Semana terá debate público, visita e audiências públicas

A segunda semana de março (9 a 13) terá cinco reuniões com convidados agendadas pelas comissões da Assembleia Legisla...

06/03/2009 - 00:01
 

Semana terá debate público, visita e audiências públicas

A segunda semana de março (9 a 13) terá cinco reuniões com convidados agendadas pelas comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Uma delas é fora da Capital: em Janaúba (Norte de Minas). Além disso, estão programados uma visita à Serra da Moeda (Região Metropolitana de Belo Horizonte), um debate público sobre educação e uma série de atividades em homenagem ao Dia da Mulher.

Janaúba receberá, na manhã de segunda-feira (9), a visita da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização para debater possíveis soluções para a suspensão das atividades do Frigorífico Independência naquele município. A reunião atende a requerimento do deputado Paulo Guedes (PT). O Independência possui 800 funcionários, sendo o segundo maior empregador da cidade, atrás apenas da prefeitura. Os abates estão suspensos no município e em outras nove unidades localizadas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia.

De acordo com Paulo Guedes, o fechamento do frigorífico, se consolidado, representará uma perda de 15% na arrecadação do município, o que trará um impacto negativo muito grande para uma região já carente de recursos. O deputado afirma que a discussão tem o objetivo de buscar alternativas ao fechamento da empresa. Segundo ele, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é sócio do Independência e já injetou R$ 250 milhões na companhia.

Na terça-feira (10), a Comissão de Administração Pública se reunirá às 15 horas no Auditório, para tratar do Projeto de Lei (PL) 2.578/08, do governador, que dispõe sobre a contratação de pessoal por tempo determinado pelo Estado. Os deputados Sargento Rodrigues (PDT) e Padre João (PT), que solicitaram a realização da reunião, pretendem discutir com os convidados o projeto e as sugestões de mudanças que apresentaram durante a sua tramitação.

Atualmente, o PL 2.578/08 está na Comissão de Administração Pública aguardando parecer sobre quatro emendas de 1° turno apresentadas em Plenário no último dia 17. Entre as emendas apresentadas, três são de Padre João e Sargento Rodrigues. Entre os convidados estão a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; e o coordenador da Intersindical, Geraldo da Conceição.

Favelas - Três reuniões estão marcadas para a próxima quarta-feira (11). Às 9 horas, no Auditório, a Comissão de Direitos Humanos fará audiência pública a fim de discutir a situação dos moradores das favelas na Capital.

O requerimento, do presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), abre espaço também para discutir o projeto "Casa da Cidadania", a ser implantado pela prefeitura em conjunto com a Defensoria Pública.

"A violência praticada contra os moradores de favela é infinitamente maior do que a sofrida pela população dos bairros. Existe um preconceito de que ali só existe violência e tráfico de drogas, embora todos saibamos que os chefes do tráfico não moram lá, mas em condomínios fechados de luxo", justifica.

Às 9h30, no Plenarinho I, será a vez de a Comissão de Saúde se encontrar com convidados. Na pauta, os recorrentes atrasos na transferência de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios com a prefeitura de Itaúna para a Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, naquela cidade.

O pedido partiu do deputado Neider Moreira (PPS). "Há uma dificuldade de relacionamento entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Casa de Caridade em prejuízo da população, e o objetivo da audiência pública é buscar uma solução junto à administração municipal", diz o deputado. Segundo o parlamentar, a prefeitura de Itaúna vem atrasando, desde 2007, os repasses do SUS devidos à Casa de Caridade, e também não repassou os aumentos da tabela do SUS feitos em 2007 e 2008. Vão participar representantes da Secretaria de Saúde, prefeitura e do hospital.

No mesmo dia, às 15 horas, no Auditório, acontecerá, a pedido do deputado Sargento Rodrigues, uma reunião da Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/07.

A PEC dá nova redação ao parágrafo 10o do artigo 39 da Constituição do Estado, no intuito de reduzir de 30 para 25 anos o tempo de serviço para aposentadoria das militares, assim como acontece no regime geral de previdência, em que as mulheres se aposentam com cinco anos a menos que os homens. A legislação prevê, hoje, a mesma contagem de tempo para ambos os sexos.

A intenção do deputado Sargento Rodrigues é promover o princípio da isonomia entre as servidoras da carreira militar e as trabalhadoras sujeitas às regras do regime geral de previdência. A PEC estaria corrigindo a omissão quanto ao regime próprio dos militares estaduais, que não confere às policiais militares o mesmo direito de aposentadoria mais célere.

Meio ambiente - Os deputados da Comissão Especial das Serras da Calçada e da Moeda visitarão a região, localizada nos municípios de Nova Lima e Brumadinho. De acordo com o relator da comissão, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), um dos autores do requerimento para a visita, o objetivo é avaliar as áreas onde há exploração mineral e seu impacto ambiental, além de locais onde empresas pretendem realizar novas explorações. O compromisso está marcado para 9 horas.

Dalmo Ribeiro afirmou que a visita é importante para a conclusão do relatório final da comissão, que deve encerrar seus trabalhos até 3 de abril. A comissão foi criada a requerimento do deputado Fábio Avelar (PSC) para analisar o potencial para usos alternativos do solo e do subsolo das serras, junto com a preservação dos patrimônios arqueológico, espeleológico e natural dessas áreas, bem como seu potencial ecoturístico. O relatório final deverá ser encaminhado aos órgãos ambientais, ao Ministério Público e à sociedade civil organizada, entre outros segmentos. A análise também vai orientar a votação de três proposições que tramitam na Assembléia sobre o assunto.

Educação - Fechando a semana, na sexta-feira (13), com o objetivo de iniciar as discussões com a sociedade sobre o Plano Decenal de Educação, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática realizará, a partir das 9 horas, um debate público sobre o tema. O debate será uma etapa preparatória para o Fórum Técnico Plano Decenal de Educação em Minas Gerais: Desafios da Política Educacional, também promovido pela ALMG e cuja etapa final será realizada em maio.

Através desses eventos, os parlamentares pretendem colher sugestões da sociedade para aprimorar o PL 2.215/08, do governador, que estabelece metas e ações estratégicas para a política educacional de Minas nos próximos dez anos.

Mulher - A ALMG, em parceria com a Associação Médica de Minas Gerais, vai promover, nesta segunda-feira (9), uma série de oficinas com temas ligados à saúde da mulher, com a participação aberta a todos os interessados. A atividade é paralela a evento que a ALMG promoverá às 14 horas, em Plenário, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. As atividades serão realizadas pela manhã e à tarde, nos Plenarinhos I e IV.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715