Com a proposta de ampliar sua atuação para o
interior do Estado, foi lançada nesta quarta-feira (22/4/09) a 6ª
edição do Parlamento Jovem, projeto realizado pela Assembleia
Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e
escolas públicas e privadas de Belo Horizonte. O programa
proporciona a jovens estudantes o conhecimento teórico e prático da
rotina do Legislativo mineiro e a possibilidade de apresentarem
propostas que podem se tornar leis. A solenidade foi na sede da
universidade.
Desde que foi lançado, em 2004, o Parlamento Jovem
vem sendo desenvolvido com estudantes de instituições da Capital.
Alunos do curso de Ciências Sociais da PUC são treinados como
monitores para repassar aos estudantes do ensino médio conhecimentos
sobre democracia, participação política, cidadania, divisão dos
Poderes e funcionamento da ALMG. Ao longo de seis meses, são
realizadas atividades teóricas e práticas que incluem oficinas,
visitas técnicas, palestras e debates, que culminam com a elaboração
de propostas de leis votadas e aprovadas na plenária final, marcada
neste ano para o dia 23 de outubro.
Após o sucesso do projeto, a idéia é ampliá-lo para
as cidades do interior, sob responsabilidade das câmaras municipais.
A proposta é ter um encontro regional em Belo Horizonte reunindo
todos os participantes. Doze municípios foram convidados para
implantar o programa: a própria capital e as cidades de Caratinga,
Divinópolis, Formiga, Janaúba, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro
Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberaba e Unaí. Representantes
das cidades participaram do lançamento e passam por um curso de
capacitação nesta quinta e sexta-feiras (23 e 24/4).
Êxito comemorado - O
presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André
Quintão (PT), ressaltou o êxito do Parlamento Jovem, que busca
resgatar, promover e intensificar o protagonismo juvenil na vida
política. Para ele, a mobilização do jovem é a melhor forma de
recuperar a credibilidade do Legislativo. "É importante que as
câmaras abracem essa proposta para promover maior transparência do
Poder Legislativo", afirmou, ao convocar os representantes do
interior para municipalizar o programa.
Quintão lembrou que muitas propostas apresentadas
nas edições anteriores foram acatadas em projetos de leis
apresentados por parlamentares ou incorporadas no Plano Plurianual
de Ação Governamental (PPAG) e outras medidas do governo. Ele citou
quatro que considera de maior destaque: a implantação do
acompanhamento social nas escolas para famílias em situação de
vulnerabilidade; a ampliação da merenda escolar para alunos do
ensino médio; o aumento de escolas em tempo integral; e a
reestruturação do Conselho Estadual da Juventude. "São propostas que
tiveram incidência no orçamento público e na vida do cidadão",
comemorou.
Para o coordenador de Ciências Sociais da PUC, Luís
Flávio Sapori, o Parlamento Jovem é o mais importante projeto
extracurricular desse curso de graduação. "É (o projeto) capaz de
mobilizar a juventude, proporcionar formação política aos estudantes
e aproximar a Assembleia desse cidadão", elogiou.
Informação e educação - O
gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG, Alaôr Messias
Marques Júnior, fez uma palestra sobre "a educação legislativa".
Segundo ele, além das funções tradicionais de legislar e fiscalizar
o Executivo, o parlamento tem também a responsabilidade de informar
e educar o cidadão para promover sua maior participação
política.
De acordo com Alaôr, a ALMG já usa muitas
ferramentas para disseminar informações confiáveis e amplas sobre o
funcionamento da Casa, como a página na internet, a TV Assembleia, a
rádio, jornais e revistas. No entanto, em sua opinião, a simples
informação não é suficiente para mobilizar a sociedade. "É preciso
usar a educação para motivar novos agentes. Por ela, os
representantes podem exercer melhor suas funções e a sociedade pode
ampliar seu papel participativo". O gerente lamentou que um dos
fatores da crise de representação é justamente o distanciamento
entre o cidadão e seu representante, no caso, o deputado.
A coordenadora do Parlamento Jovem na PUC,
professora Regina Medeiros, explicou o funcionamento do projeto e
apresentou um vídeo com os melhores momentos das edições anteriores
que envolveram cerca de 700 estudantes. Ela ressaltou o principal
objetivo, que é estimular a discussão de temas, proposições e ações
"que possam promover o bem social".
Nesta edição devem participar 150 estudantes de
seis escolas do ensino médio de Belo Horizonte: Colégio Tiradentes
(Unidade Gameleira), Escola Estadual Paulo Mendes Campos, Escola
Estadual Leopoldo de Miranda, Colégio Padre Eustáquio, Colégio Santa
Dorotéia e Colégio Izabela Hendrix.
Ainda no primeiro semestre serão finalizados os
cursos de formação dos monitores do projeto, iniciados em março. As
atividades serão retomadas em 12 de agosto, quando acontecerá o
encontro de todos os alunos do ensino médio e monitores
universitários para discussão e votação do tema do Parlamento Jovem
2009. Daí em diante, os participantes cumprirão um extenso
calendário de atividades de capacitação e formação política
preparatórias para a sessão final, marcada para o dia 23 de outubro,
no Plenário da Assembleia Legislativa.