Comissão vai discutir decreto sobre monitoramento eletrônico ambiental

Três requerimentos para audiências públicas foram aprovados nesta terça-feira (3/3/09), na Comissão de Meio Ambiente ...

03/03/2009 - 00:02
 

Comissão vai discutir decreto sobre monitoramento eletrônico ambiental

Três requerimentos para audiências públicas foram aprovados nesta terça-feira (3/3/09), na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O primeiro é para discutir o Decreto 45.016, de 2009, que trata do monitoramento eletrônico ambiental no transporte de carvão vegetal. Para o autor do requerimento, deputado Doutor Viana (DEM), o decreto é inoportuno, pois a aplicação do instrumento impõe ônus excessivo e direto aos consumidores de carvão vegetal, já que o Executivo vai cobrar preço público desse serviço.

Segundo Doutor Viana, a prática pode ser considerada abusiva pois transfere para o consumidor final o pagamento por um serviço que poderá ser prestado ao Estado por empresa particular. "Vale ressaltar a impropriedade de criar despesa para um setor que foi um dos primeiros a sofrer os impactos da crise econômica mundial", diz.

Fhidro - A segunda audiência pública é para discutir a Lei 15.910, de 2005, que dispõe sobre o Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro). O autor do requerimento, deputado Almir Paraca (PT), solicitou a reunião a pedido dos membros do Parlamento das Águas, que identificaram a necessidade de explicar as alterações feitas recentemente na estrutura do Fhidro. Além disso, o parlamentar pretende esclarecer as dúvidas apresentadas pela comissão do Fórum, responsável por acompanhar o Fhidro, apurando a sua viabilidade e efetividade na avaliação da sociedade.

O terceiro requerimento, do deputado Gil Pereira (PP), é para a realização de audiência pública em Montes Claros com a finalidade de expor e discutir as reais necessidade para a produção de biodiesel no Norte Mineiro, conforme convênio entre a Fundação Centro Tecnológica de Minas Gerais (Cetec) e a Biovale Energia & Logística.

Impactos ambientais - Três requerimentos também foram aprovados pela Comissão de Meio Ambiente. O primeiro, do deputado Fábio Avelar (PSC), presidente da comissão, solicita que seja realizada uma visita ao Parque Municipal Tancredo Neves, em Ponte Nova, para verificar os impactos ambientais causados pela construção de um presídio Estadual. Outro requerimento, dos deputados Fábio Avelar e Gil Pereira, é para que o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, apresente relato das atividades desenvolvidas pela Secretaria e pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), no ano de 2008, além dos planos e projetos para 2009.

O último, do deputado Fahim Sawam (PSDB), encaminha manifestação de aplauso ao Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba pela realização do II Fórum do Legislativo Ambiental, onde, segundo o parlamentar, foi discutido importantes temas como a aplicação da legislação ambiental e sustentabilidade.

Três projetos de lei e cinco requerimentos que dispensam apreciação do Plenário também foram aprovados na reunião.

Presenças - Deputados Fávio Avelar (PSC), presidente; Gil Pereira (PP) e Carlos gomes (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715