Betim é homenageada pelos 70 anos de emancipação

Os 70 anos de emancipação da cidade de Betim, na Região Metropolitana da Capital, foram comemorados pela Assembléia L...

11/12/2008 - 00:03
 

Betim é homenageada pelos 70 anos de emancipação

Os 70 anos de emancipação da cidade de Betim, na Região Metropolitana da Capital, foram comemorados pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, durante Reunião Especial no Plenário, na noite desta quinta-feira (11/12/08). O deputado Rômulo Veneroso (PV), autor do requerimento que solicitou a homenagem, lembrou que Betim é a primeira cidade em arrecadação de ICMS do Estado. O 1º vice-presidente do Parlamento, deputado Douvor Viana (DEM), presidiu a reunião.

Rômulo Veneroso destacou que Betim possui um terço da sua população em escolas, desde a educação infantil à universidade. Disse também que a cidade conta com projetos financiados pelo banco mundial, e que vem crescendo 6% ao ano, com geração de emprego e renda. O município será pólo petroquímico de aço acrílico da Petrobrás, com a implantação de mais de 50 indústrias e ampliação da refinaria Gabriel Passos. Ele finalizou lembrando que a Fiat Automóveis, e todo o grupo, será transformado na maior plataforma de produção de automóveis do mundo.

O deputado Ivair Nogueira (PMDB), ex-prefeito da cidade, lembrou que foi somente a partir de 1988 que Betim começou a gerar receita. O parlamentar disse que, hoje, Betim contribui com 22% do PIB mineiro. Apesar de todas as conquistas, o parlamentar afirma que ainda são necessário mais de investimentos para que se resolvam os problemas causados pelo crescimento rápido e desordenado do município.

"Pólo industrial com cerca de 500 mil habitantes, Betim cresceu com qualidade e com pessoas que querem o bem da nossa cidade". Dessa forma o prefeito, Carlaile de Jesus Pedrosa, define a cidade homenageada, que hoje possui 100% do esgoto coletado, com previsão para o ano que vem de 100% de esgoto tratado". De acordo com o prefeito, uma pesquisa do Instituto João Pinheiro mostra que Betim é a segunda cidade de Minas que gerou mais empregos nos últimos anos, só perdendo para Belo Horizonte. Carlaile afirmou ainda que cerca de 3.500 famílias foram retiradas de áreas de perigo, e não correm mais risco em épocas de chuva.

Já o deputado Doutor Viana lembrou que Betim foi por dois séculos uma cidade rural. Com a modernização dos meios de transporte, que transformou a estrada de ferro Oeste de Minas na rodovia Fernão Dias, a cidade foi crescendo e se modernizando aos poucos. A chegada da Refinaria Gabriel Passos, e posteriormente a instalação da Fiat transformaram Betim em Pólo Industrial que "hoje é modelo de educação, em todos os níveis, inclusive universitário, e já conta com um forte setor de serviços e de comércio", concluiu o parlamentar.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715