beneficiaram com o tratamento no Brasil.

A paciente Edel de Oliveira Piroli e a enfermeira Mariane Gandra ratificaram as palavras do médico. De acordo com Edel Piroli, que passou pelos dois tipos de intervenção, a escleroterapia com espuma é muito mais eficiente e gera uma recuperação muito mais ágil. "Praticamente não me afastei das minhas atividades de professora de culinária e o problema foi resolvido conforme eu esperava", contou a paciente.

Deputados querem projeto piloto no Estado

Durante a reunião, foi aprovado requerimento, de autoria dos membros da comissão, que propõe à Secretaria de Estado da Saúde (SES) que faça um plano piloto de tratamento com o uso da escleroterapia com espuma em Minas Gerais, que tenha o embasamento necessário para que o Governo encaminhe ao Ministério da Saúde a solicitação de inclusão do procedimento na tabela do SUS.

O chefe do Departamento de Alta Complexidade da SES, Marcílio José Stortini, concordou que o procedimento é vantajoso em relação à cirurgia, mas lembrou que, muitas vezes, a inclusão no SUS inviabiliza a realização do tratamento. Segundo ele, a burocracia exigida e a baixa remuneração de profissionais e estabelecimentos faz com que as intervenções sejam feitas apenas em centros de estudo de hospitais universitários.

Sobre a iniciativa, o médico e professor da UFMG, Francisco Rubió, afirmou que a universidade está desenvolvendo um projeto nesse sentido, mas espera que a SES seja parceira na realização dos estudos. "Identificamos milhares de pessoas em filas de espera para cirurgias de varizes no Estado. Acho que a técnica com a espuma deveria ser prioritária, uma vez que tem resultados mais rápidos e a intervenção é feita com cerca de 50% dos custos das cirurgias", reforça.

Apoio - Os deputados Doutor Rinaldo (PSB), Ruy Muniz (DEM), Carlos Pimenta (PDT) e Hely Tarqüínio (PV), que estiveram presentes à reunião, demonstraram entusiasmo com o procedimento. Para eles, é necessário que o projeto seja levado ao Ministério da Saúde, para que a população de baixa renda seja beneficiada. "O Governo Federal precisa valorizar esses tipos de programas e mutirões nos estados, tendo em vista que geram economia para os cofres e mais qualidade de vida para a população", afirmou Carlos Pimenta. O deputado Doutor Rinaldo se disse defensor da técnica, mas lamentou a possibilidade de que a técnica se limite apenas a hospitais universitários.

Requerimento - Ainda na reunião, foi aprovado requerimento, de autoria do deputado Ivair Nogueira (PMDB), que solicitou a realização de audiência pública para obter esclarecimentos sobre a provável transferência do complexo hospitalar da Colônia Santa Isabel, administrada pela Fhemig e revitalizada pela Secretaria Municipal de Betim.

Presenças - Deputados Carlos Mosconi (PSDB), presidente; Carlos Pimenta (PDT), vice; Doutor Rinaldo (PSB); Ruy Muniz (DEM); Hely Tarqüínio (PV); e Adelmo Carneiro (PT).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715