Deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e
Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais querem
conhecer de perto os motivos do atraso na liberação do novo Viaduto
Vila Rica. Para tanto, fazem uma visita ao local, na BR-040, próximo
à cidade de Congonhas, na próxima quarta-feira (22/4/09), às 10h30.
O requerimento da visita foi apresentado pelo deputado Gustavo
Valadares (DEM), presidente da comissão.
Esta não é a primeira vez que a comissão se
mobiliza em função do viaduto, antigamente denominado Viaduto das
Almas. Visitas, audiências públicas e passeatas já foram feitas
pelos deputados e moradores para pedir a liberação da obra e sua
agilização. Atualmente o novo viaduto está pronto, mas não foi
liberado por causa da via de ligação com a BR-040, ainda não
construída. No projeto original, viaduto e via de acesso seriam
construídos ao mesmo tempo, mas devido a uma erosão no terreno da
variante, que provocou uma grande cratera, o projeto teve de ser
mudado.
De acordo com o Departamento Nacional de
Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), a alteração no traçado é de
900 metros, aumentando o extensão da via de acesso de 2,4 km para
3,3 km. O projeto da construção do novo pontilhão foi feito em 1998,
mas as obras só tiveram início em 2006, com conclusão prevista para
agosto de 2008. O primeiro adiamento jogou o término para novembro
de 2008, depois para abril de 2009 e agora a previsão é de que tudo
esteja pronto e entregue ao tráfego em fevereiro de 2010.
Projeto - A nova passagem
será composta de pista dupla com 450 metros de extensão e 21 metros
de largura. A empresa M. Martins, vencedora da licitação realizada
pelo Dnit em outubro de 2006, está à frente da construção, orçada em
R$ 27 milhões, segundo dados do Ministério dos Transportes.
Diariamente, entre 10 mil e 12 mil veículos utilizam o viaduto, que
faz parte de um dos principais eixos rodoviários entre Belo
Horizonte e Rio de Janeiro e serve como passagem para caminhões de
transporte de minério e outros veículos pesados.