Assembléia recebe projetos do governador sobre reajustes salariais

Seis mensagens do governador Aécio Neves foram recebidas durante a Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (0...

02/12/2008 - 00:02
 

Assembléia recebe projetos do governador sobre reajustes salariais

Seis mensagens do governador Aécio Neves foram recebidas durante a Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (02/12/08), na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Quatro delas encaminham projetos de lei que reajustam valores das tabelas de vencimento de diferentes carreiras do Poder Executivo. Outra apresenta emendas ao Projeto de Lei (PL) 2.547/08, que define diretrizes para a formalização de parcerias entre o Estado e a iniciativa privada. Já a sexta mensagem encaminha o PL 2.921/08, que cria o Fundo de Apoio Habitacional aos Militares do Estado de Minas Gerais (Fahmemg), e dá outras providências. Todos os projetos são de autoria do governador.

O novo fundo contará com aporte inicial do Tesouro de cerca de R$ 476 milhões. Enquanto mantiver a condição de segurado do IPSM, o militar poderá contratar o financiamento uma única vez, exclusivamente para aquisição de imóvel residencial, em condições financeiras mais favoráveis que as praticadas no mercado, com prazo de até 30 anos e prestações corrigidas por encargos subsidiados, com correção pela TR e juros de 2,5% ao ano. A quitação das parcelas poderá ser feita por meio de consignação em folha de pagamento. A iniciativa é uma forma de equacionar o débito do Estado junto ao IPSM.

Segundo justificativa do Secretário de Estado de Fazenda, Simão Cirineu Dias, anexada ao documento, o fundo "proporcionará aos militares e suas famílias possibilidades concretas de residir em locais que minimizem situações de riscos inerentes à sua atividade profissional, garantindo melhores condições para o exercício das atividades ligadas à segurança pública no Estado". O Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM) será o gestor e agente executor do fundo e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) será o agente financeiro.

Reajustes salariais contemplam mais de 60 carreiras no Executivo

Além do projeto sobre o fundo habitacional, também começarão a tramitar outros quatro projetos do governador. O PL 2.922/08 reajusta em 15% os valores das tabelas de vencimento básico da carreira de Advogado Autárquico. O aumento terá escalonamento em três etapas, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2009, 1º de julho de 2009 e 1º de janeiro de 2010. Segundo a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, em sua exposição de motivos, a proposta confere tratamento isonômico ao Grupo de Atividades Jurídicas, já que alterações são semelhantes às previstas "no Projeto de Lei 2.752/08, que contempla a carreira de Procurador do Estado".

Outro projeto, o PL 2.925/08, reajusta o vencimento básico da carreira do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (IPEM) e os valores da Bolsa de Atividades Especiais da Fhemig. Já o PL 2.924/08 reajusta os valores das tabelas de vencimento básico de 63 carreiras do Poder Executivo. Elas pertencem aos seguintes grupos de atividades: defesa social, transporte e obras públicas, gestão, planejamento, tesouraria, auditoria e político institucionais.

O PL 2.923/08 traz diversas alterações para a carreira dos servidores da Uemg e da Unimontes, como o reajuste dos valores das tabelas de vencimento básico das carreiras de professor de Educação Superior, de analista universitário, analista universitário da saúde, técnico universitário, técnico universitário da saúde e auxiliar administrativo universitário.

O projeto também institui a Gratificação de Desempenho da Carreira de professor de Educação Superior (GDPES); e a carga horária semanal de 24 horas para os servidores que ingressarem na carreira de técnico universitário da saúde e forem designados para a função de técnico de Radiologia. Por fim, será instituído o adicional de 40% sobre o vencimento básico dos portadores de títulos de Mestre ou de Doutor, com dedicação exclusiva.

Deputado Almir Paraca chama militância a construir unidade do PT

O líder da Bancada do PT na Assembléia, deputado Almir Paraca, discursou no Plenário sobre a situação interna do Partido dos Trabalhadores. "É preciso unificar o PT para 2010. Como líder da bancada, convoco nossos membros e militantes a construir a unidade interna do partido para a vitória nas próximas eleições e para colaborar, de forma decisiva na sucessão de Lula. Ele comentou sobre um jantar realizado na noite do dia 1º de dezembro, em Belo Horizonte, em que estiveram presentes o atual prefeito da capital mineira, Fernando Pimentel, e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. "O entendimento é importante. Esse encontro sinaliza para partidários e para a militância que o partido estará unido", afirmou.

PLEs - Por serem semelhantes, a Presidência determinou a anexação das Propostas de Ação Legislativa (PLEs) 697, 698 e 699/08 à PLE 691/08; e da PLE 634/08 à PLE 596/08. Também foi informada a aprovação dos requerimentos 3.098 e 3.099/08.

Discussão - Foi declarada encerrada a discussão, em 1º turno, dos PLs 1.271/07 e 2.642/08, que permaneceram em ordem do dia por seis reuniões.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715