Com a presença de vários deputados, prefeitos,
vereadores e outras autoridades, além de representantes de
movimentos em defesa da vida, foi lançada a Frente Parlamentar
SOS-040. O lançamento da frente, que tem como presidente o deputado
Fábio Avelar (PSC), ocorreu no Salão Nobre da Assembleia Legislativa
de Minas Gerais, na noite desta quarta-feira (29/4/09). A frente
surgiu em função dos graves acidentes ocorridos devido às péssimas
condições da BR-040, principalmente em alguns trechos: entre o trevo
de Ouro Preto (km 536,6) até Barbacena (km 698), num percurso de
134,4 Km; e do acesso de Oliveira Fortes (km 734,4) até a Barreira
do Triunfo (km 773,5), em Juiz de Fora, num percurso de 39,1 km.
Todo esse percurso totaliza 173,5 km, que teriam que ser duplicados,
na avaliação dos integrantes da frente.
Anunciando que a frente parlamentar já vai se
reunir na próxima semana, o deputado Fábio Avelar destacou que 63
parlamentares assinaram o documento pela criação do movimento. Ele
informou que a frente vai cobrar a recuperação da 040, BR que
atravessa todo o território mineiro no sentido sudeste-noroeste, até
a capital federal. Avelar explicou que a frente vai atuar através de
quatro núcleos, cada um coordenado por um deputado.
Núcleos - O deputado
Juarez Távora (PV) fará o acompanhamento da elaboração dos projetos
básicos e executivos, licitação das obras e serviços e também
fiscalizará as obras da duplicação. Padre João (PT) ficará
responsável pelo levantamento, encaminhamento e acompanhamento junto
ao DNIT das obras emergenciais necessárias para minimizar acidentes
na rodovia. Gustavo Valadares (DEM), buscará fazer a interlocução
com órgãos e entidades envolvidos, tentando compatibilizar as ações
necessárias junto aos diversos segmentos, no sentido de agilizar as
atividades a cargo das demais coordenações. E Juninho Araújo (PRTB)
será o responsável por estabelecer uma interrelação e um canal de
comunicação entre os legislativos estadual e municipais com a
sociedade civil, buscando conhecer suas expectativas e demandas no
sentido de subsidiar os trabalhos da frente.
Após essa explanação, Fábio Avelar e juarez Távora
assinaram o termo de posse da Frente Parlamentar SOS-040.
Movimento Pela Vida foi criado após acidente
trágico
O presidente do Movimento Pela Vida - Chega de
mortes na BR-040, Edvaldo José Tereza, disse que esse movimento,
um dos embriões da frente parlamentar, foi criado em dezembro de
2007. "Depois que presenciamos o acidente que vitimou quatro pessoas
de uma mesma família em Conselheiro Lafaiete, levantamos a bandeira
contra o descaso com a BR-040, principalmente naquele trecho",
lembrou. Segundo Edvaldo Tereza, pelo trecho entre Lafaiete e o
trevo de Ouro Preto trafegam diariamente 14 mil veículos, tornando-o
o mais perigoso da rodovia.
Outro representante do Movimento Pela Vida, Paulo
Sarmento, entregou aos representantes da frente um documento com um
diagnóstico sobre a BR-040, aproveitando para também protestar
contra a atual situação. De acordo com ele, quando Juscelino
Kubitzchek criou a rodovia, não previa que ela iria transportar
tantos carros, ônibus e veículos de carga modernos, "verdadeiros
mastodontes articulados". Sarmento defendeu a retificação do traçado
da BR, idealizado há várias décadas e completamente obsoleto; e a
construção de mais pistas de rolamento, separadas por canteiro
central.
Sobrevivente - O prefeito
de Conselheiro Lafaiete e presidente da Associação Mineira de
Municípios (AMM), ex-deputado José Milton, considerou-se um
sobrevivente. "Duvido que tenha alguém aqui nesta sala que tenha
viajado mais pela BR-040 que eu", disse ele, lembrando que fez
milhares de viagens na rodovia, tendo presenciado horríveis
acidentes e ajudado a tirar pessoas de destroços. José Milton
reclamou que o Brasil hoje faz empréstimos para a Venezuela, para o
Fundo Monetário Internacional, mas não tem alguns bilhões para
investir na BR-040. "O que temos é um desprezo pela vida. Deixo aqui
o meu protesto!", indignou-se.
Já o presidente do movimento SOS Estradas Federais,
José Aparecido Ribeiro, avaliou que o sistema de rodovias brasileiro
está falido. "Não é possível mais rodovias com um faixinha de 38
centímetros no meio, separando a vida da morte", protestou.
BR 381 - Também presidente
de uma frente parlamentar, a de defesa da duplicação da BR-381, a
deputada Rosângela Reis (PV) desejou sucesso à frente da BR-040. Ela
considerou que a principal bandeira dos dois movimentos,
suprapartidários, era a defesa da vida.
Representando o Governo do Estado, o
vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas
Gerais (Indi), Eduardo Bernis, opinou que é inadmissível uma rodovia
que une a segunda e a terceira economias do País estar na situação
atual. Ele condenou ainda a demora nas obras do novo Viaduto Vila
Rica, que não foi liberado porque a ligação com a estrada ainda não
foi construída. "É inaceitável fazer um viaduto como esse sem fazer
seu encabeçamento", concluiu.
O vice-presidente da Associação dos Vereadores do
Estado (Asvemg) e vereador de Rio Preto, Antônio Márcio, lembrou que
a BR-040 liga três estados do País e tem em suas margens vários
municípios de grande potencial turístico. E os problemas da rodovia
impedem que essas cidades incrementem seu turismo.