Comissão quer saber motivo de atraso em obra de viaduto na BR-040

Deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais querem co...

17/04/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão quer saber motivo de atraso em obra de viaduto na BR-040

Deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais querem conhecer de perto os motivos do atraso na liberação do novo Viaduto Vila Rica. Para tanto, fazem uma visita ao local, na BR-040, próximo à cidade de Congonhas, na próxima quarta-feira (22/4/09), às 10h30. O requerimento da visita foi apresentado pelo deputado Gustavo Valadares (DEM), presidente da comissão.

Esta não é a primeira vez que a comissão se mobiliza em função do viaduto, antigamente denominado Viaduto das Almas. Visitas, audiências públicas e passeatas já foram feitas pelos deputados e moradores para pedir a liberação da obra e sua agilização. Atualmente o novo viaduto está pronto, mas não foi liberado por causa da via de ligação com a BR-040, ainda não construída. No projeto original, viaduto e via de acesso seriam construídos ao mesmo tempo, mas devido a uma erosão no terreno da variante, que provocou uma grande cratera, o projeto teve de ser mudado.

De acordo com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), a alteração no traçado é de 900 metros, aumentando o extensão da via de acesso de 2,4 km para 3,3 km. O projeto da construção do novo pontilhão foi feito em 1998, mas as obras só tiveram início em 2006, com conclusão prevista para agosto de 2008. O primeiro adiamento jogou o término para novembro de 2008, depois para abril de 2009 e agora a previsão é de que tudo esteja pronto e entregue ao tráfego em fevereiro de 2010.

Projeto - A nova passagem será composta de pista dupla com 450 metros de extensão e 21 metros de largura. A empresa M. Martins, vencedora da licitação realizada pelo Dnit em outubro de 2006, está à frente da construção, orçada em R$ 27 milhões, segundo dados do Ministério dos Transportes. Diariamente, entre 10 mil e 12 mil veículos utilizam o viaduto, que faz parte de um dos principais eixos rodoviários entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro e serve como passagem para caminhões de transporte de minério e outros veículos pesados.

 

 

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