Uso de agrotóxico será tema de duas audiências públicas

Nove requerimentos para realização de audiências públicas foram aprovados na reunião da Comissão de Política Agropecu...

28/04/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Uso de agrotóxico será tema de duas audiências públicas

Nove requerimentos para realização de audiências públicas foram aprovados na reunião da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, esta terça-feira (28/4/09).

O primeiro, do deputado Padre João (PT), foi para debater a fiscalização e o uso de agrotóxicos na produção de alimentos no Estado. Em sua justificativa, o parlamentar afirmou que a vigilância sanitária realizou pesquisa que revela alerta sobre os alimentos contaminados pelo uso de agrotóxico. "Na pesquisa, foram revelados dados alarmantes de contaminação de alimentos em 17 tipos avaliados, entre eles frutas, legumes e verduras". O deputado Célio Moreira (PSDB), também solicitou audiência para tratar desse assunto. "É necessário divulgar a pesquisa, alertar sobre os riscos do consumo desses alimentos e cobrar maior fiscalização", enfatizou.

O terceiro requerimento, do deputado Vanderlei Jangrossi (PP), solicita audiência para discutir os problemas enfrentados pelos produtores rurais de café e buscar soluções viáveis para o setor agrícola em Minas. Segundo ele, é importante sensibilizar os governos Federal e Estadual para as dificuldades dos produtores, como fatores climáticos (secas, geadas, chuvas de granizo), que destroem as plantações mineiras.

Já o parlamentar Carlin Moura (PCdoB), solicitou audiência em Campo Belo (Centro-oeste) para discutir a situação dos assentados e a desapropriação das terras da usina Ariadnópolis, localizada no município.

Outros três requerimentos, do deputado Padre João (PT), pedem audiências para debater: o formato de funcionamento do Programa de Biodiesel no Norte do Estado, sobretudo a garantia de compra da produção de matéria-prima da agricultura familiar; a implementação da fase II do Programa Luz para Todos em Minas, que estaria com o cronograma mais atrasado entre os estados, segundo ele; as medidas que estão sendo adotadas para a prevenção da disseminação da gripe suína pelo poder público e as atitudes que a população deve adotar para prevenir a doença.

O deputado Vanderlei Jangrossi (PP) também pediu a realização de audiência para debater a gripe suína, para obter esclarecimentos sobre as providências tomadas para amenizar o contágio da doença e buscar soluções viáveis para o setor agropecuário.

O último requerimento para audiência pública, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), pretende analisar a Deliberação Normativa do Copam 130, de 2009, que trata das atividades agrossilvipastoris.

Ainda na reunião, foram aprovados outros dois requerimentos de autoria coletiva. O primeiro é para que seja solicitada à Associação Brasileira de Café (Abic) o envio à comissão da lista de empresas torrefadoras identificadas como irregulares quanto ao controle de qualidade do café, conforme avaliação técnica realizada pela entidade. O segundo requerimento solicita que seja enviado ofício às secretarias de Agricultura, de Saúde e de Fazenda e outros órgãos, sugerindo a celebração de convênio ou criação de grupo de trabalho para definir e implementar medidas de controle e enfrentamento das fraudes no café produzido, industrializado e comercializado no Estado.

Presenças - Deputados Antônio Carlos Arantes (PSC), vice-presidente; Carlos Gomes (PT), Chico Uejo (PSB) e Domingos Sávio (PSDB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715