Comissão de Turismo faz audiência pública em Estrela do Sul

Em sua primeira reunião no interior neste ano, a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembl...

10/03/2009 - 00:03
 

Comissão de Turismo faz audiência pública em Estrela do Sul

Em sua primeira reunião no interior neste ano, a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais faz audiência pública na próxima sexta-feira (13/3/09), em Estrela do Sul, Alto Paranaíba. O objetivo é discutir o potencial turístico da cidade e região, bem como a reivindicação pelo título de cidade natal de Dona Beja. A audiência, requerida pelo deputado Tenente Lúcio (PDT), presidente da comissão, acontece na Câmara Municipal, na Praça Chico Brasileiro, 73, às 11 horas.

Com uma população de 6.664 habitantes, de acordo com dados de 2005 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Estrela do Sul fica a 498 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, a cidade foi fundada pelo bandeirante paulista João Leite da Silva Ortiz, com o nome de povoado de Bagagem, em meados do século XVIII. Com a descoberta do diamante "Estrela do Sul", em 1852, a cidade passa a adotar este nome. O diamante pesava 254,5 quilates e foi lapidado na Europa. Sua fama se deve à propriedade que tem de mudar de cor, do branco ao cor-de-rosa, quando em exposição da luz. A última informação que se tem é de que ele esteve em leilão na 22ª Bienal de Paris, no Museu do Louvre, de 15 a 22 de setembro de 2004.

Dentre vários aventureiros que se instalaram na cidade, em busca do sonho de riqueza, está Anna Jacintha de São José, a famosa cortesã do Brasil Império, conhecida como Dona Beja. Em estrela do Sul ela viveu por mais de 20 anos, até o seu falecimento em 1873, segundo informações da site da prefeitura municipal.

Estrela do Sul conta com rico patrimônio histórico e ecológico, destacando-se como pontos turísticos: o Morro da Bagaginha, o balneário da Beja e os escombros de sua casa, a igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, o Morro Vermelho, garimpos de diamantes, além de inúmeras cachoeiras e cascatas formadas pelo rio Bagagem.

Convidados - Foram convidados para a audiência pública: a secretária de Estado de Turismo, Érika Drumond; o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Minas Gerais, Paulo Marcondes Pedrosa; o presidente da Federação dos Conventions e Visitors Bureau de Minas Gerais, Paulo César Boechat Lemos; o secretário de Turismo de Uberlândia, Dilzon Dalpiaz Dias e a prefeita de Abadia dos Dourados, Cátia Maria de Aguiar Lemes, prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715