ICMS Solidário e Cercadinho são aprovados no Plenário em 1º
turno
O projeto que viabiliza a construção da alça de
interligação rodoviária entre a região Centro-Sul de Belo Horizonte
e o município de Nova Lima foi aprovado em 1º turno na Reunião
Ordinária de Plenário desta terça-feira (16/12/08). Ele é o Projeto
de Lei (PL) 2.880/08, dos deputados Adalclever Lopes e Gilberto
Abramo, ambos do PMDB, que desafeta área da Estação Ecológica do
Cercadinho. Também foi aprovado em 1º turno o PL 637/07, do deputado
Dinis Pinheiro (PSDB), que modifica os critérios de distribuição da
parcela do ICMS a ser repassada aos municípios mineiros (conhecido
como ICMS Solidário) e o Projeto de Lei Complementar (PLC) 28/08, do
governador, que cria a Agência de Desenvolvimento da Região
Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH). Outros seis projetos
também foram aprovados, três deles em 2º turno.
Cercadinho - O PL 2.880/08
foi aprovado na forma do substitutivo nº 2, com a subemenda nº 1.
Segundo ela, fica sujeito a licenciamento ambiental no âmbito do
Estado todo empreendimento residencial, comercial ou industrial que,
em função de sua construção, instalação ou ampliação, possa provocar
significativo aumento do fluxo de veículos no sistema viário do
entorno da Estação Ecológica do Cercadinho. O objetivo do PL
2.880/08 é facilitar a circulação de veículos na região Centro-Sul
de Belo Horizonte e o acesso a Nova Lima. Ele modifica a Lei 15.979,
de 2006, que criou a Estação Ecológica do Cercadinho.
O substitutivo aprovado proíbe qualquer outra
construção, inclusive estruturas de apoio ao tráfego, tais como
postos policiais fixos ou postos de gasolina, restaurantes,
lanchonetes, lojas de conveniência e outras na área autorizada para
construção das pistas de tráfego da alça viária e de seus acessos. O
texto também traz informação oficial do Departamento Nacional de
Infra-Estrutura de Transporte (Dnit), que prevê a utilização de uma
área de 125,4 m² da estação ecológica. Ainda foi estabelecido que a
obra só terá licença de operação depois de efetuado o plantio com
espécimes de porte arbóreo para recomposição da cobertura vegetal da
área utilizada e as de seu entorno no interior da estação
ecológica.
Agência RMBH - O PLC 28/08
foi aprovado em 1º turno com 40 votos, na forma do substitutivo nº
2, da Comissão de Assuntos Municipais. Entidade de direito público,
na forma de autarquia territorial e especial, a Agência RMBH será
dotada de autonomia administrativa e financeira. Segundo o projeto,
a agência ficará vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento
Regional e Política Urbana (Sedru), que oferecerá apoio logístico
até que a estrutura a ser formada lhe assegure condições de pleno
funcionamento.
Entre as atribuições da Agência RMBH, está a
responsabilidade por se articular com os municípios, prestando-lhes
apoio técnico, em especial em política habitacional e na revisão de
seus planos diretores. Deverá criar e manter banco de dados
atualizados, necessários ao planejamento e elaboração dos programas
a serem desenvolvidos. O substitutivo nº 2 incorporou sugestões
apresentadas por parlamentares e pelo Poder Executivo, fruto de
entendimentos entre o vice-governador Antônio Anastasia e prefeitos
da RMBH. As emendas votadas, nºs 2 a 22, foram rejeitadas.
Três projetos de lei são aprovados em 2º
turno
O PL 1.269/07, do governador, que institui a
Política Estadual de Resíduos Sólidos, foi aprovado em 2º turno com
as emendas nºs 1 e 2. A de nº 1, da Comissão de Fiscalização
Financeira e Orçamentária (FFO), transfere todo o conteúdo do
capítulo VIII do projeto (que trata dos instrumentos econômicos e
financeiros) para a Lei 14.128, de 2001 (que trata desse mesmo
tema). A medida não prejudica a lei de resíduos sólidos e facilita a
aplicação dos instrumentos econômicos e financeiros em sua
integralidade. A emenda nº 2, do deputado Vanderlei Jangrossi (PP),
troca a referência a "Unidades de Referência Fiscal (Ufirs)" por
"Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs)". O deputado
André Quintão (PT) lembrou que o projeto foi enviado à ALMG como
fruto do Seminário Legislativo Lixo e Cidadania, realizado em
2005.
