Situação da saúde em Itaúna será debatida em audiência nesta quarta

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta quarta-feira (11/3/09), audiência públic...

11/03/2009 - 00:04
 

Situação da saúde em Itaúna será debatida em audiência nesta quarta

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta quarta-feira (11/3/09), audiência pública para debater a situação da saúde no município de Itaúna diante de atrasos no repasse de recursos devidos pela prefeitura. A reunião será às 9h30, no Plenarinho I, atendendo a requerimento do deputado Neider Moreira (PPS). Em sua proposição, o deputado justificou a necessidade de um debate diante de atrasos recorrentes que vêm sendo detectados nas transferências de recursos do SUS e de convênios firmados, inclusive com auditoria da Secretaria de Estado de Saúde, por parte do Fundo Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Itaúna à Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira.

"Há uma dificuldade de relacionamento entre a Secretaria Municipal de Saúde de Itaúna e a Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira em prejuízo da população e o objetivo da audiência pública é buscar uma solução junto à administração municipal", diz o deputado. Segundo o parlamentar, a Prefeitura de Itaúna vem atrasando, desde 2007, os repasses do SUS devidos à Casa de Caridade, não tendo repassado também os aumentos da tabela do SUS feitos em 2007 e 2008 .

"São atrasos sistemáticos, de 90 a 120 dias, e que já foram inclusive constatados em auditoria da Secretaria de Estado de Saúde", informa o deputado. Segundo ele, os atrasos nos repasses atingem também os contratos firmados diretamente entre a administração municipal e a Casa de Caridade contemplando o Pronto Socorro e o CTI de Adultos da unidade, bem como os recursos do Pro-Hosp, programa do Governo do Estado de melhoria da rede hospitalar de Minas, e do IntegraSUS.

Neider Moreira observa que a Casa de Caridade, com 150 leitos, é uma referência regional, atendendo, somente no Pronto Socorro, cerca de sete mil pacientes por mês, além de prestar serviços de alta complexidade e de ser o segundo hospital mais importante do Centro-Oeste mineiro. É também um hospital-escola, referência para a formação do curso de Medicina da Faculdade de Itaúna e também para as áreas de nutrição, enfermagem e fisioterapia.

Convidados - Foram convidados para a audiência pública o secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana; o presidente da Câmara Municipal de Itaúna, Antônio de Miranda Silva; a promotora de Justiça Curadora da Saúde da Comarca de Itaúna, Fernanda Honigmann Rodrigues; o secretário municipal de Saúde de Itaúna, José Oscar Júnior; o provedor da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, Lincoln Moreira de Faria, e o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, João Batista Gomes Soares.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715