Nova Mesa da Assembléia é eleita para o biênio 2009-2011

Com 74 votos, o deputado Alberto Pinto Coelho (PP) foi reeleito presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais ...

02/12/2008 - 00:02
 

Nova Mesa da Assembléia é eleita para o biênio 2009-2011

Com 74 votos, o deputado Alberto Pinto Coelho (PP) foi reeleito presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais para o biênio 2009-2011. A eleição da Mesa da ALMG foi realizada na manhã desta terça-feira (2/12/08), em Reunião Especial de Plenário, presidida pelo atual 3°-vice-presidente, deputado Roberto Carvalho (PT). Após a divulgação do resultado, o presidente Alberto Pinto Coelho agradeceu a confiança dos parlamentares e afirmou que vai se empenhar e se desdobrar "para conduzir os destinos do Parlamento mineiro e não decepcionar a sociedade".

Foram também reeleitos os deputados Doutor Viana (DEM), com 59 votos, para o cargo de 1°-vice-presidente; José Henrique (PMDB), com 71 votos, para 2°-vice-presidente; e Dinis Pinheiro (PSDB), com 72 votos, para 1°-secretário. Os novos integrantes da Mesa são os deputados Weliton Prado (PT), eleito com 50 votos para 3° vice-presidente; Hely Tarqüínio (PV), que recebeu 67 votos para 2°-secretário; e Sargento Rodrigues (PDT), eleito para o cargo de 3°-secretário com 54 votos. Os candidatos fizeram parte de chapa única e não houve registro de candidaturas individuais. A posse da nova Mesa será no dia 2 de fevereiro de 2009, quando serão retomados os trabalhos legislativos, após o recesso de fim de ano.

Participaram da votação secreta e individual 76 deputados. O deputado Getúlio Neiva (PMDB) foi responsável por fazer a leitura dos candidatos e, posteriormente, dos parlamentares eleitos. Os escrutinadores, responsáveis por contar os votos, foram os deputados Wander Borges (PSB) e Luiz Humberto Carneiro (PSDB).

A Mesa é uma comissão executiva formada por sete deputados que tem como tarefa a direção dos trabalhos do Parlamento. Ela é composta pelo presidente, três vice-presidentes e três secretários. Cabe à Mesa conduzir os trabalhos legislativos, propor alterações no Regimento Interno, promulgar emendas à Constituição, além de orientar os serviços administrativos da ALMG, definir limites e competências para ordenar despesas. Os atuais integrantes da Mesa são os seguintes deputados: Alberto Pinto Coelho, presidente; Doutor Viana, 1º-vice-presidente; José Henrique, 2º-vice-presidente; Roberto Carvalho (PT), 3º-vice-presidente; Dinis Pinheiro, 1º-secretário; Tiago Ulisses (PV), 2º-secretário; e Alencar da Silveira Jr. (PDT), 3º-secretário.

Conheça o perfil dos parlamentares eleitos para a nova Mesa:

*Alberto Pinto Coelho - presidente

É o atual presidente da ALMG. Está no quarto mandato. É administrador de empresas, nascido em Rio Verde (GO) em 3/10/1945. Foi diretor do Dentel/MG e da Telemig. Ao longo de sua vida profissional, acumulou 30 anos de experiência no setor de telecomunicações, sendo 21 em gerências das áreas de Marketing, Comercial, Planejamento e Controle, Serviços a Assinantes, Operações e Relações Públicas. Na Assembléia Legislativa, foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (1995/96); líder da bancada do PPB (1997/98); coordenador da Frente Mineira Contra a Privatização da Companhia Vale do Rio Doce e da Frente Parlamentar Jorge Hannas contra a Privatização de Furnas (1999); líder do governo Itamar Franco (1999/2000); 1º-vice-presidente (2001/02); e líder do governo Aécio Neves (de fevereiro/2003 a janeiro/2007). Suas principais regiões de atuação política são: Sul, Central, Centro-Oeste e Zona da Mata. Os municípios de maior votação foram: Arcos, Itapecerica, Camanducaia, Belo Horizonte, Nepomuceno, Cambuí, Visconde do Rio Branco e Extrema.

*Doutor Viana - 1º-vice-presidente

Eleito para o terceiro mandato. É médico pediatra e anestesiologista, nascido em Água Branca (AL) em 10 de abril de 1949. Foi vereador (1983/88), vice-presidente da Câmara Municipal (1983/85) e prefeito (1989/92) de Curvelo; presidente da Associação dos Municípios do Médio Rio das Velhas (1991); professor de Biologia em Montes Claros (1973/74), atuou como médico pediatra e anestesiologista (1975/78) em Belo Horizonte e Curvelo. Na ALMG, foi presidente da CPI do Sistema Financeiro (2001); das comissões de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Informática (2005/07); e de Política Agropecuária e Agroindustrial (2003); das frentes parlamentares de Apoio à Indústria Mineral e de Proteção ao Idoso. Foi vice-presidente da Comissão de Administração Pública e membro efetivo das comissões de Saúde (2003/04), de Defesa do Consumidor e de Política Agropecuária e Agroindustrial (2005-06). Foi relator da CPI da Mineração Morro Velho (2002) e do projeto que trata do plano de carreira dos servidores do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. Participa do Movimento Familiar Cristão. Suas principais regiões de atuação política são a Central e Jequitinhonha/Mucuri. Os municípios de maior votação são: Curvelo, Três Marias, Presidente Juscelino, Inimutaba, Santana de Pirapama, Datas, Cordisburgo, Felixlândia, Corinto e Várzea da Palma.