Tanto o projeto original como o texto aprovado em
1º turno prevêem o apoio às organizações de catadores de materiais
recicláveis, medida reivindicada no seminário. O projeto dispõe que,
na hipótese de ocorrência de atividades desenvolvidas em torno de
lixões já existentes como, por exemplo, a catação de materiais, o
município deverá apresentar proposta de inserção social para as
famílias de catadores, incluindo programas de ressocialização para
crianças, adolescentes e adultos, e a garantia de meios para que
estes passem a freqüentar escolas, medidas que devem integrar o
plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos do
município.
Em 2º turno, também foram aprovados o PL 2.772/08,
que promove ajustes em carreiras do Executivo; e o PL 2.924/08, que
concede reajuste salarial para 63 categorias de servidores do Poder
Executivo. Ambos são do governador. O primeiro foi aprovado na forma
do vencido em 1º turno e teve a emenda nº 1, apresentada na FFO,
rejeitada. Ela flexibilizava a forma de recondução ao cargo de
ouvidor, com mandato de dois anos. Os deputados Padre João (PT) e
Carlin Moura (PCdoB) discursaram contra a emenda.
O texto aprovado também atende a uma reivindicação
dos servidores efetivos lotados no Instituto de Previdência dos
Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), integrantes das
carreiras de analista de seguridade social, técnico de seguridade
social e auxiliar de seguridade social. Identifica a função exercida
pelo servidor integrante dessas carreiras como analista de
seguridade social/dentista ou analista de seguridade
social/bibliotecário. De acordo com a Secretaria de Estado de
Planejamento e Gestão (Seplag), a repercussão financeira da criação
de cargos efetivos no Executivo atingirá o valor anual de R$
1.073.631,28, mantendo-se o Estado dentro dos limites de gastos com
pessoal estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Já o PL 2.924/08 teve a emenda nº 1, da FFO,
aprovada, e a emenda nº 2, da deputada Maria Lúcia Mendonça (DEM),
rejeitada. A emenda nº 1 acata mensagem do governador que ajusta
valores relativos à gratificação especial devida ao ocupante de
cargos de comandante de avião a jato, comandante de avião, piloto de
helicóptero e 1o oficial de aeronave. A emenda nº 2
visava a gratificação de 50% para supervisores e orientadores
escolares.
O projeto reajusta em 5% os vencimentos de
servidores de 63 carreiras dos Grupos de Atividades de Planejamento,
Tesouraria, Auditoria e Político-Institucionais, Agricultura e
Pecuária, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desenvolvimento Econômico e
Social, Defesa Social e Transportes e Obras Públicas e da carreira
de auditor interno do Poder Executivo. Reajusta também em 7,33% os
vencimentos dos professores de ensinos médio e tecnológico da
Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig). Em
1º turno, o projeto foi aprovado com uma alteração, garantindo que
não será deduzida do reajuste a Vantagem Temporária Incorporável
(VTI).
Plano Estadual de Cultura segue para 2º
turno
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/07, do
deputado Weliton Prado (PT) e outros, foi aprovado em Plenário em 1º
turno, na forma do substitutivo nº 1, da Comissão Especial. O
projeto acrescenta o parágrafo 3º ao artigo 207 da Constituição do
Estado e prevê a elaboração do Plano Estadual de Cultura. A PEC foi
aprovada em votação nominal, obtendo 61 votos favoráveis e nenhum
contrário.
O plano terá duração plurianual e tem como objetivo
estimular a defesa e valorização do patrimônio cultural; a produção,
promoção e difusão de bens culturais; a formação de pessoal
qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões; a
democratização do acesso aos bens de cultura; e a valorização da
diversidade étnica e regional. O substitutivo nº 1 acrescenta o
inciso VIII ao parágrafo 3º, que trata da formação de pessoal
qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas
dimensões.
Também foram aprovados em 1º turno o PLC 33/07, da
deputada Cecília Ferramenta (PT), que inclui um representante da
ALMG no Conselho Deliberativo da Região Metropolitana do Vale do
Aço; e o PLC 46/08, do Tribunal de Contas, que dispõe sobre o
mandato do procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal
de Contas. O projeto sobre a Região Metropolitana do Vale do Aço
recebeu 41 votos favoráveis. Já o PLC 46/08 recebeu 39 votos a favor
e dois votos contrários. A emenda nº 1, aprovada com 40 votos, prevê
que a recondução do procurador-geral do Ministério Público junto ao
Tribunal de Contas dependerá de escolha dentro de uma lista tríplice
composta pelos integrantes da carreira em questão.
