Consulta pública fortalece democracia participativa

A ampliação dos canais de interlocução com a sociedade é uma meta constante da Assembleia Legislativa de Minas Gerais...

22/04/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Consulta pública fortalece democracia participativa

A ampliação dos canais de interlocução com a sociedade é uma meta constante da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Seguindo esse propósito, a instituição realizou pela primeira vez uma consulta pública pela internet, possibilitando uma ampla participação da população mineira sobre assunto de seu interesse. A consulta pública sobre o Projeto de Lei (PL) 2.215/08, do governador, que cria o Plano Decenal de Educação de Minas Gerais recebeu até a última quarta-feira (15/4/09), 212 propostas para aperfeiçoamento do projeto.

As sugestões foram enviadas por cidadãos de 48 municípios mineiros de nove das dez macrorregiões do Estado. Representantes de vários segmentos ligados à educação, como escolas estaduais, universidade e associações de estudantes e de pais, participaram da consulta, que esteve aberta durante praticamente um mês.

Os temas mais recorrentes na consulta pública foram organização e gestão dos sistemas estadual e municipais de ensino; alteração nos conteúdos curriculares; remuneração de professores e demais profissionais de ensino; e aplicação do piso salarial nacional do magistério. Outros exemplos de assuntos que receberam sugestões de modificação foram os mecanismos de premiação dos profissionais da educação, a infra-estrutura das escolas e a gestão escolar.

Também foram recebidas propostas que não estão diretamente relacionadas ao Plano Decenal de Educação, mas que tratam de assuntos ligados à educação em Minas Gerais. Essas sugestões tratam de temas como programas de incentivo à leitura na educação infantil, instituição de sistema informatizado de bibliotecas escolares, sensibilização de empresas para institucionalizar o estágio supervisionado na educação tecnológica e profissional, entre outras. Essas sugestões serão encaminhadas diretamente à Comissão de Educação para análise dos parlamentares e poderão ser transformadas em requerimentos ou audiências públicas, entre outras iniciativas da comissão.

Agilidade na interação - Avançar na interação com a sociedade, empregando a internet, foi uma das metas apresentadas pelo presidente da Assembleia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), quando tomou posse para o biênio 2009/2011. "O fortalecimento do Poder Legislativo exige cada vez mais extenso conhecimento pela sociedade de suas atribuições, atividades e realizações", afirmou. Para ele, o Legislativo é o Poder do Estado "mais vocacionado para ocupar este novo espaço da democracia participativa e cidadã, trazendo para seu âmbito os grandes debates de interesse público, interagindo dinamicamente para isso com os mais diferentes segmentos sociais em discussões e negociações reais e construtivas".

O diretor de Processo Legislativo da ALMG, Sabino José Fortes Fleury, explica que, através da realização da consulta pública, a intenção do Parlamento mineiro é atingir o cidadão que não tem como participar de forma presencial das audiências públicas e dos eventos realizados pela Assembleia e também não está diretamente ligado a alguma entidade ou movimento social. "Historicamente, os mecanismos de participação disponibilizados pelo Legislativo mineiro sempre estiveram mais acessíveis aos cidadão que podem vir à ALMG ou que participam de entidades sociais. A consulta pública teve como objetivo alcançar também esse cidadão que, até então, não tinha uma participação ativa nas discussões ocorridas no Parlamento Mineiro", destaca.

Consulta pública deve ter seus resultados avaliados

A consulta pública é um instrumento importante para auxiliar o gestor público na tomada de decisões, mas deve ter seus resultados avaliados. Essa é a opinião do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do projeto Democracia Participativa, Leonardo Avritzer. Para ele, é importante avaliar tanto a qualidade da participação da sociedade nas consultas públicas quanto a real utilização nas políticas públicas e no orçamento das sugestões encaminhadas pelos cidadãos. "É preciso analisar se realmente a participação da população tem ajudado ao gestor público e também se as sugestões estão sendo realmente incorporadas", afirma.

O professor da UFMG lembra ainda que as consultas públicas, apesar de ampliarem a possibilidade de participação da sociedade, podem refletir apenas as opiniões de uma camada específica da população. "Não se pode esquecer que, no Brasil, a internet ainda é um meio com acesso limitado e desigual", pondera.

Leonardo Avritzer ainda afirma que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais ao realizar a Consulta Pública sobre o Plano Decenal de Educação pode ser considerada uma exceção dentro do Poder Legislativo brasileiro. Segundo ele, esse mecanismo vem sendo utilizado com maior freqüência pelo Poder Executivo, como é o caso do Orçamento Participativo Digital realizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Propostas da sociedade serão analisadas em plenária final

As propostas encaminhadas pela população por meio da Consulta Pública do Plano Decenal de Educação serão analisadas no Parlamento mineiro. A consulta fez parte das ações do Fórum Técnico Plano Decenal de Educação em Minas Gerais: Desafios da Política Educacional, realizado pela Assembleia em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e várias entidades da sociedade civil ligadas ao setor.

Agora, as contribuições apresentadas serão discutidas nos Grupos de Trabalho da etapa final do fórum técnico, que acontece de 13 a 15 de maio, no Plenário, junto com as contribuições colhidas nos encontros realizados pelo interior. Depois de analisadas e aprovadas pelos participantes do fórum técnico, as sugestões da Consulta Pública serão incluídas em um documento final a ser entregue ao presidente da Assembleia. Posteriormente, serão encaminhadas à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, que vai avaliar a pertinência de incluí-las no PL 2.215/08.

 

 

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