Obra de viaduto em Sarzedo está parada há quatro
anos
As populações de Sarzedo, Mário Campos, Brumadinho,
Ibirité e outros municípios vizinhos vêm sofrendo, há quatro anos, a
angústia de ver paralisada uma obra que poderia contribuir
significativamente para o desenvolvimento da região. Trata-se da
construção de um viaduto sobre a ferrovia da MRS Logística que corta
a rodovia MG-040, em Sarzedo, a 25 quilômetros de Belo Horizonte. O
assunto foi debatido nesta terça-feira (2/12/08) pela Comissão de
Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa
de Minas Gerais. O autor do requerimento para a reunião foi o
deputado Dinis Pinheiro (PSDB).
A obra foi iniciada em dezembro de 2003. Pouco
tempo depois, a prefeitura de Sarzedo solicitou mudança na
localização do viaduto, o que fez com que a construtora responsável,
Ápia, fizesse um novo projeto, que até hoje não foi aprovado pelo
Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). As
obras foram paralisadas em 2005, com cerca de 50% do trabalho a ser
feito. Enquanto isso, a população enfrenta quilômetros de
engarrafamento a cada uma das cinco passagens diárias do trem da MRS
pelo local. Esse transtorno faz trabalhadores chegarem atrasados no
serviço e já provocou até a morte de pessoas enfermas que não
puderam ser socorridas a tempo, conforme atestaram os vereadores de
Sarzedo presentes à reunião, que classificaram a situação como um
"caso de polícia".
Dinis Pinheiro fez duras críticas à MRS, ao Dnit, à
Ápia e ao próprio Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), que
enviou correspondência se recusando a participar da reunião, sob
alegação de que a obra não é de sua responsabilidade. O deputado
sugeriu ao prefeito de Sarzedo, Marcelo Pinheiro do Amaral, que
acione judicialmente as empresas e órgãos governamentais. Ele disse
que espera ver a Ápia e o Dnit excluídos do processo. Com isso,
acredita, o Governo do Estado vai assumir a obra e concluí-la
rapidamente.
Construtora quer concluir obra
O gerente comercial da construtora Ápia, Marcos
Viana Faria, se defendeu dizendo que não cabe à empresa aprovar o
projeto, e sim ao Dnit. Segundo ele, esse processo é mesmo muito
lento, pois surgem muitos questionamentos por parte do órgão
federal. Faria afirmou que a Ápia tem interesse em concluir a obra,
pois vive desse tipo de trabalho e ainda tem dinheiro a receber. O
viaduto está orçado em R$ 1,9 milhão.
Para o especialista patrimonial da MRS Logística,
Walter Campos Júnior, é necessário agendar uma audiência no Dnit, da
qual participe uma comissão formada pelos prefeitos da região e
representantes das duas empresas, com o objetivo de pressionar o
órgão a aprovar o projeto de execução do viaduto. Ele ressaltou a
importância da obra para os moradores e para a própria MRS. O
deputado Dinis Pinheiro afirmou que a MRS tem obrigação de
participar financeiramente do projeto.
A ausência de representantes do Dnit e do DER-MG
foi lamentada pelos deputados. Por isso, o presidente da comissão,
deputado Gustavo Valadares (DEM), afirmou que vai providenciar a
convocação desses representantes, e não mais o convite, para outra
audiência pública. Dinis Pinheiro disse que o assunto é, sim, de
interesse do DER-MG, apesar do órgão não ser diretamente responsável
pela obra.
Presenças - Deputados
Gustavo Valadares (DEM), presidente; Juninho Araújo (PRTB), vice;
Inácio Franco (PV) e Dinis Pinheiro (PSDB). Também participaram da
reunião o prefeito de Mário Campos, Anderson Ferreira Alves; os
vereadores de Sarzedo Wilson Ramos de Jesus, Gisele Keile de
Oliveira Pacito e José Gonçalves; e o secretário municipal de obras
de Sarzedo, Walter Everaldo de Oliveira.
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