ICMS Solidário é aprovado em 1º turno
Foi aprovado em Plenário, em 1º turno, o PL 637/07,
do deputado Dinis Pinheiro, que altera a Lei 13.803, de 2000,
conhecida por Lei Robin Hood, modificando os critérios de repasse do
ICMS para os municípios. A proposta muda os critérios de
distribuição do imposto, a partir da divisão em três grupos, com
base em critérios econômicos, sociais solidários e de compensação
solidária. O objetivo é redistribuir uma parte do imposto,
beneficiando cidades que estejam em situação desfavorável em relação
à média per capita de ICMS do Estado. O projeto foi aprovado
na forma do substitutivo nº 5, da Comissão de Fiscalização
Financeira e Orçamentária. Foram rejeitadas as emendas de nºs 8, 13,
15, 18, 19 e 20.
Declararam voto contrário ao projeto de lei os
deputados Mauri Torres (PSDB), Weliton Prado (PT), Hely Tarqüínio
(PV), Ronaldo Magalhães (PSDB), Carlos Mosconi (PSDB), Luiz Humberto
Carneiro (PSDB), Fahim Sawan (PSDB) e Zé Maia (PSDB). O deputado
Carlos Mosconi afirmou que a saída para a falta de recursos que
oprime os municípios não está em transferir recursos de um município
para outro, mas sim distribuir recursos hoje concentrados nas mãos
da União. Já Fahim Sawan afirmou que as mudanças promovidas pelo
ICMS Solidário serão inócuas e disse ter a expectativa de que o
projeto seja alterado no 2º turno.
Declararam voto favorável ao projeto os deputados
Dinis Pinheiro, seu autor; Fábio Avelar (PSC) e Leonardo Moreira
(DEM). Dinis Pinheiro disse que a Assembléia, ao discutir e aprovar
a proposta, deu um "espetáculo de democracia", em um debate de
extrema profundidade. "Há oito anos perdura esse debate na
Assembléia Legislativa". Ele acrescentou que é absurda a atual
situação, em que o município de Betim tem uma movimentação
financeira maior do que as regiões do Mucuri e Jequitinhonha.
De acordo com o substitutivo nº 5, que foi
aprovado, 734 municípios teriam crescimento de receita e 119,
redução. O substitutivo agrupa os critérios de distribuição da
seguinte forma: VAF (75%), área geográfica (1%), população (2,7%),
população dos 50 municípios mais populosos (2%), educação (2%),
produção de alimentos (1%), patrimônio cultural (1%), meio ambiente
(1,1%), gasto com saúde (2%), receita própria (1,9%), cota mínima
(5,5%), municípios mineradores (0,01%), recursos hídricos (0,25%),
ICMS Solidário (4,54%) - este distribuído de acordo com a relação
percentual entre a população de cada um dos municípios com menor
índice de ICMS per capita do Estado e a sua população
total.
O texto atende sugestão da Emater-MG, modificando o
critério "produção de alimentos" a fim de privilegiar as
municipalidades que mantêm programas de extensão rural, de apoio à
agricultura familiar e de segurança alimentar, bem como as que
constituem e adotam conselhos e planos municipais de desenvolvimento
rural sustentável. Foi alterada a periodicidade da apuração dos
dados, passando-a de trimestral para semestral.
No critério "patrimônio cultural", o texto procura
atender às sugestões apresentadas pelo Instituto Estadual do
Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) na etapa final do Fórum
Técnico ICMS Solidário, além de fixar prazos e garantir maior
transparência para a apuração dos índices. Para o critério "meio
ambiente", buscou-se aprimorar a forma de cálculo, de maneira a
preservar os objetivos do critério, incorporando a maior parte das
propostas do PL 2.590/08, do governador.
Para compensar as perdas de receita dos municípios
com área alagada por usinas hidrelétricas e que não participam do
VAF gerado por essas usinas, propõe-se a criação do critério
"recursos hídricos". Visando compensar os municípios que tenham
áreas de ocorrência de mata seca em seus territórios, foi proposta a
criação do subcritério "municípios com áreas de ocorrência de mata
seca", dentro do critério "meio ambiente".
O substitutivo nº 5 incorporou as emendas nºs 2, 4,
5, 14 e 16, com adequações técnicas. Conheça o conteúdo das emendas
apresentas em Plenário e incorporadas ao substitutivo n ° 5:
* A emenda nº 2, apresentada pela deputada
Gláucia Brandão (PPS), cria o critério "municípios-sede de
estabelecimentos penitenciários", com o objetivo de criar uma
compensação para essas cidades na proporção da população carcerária
média, apurada pela Secretaria de Estado de Defesa Social. O relator
entende a proposta como justa, e o índice do critério será de 0,1%.
Ela também estipula o critério "mínimo per capita", que
garante um valor mínimo aos municípios, possibilitando àqueles mais
pobres a participação de um valor próximo ao obtido pela
multiplicação da sua população por 30% da média per capita do
Estado. Seu percentual é de 0,1%.
