Reajuste de procuradores: emenda tem parecer contrário na FFO

Na reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais desta quar...

04/03/2009 - 00:02
 

Reajuste de procuradores: emenda tem parecer contrário na FFO

Na reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais desta quarta-feira (4/3/09), foi aprovado parecer do deputado Zé Maia (PSDB) contrário à emenda ao Projeto de Lei (PL) 2.752/08, do governador, que concede um reajuste escalonado de 15% aos procuradores do Estado. A emenda foi apresentada durante discussão de 1º turno do projeto em Plenário. De autoria dos deputados Sávio Souza Cruz, Gilberto Abramo, Adalclever Lopes e Antônio Júlio, todos do PMDB, ela estende o reajuste aos inativos e pensionistas da categoria beneficiada.

O projeto prevê que o reajuste será concedido em três etapas: 1º de janeiro, 1º de julho e 1º de janeiro de 2010. De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o impacto financeiro anual será de R$ 5,59 milhões, elevando o percentual da despesa com o pessoal do Poder Executivo para 44,29%, abaixo dos 49% permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo Maia, "o que se pretendeu com a emenda já está contemplado pela Constituição Estadual". Antônio Júlio votou contra o parecer. "Entendo o argumento, mas todos nós sabemos que, na prática, a proposta da Seplag é pagar somente quem está na ativa. Os inativos terão, de novo, que ir para a Justiça cobrar seus direitos", argumentou. O deputado também criticou o fato de o governo garantir o mínimo de R$ 5 mil em honorários aos advogados do Estado. "Por que não incorporar no salário? Eu respondo: para não pagar os inativos", afirmou. "Precisamos encarar essa discussão. A Seplag tem feito coisas mirabolantes. Uns se beneficiam, outros não." Antônio Júlio também questionou a qualidade dos serviços prestados pela Cemig.

Criação de Política de Saúde Mental já pode ir a Plenário

O deputado Jayro Lessa (DEM) foi o relator do PL 2.848/08, do deputado Leonardo Moreira (DEM), que tem o objetivo de proteger a saúde mental dos agentes penitenciários, tendo em vista as peculiaridades da profissão. O projeto recebeu parecer pela aprovação na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposição institui a Política de Saúde Mental para os Agentes de Segurança Penitenciária e tramita em 1º turno. O substitutivo da CCJ apenas tratou de aspectos formais do texto do projeto.

Outros seis projetos tiveram parecer favorável aprovado, todos relativos à doação ou permuta de imóveis. São eles:

* PL 1.621/07, em 2ºturno, do deputado Paulo Guedes (PT), que autoriza o Poder Executivo a doar ao município de São Francisco o imóvel que especifica. Relatado por Adelmo Carneiro Leão (PT).

* PL 1.689/07, em 2ºturno, do deputado Carlos Mosconi (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a doar ao Município de Poços de Caldas o imóvel que especifica. Relatado por Juarez Távora (PV).

* PL 2.324/08, em 2º turno, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a doar ao Município de Santa Rita de Caldas o imóvel que especifica. Relatado por Antônio Júlio.

* PL 2.343/08, em 2º turno, do deputado Braulio Braz (PTB), que autoriza o Poder Executivo a doar ao Município de Muriaé o imóvel que especifica. Relatado por Jayro Lessa.

* PL 2.577/08, em 2º turno, do governador do Estado, que autoriza o Poder Executivo a permutar o imóvel que especifica no Município de Fama. Relatado por Jayro Lessa.

* PL 2.592/08, em 2º turno, do deputado Carlos Mosconi (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a doar ao Município de Arceburgo o imóvel que especifica. Relatado por Juarez Távora (PV).

Requerimentos - Foram recebidos dois requerimentos: do deputado Antônio Júlio, que solicitou encaminhamento ao diretor-geral do DER-MG de pedido de informações sobre o processo administrativo para locação de veículos usados para fiscalização, especificando a modalidade licitatória empregada, o objeto licitado e as empresas participantes; e do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), que solicitou uma audiência pública para debater a situação econômica do Estado, com as presenças de representantes das secretarias de Planejamento e da Fazenda.

Presenças - Deputados Zé Maia (PSDB), presidente; Jayro Lessa (DEM), vice-presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT), Antônio Júlio (PMDB) e Juarez Távora (PV).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715