Parlamentar critica redução de salários de trabalhadores da Vale

O líder do PT, deputado Padre João, ocupou a tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na Reunião...

19/02/2009 - 00:02
 

Parlamentar critica redução de salários de trabalhadores da Vale

O líder do PT, deputado Padre João, ocupou a tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na Reunião Ordinária desta quinta-feira (19/2/09) para criticar o acordo da Vale com seus trabalhadores da região de Congonhas, que reduziu em 50% seus salários. O deputado abordou ainda as demissões ocorridas nas siderúrgicas de Congonhas, Ouro Branco, Itabirito e Mariana, como CSN e Gerdau, mas especialmente a Vale. Ele disse que as empresas que tanto lucraram com a exploração do solo brasileiro não podem jogar as conseqüências da crise mundial apenas sobre os trabalhadores.

O deputado tratou ainda das críticas feitas pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) ao Programa Bolsa Família e apelou à Mesa da ALMG para que não seja cancelada a etapa de interiorização do Fórum Técnico sobre o Plano Decenal da Educação.

Padre João salientou que concorda com a contenção de despesas na ALMG, mas enfatizou a importância de se manter o diálogo com a sociedade. "O fórum sobre o Plano Decenal de Educação é muito importante, já que se trata da discussão de uma política pública, por isso não pode deixar de ser discutido nas cidades, com os movimentos organizados", enfatizou. Por fim, ele criticou as declarações do senador Jarbas Vasconcelos sobre o Bolsa Família. Padre João lembrou que o programa representa o resgate da cidadania. Em aparte, o deputado André Quintão (PT) concordou com as observações, destacando que o programa retirou mais de 14 milhões de brasileiros da pobreza.

Comunicados - A Presidência informou ao Plenário que foram recebidos e aprovados os requerimentos 3.350 a 3.355/2009. O deputado Gilberto Abramo (PMDB) comunicou sua renúncia à vaga de suplente na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e indicou o deputado Ivair Nogueira (PMDB) para ocupá-la. Ele também informou sua indicação para membro suplente da Comissão de Direitos Humanos. O deputado Ivair Nogueira comunicou sua renúncia à vaga de suplente na Comissão de Direitos Humanos.

Requerimentos aprovados - Foram aprovados requerimentos da Comissão Especial das Serras da Calçada e da Moeda, solicitando a prorrogação do seu prazo de funcionamento por mais 30 dias; e dos deputados Durval Ângelo (PT) e João Leite (PSDB), solicitando a constituição de comissão especial para realizar estudos sobre as condições do sistema prisional do Estado.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715