* A emenda nº 4, do deputado Ivair Nogueira
(PMDB), propõe a mudança da vigência da lei para 1° de janeiro de
2010. Essa sugestão foi acatada no substitutivo n° 5 por meio do
Anexo I, no qual se estabelece que os percentuais para 2009
permanecem os mesmos usados para a distribuição em 2008. O relator
explicou, por outro lado, que alguns dispositivos criam critérios e
mudam a forma de apuração de outros, o que demanda prazo para
regulamentação e divulgação pelos órgãos competentes. Dessa forma,
para surtirem efeito a partir de 2010, deverão estar em vigor em
2009.
* A emenda nº 5, dos deputados Ivair
Nogueira e João Leite (PSDB), propõe a criação do critério
"esportes". O relator apóia a proposta, que incentiva a execução de
políticas públicas na área do desporto, com desdobramento
significativo nas áreas de segurança pública, saúde e educação.
Seguindo o mesmo raciocínio adotado para a emenda n° 2, o percentual
será de 0,1%.
* A emenda nº 14, do deputado Ronaldo
Magalhães (PSDB), propõe nova redação para o Anexo I, escalonando, a
partir de 2010 e progressivamente até 2013, a mudança dos
percentuais dos critérios a serem alterados e criados. Segundo o
deputado Lafayette de Andrada, é preciso conceder um prazo de
adaptação para os municípios se adaptarem à nova realidade
financeira que passarão a enfrentar, reorganizando seus
planejamentos, orçamentos e fluxos de caixa. A emenda nº 16, do
deputado Fábio Avelar, cria o critério "turismo", com o percentual
de 0,1%.
Plenário recebe cinco mensagens do
governador
Cinco mensagens foram recebidas durante a reunião.
O governador encaminhou dois projetos de lei para análise da ALMG e
três emendas a projetos já em tramitação. Um dos projetos dispõe
sobre as medidas a serem adotadas pelo Estado para a realização dos
jogos olímpicos de 2016, caso sejam realizados no Brasil. O Estado
compromete-se, por exemplo, a observar as regras de acessibilidade e
funcionalidade para pessoas com deficiência. Também garante que será
atendido o plano apresentado na candidatura à sede dos jogos 2016
pelo Rio de Janeiro, e desenvolverá programas para aproveitamento
posterior das instalações dos jogos.
O outro projeto enviado altera dispositivos da Lei
13.994, de 2001, que institui o Cadastro de Fornecedores Impedidos
de Licitar e Contratar com a Administração Pública (Cafimp). As
alterações objetivam compatibilizar a referida lei com a prática
cotidiana da administração pública. Entre as sugestões de alteração
está a inclusão da recusa em assinar o contrato no prazo determinado
como um dos itens que são considerados descumprimento total da
obrigação assumida.
As emendas encaminhadas são as seguintes:
* ao PL 2.939/08, que institui a Gratificação
Complementar de Produtividade (GCP) na carreira da Advocacia Pública
do Estado. A emenda acrescenta dois dispositivos ao projeto. O
primeiro corrige a tabela de remuneração dos cargos de provimento em
comissão de procurador-chefe e de advogado regional do Estado,
equiparando-os aos cargos de consultor jurídico-chefe e de
subadvogado-geral do Contencioso. O segundo cria 11 funções
gratificadas de assessoramento, privativas de procurador do Estado.
Segundo a justificativa, a correção não acarreta aumento de
despesas, pois será compensada com a extinção das funções
gratificadas de consultoria jurídica.
* ao PL 2.924/08, que reajusta os valores das
tabelas de vencimento básico de carreiras do Poder Executivo. A
emenda ajusta valores relativos à gratificação especial devida ao
ocupante de cargos de comandante de avião a jato, comandante de
avião, piloto de helicóptero e primeiro oficial de aeronave. Lida em
Plenário, a proposta já havia sido recebida e contemplada no parecer
final da FFO. Dessa forma, foi anexada e arquivada.
* ao PL 2.925/08, que dispõe sobre o reajuste dos
valores das tabelas de vencimento básico das carreiras do Instituto
de Pesos e Medidas (Ipem), bem como dos valores da bolsa de
atividades especiais da Fhemig. A emenda propõe reajuste de 8% para
a bolsa da Fhemig que é paga às pessoas que têm ou tiveram
hanseníase e auxiliam no tratamento de portadores da doença nos
hospitais e colônias. Lida em Plenário, a proposta já havia sido
recebida e contemplada no parecer final da FFO. Dessa forma, foi
anexada e arquivada.
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