Deputado quer apurar denúncia de pagamento por energia não utilizada

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais deverá realizar audiência para discutir...

11/03/2009 - 00:01
 

Deputado quer apurar denúncia de pagamento por energia não utilizada

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais deverá realizar audiência para discutir denúncia veiculada na mídia nacional de que o consumidor poderá pagar pela energia elétrica não utilizada. O requerimento da audiência, do deputado Délio Malheiros (PV), presidente da comissão, foi aprovado nesta quarta-feira (11/3/09).

Segundo o parlamentar, o professor Adilson de Oliveira, titular do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em energia, denuncia que o consumidor poderá pagar pela energia elétrica não utilizada. Isto porque, devido ao agravamento da crise financeira mundial, as indústrias reduziram o consumo, provocando um déficit junto às distribuidoras. Segundo o especialista, nos contratos que as empresas celebram com as geradoras, existe a possibilidade de devolução dos montantes não usados. Nessa devolução, informa Malheiros, 7% do valor contratado poderá ser repassado para as tarifas. "É um abuso contra o consumidor."

Adicional - A comissão aprovou requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT) em que sugere à presidência do Tribunal de Justiça a criação de adicional de periculosidade para os oficiais de Justiça, tendo em vista os riscos inerentes à profissão. De acordo com o Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Minas Gerais (Sindojus), há casos de agressões físicas e verbais e ameaças de morte contra os profissionais. A entidade lembra que o adicional já é realidade em dezenas de estados, como Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco e Amazonas. A aprovação do requerimento foi acompanhada por representantes dos oficiais.

Presenças - Deputados Délio Malheiros (PV), presidente; Ivair Nogueira (PMDB), Domingos Sávio (PSDB) e Padre João (PT).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715