*José Henrique - 2º-vice-presidente

É o 2º-vice-presidente. Está no quarto mandato. É formado em Estudos Sociais e História pela PUC Minas e é produtor rural. Foi servidor da ALMG de 1976 a 1994. Nascido em Abre Campo (MG) em 29/11/1956. É presidente da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce) desde outubro de 2005; e ex-presidente das comissões de Assuntos Municipais e de Defesa Social (1995/98). Atuou por duas vezes como vice-presidente da comissão de Educação, Ciência e Tecnologia (1997/98 e 2001/02), foi vice-líder do PMDB (1999); e vice-líder do Bloco Parlamentar Democrático Progressista (2001/02). É coordenador da área de crédito da Frente Parlamentar do Cooperativismo Estadual (Frencoop); conselheiro do Fundo de Previdência do Estado de Minas Gerais (Funpemg) como representante da Assembléia de Minas, além de membro do Conselho Estadual de Previdência (Ceprev). Suas principais regiões de atuação política são o Vale do Rio Doce e Zona da Mata e os municípios de maior votação foram Conselheiro Pena, Aimorés, Mantena, Itanhomi, Simonésia, Lajinha, Ipanema, Tarumirim, Resplendor e Abre Campo.

*Weliton Prado - 3º-vice-presidente

É o presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização. Está no segundo mandato. Repórter fotográfico, nasceu em Uberlândia (MG) em 24/8/1975. Líder do movimento estudantil, foi eleito vereador em 2000, com expressiva votação em Uberlândia. Em 2002, elegeu-se como o deputado estadual mais jovem do PT, obtendo a maior votação da história do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Líder da oposição, defendeu a extinção da taxa de incêndio residencial e atuou contra o aumento da carga tributária. Foi reeleito para a 16ª Legislatura com mais de 121 mil votos, uma das maiores votações no Estado e no País entre os deputados do PT. As principais regiões de atuação política são: Central, Triângulo e Alto Paranaíba. Os municípios de maior votação foram: Uberlândia, Belo Horizonte, Canápolis, Prata, Monte Carmelo, Araguari e Capinópolis.

*Dinis Pinheiro - 1º-secretário

É o 1º-secretário. Está no quarto mandato. É empresário, nascido em Belo Horizonte em 8/5/1967. Bacharel em Direito, foi tabelião do 2º Serviço Notarial em Ibirité e chefe de gabinete da prefeitura do município (1989/90). É autor de propostas que originaram as leis de emancipação das cidades de São Joaquim de Bicas, Sarzedo e Mário Campos (1995). Foi eleito para seu primeiro mandato em 1994, aos 26 anos. Durante a 15a Legislatura, presidiu a Comissão Especial para Indicação de Conselheiro no Tribunal Contas (2005/06) e foi membro efetivo da Comissão de Administração Pública (2003/05) e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (2005/06), entre outras. Vice-líder do governo (2003/06), é autor de várias proposições legislativas, como o Projeto de Lei 23/03, que trata do ICMS Solidário. Na eleição de 2006, foi o candidato a deputado estadual mais votado para a 16ª Legislatura, com 132.259 votos. As principais regiões de atuação política são a Central e Jequitinhonha/Mucuri Os municípios de maior votação foram: Ibirité, Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Brumadinho, Carlos Chagas, Mário Campos, Itaipé, Carandaí, Sarzedo, Carlos Chagas, Novo Cruzeiro, Piedade dos Gerais, Gonzaga, Itaguara e Matipó.

*Hely Tarqüínio - 2º-secretário

É vice-presidente da Comissão de Saúde. Está no quarto mandato. Médico, nasceu em Uberaba (MG) em 10/4/1940. É médico-cirurgião formado pela Faculdade Federal do Triângulo Mineiro (1966); ex-cirurgião-geral dos hospitais Vera Cruz e Imaculada Conceição; ex-diretor e cirurgião do Hospital Regional Antônio Dias (Fhemig/Patos de Minas) e idealizador do novo hospital regional; e ex-supervisor do Inamps daquele município. Exerceu o cargo de secretário adjunto de Saúde no primeiro Governo Aécio Neves. Vice-líder do PRN (1991/92), líder do PP (1993/94) e do PSDB na Assembléia (1999/2000). Corregedor da Assembléia (2001/2002). Presidente da Comissão Especial do Cardiominas (1995), da Comissão de Constituição e Justiça (1998/1999) e da CPI da Saúde (2000/2001). Coordenador da reunião regional do Seminário Legislativo "Águas de Minas II", em Patos de Minas (2002). É autor das propostas que deram origem à da Emenda 54, de 2002, que restringiu a imunidade parlamentar, e à Lei dos Consórcios Intermunicipais de Saúde. A principal região de atuação política é o Alto Paranaíba. Os municípios de maior votação foram: Patos de Minas, Lagoa Formosa, Serra do Salitre, Presidente Olegário, Rio Paranaíba e Arapuá.

*Sargento Rodrigues - 3º-secretário

É presidente da Comissão de Segurança Pública. Está no terceiro mandato. Policial militar, nasceu em Medeiros Neto (BA) em 30/05/1964. É sargento da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Formado em Comunicação Social - habilitação em produção editorial - e pós-graduado em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública na UFMG. Foi primeiro suplente de vereador pelo PMN em Belo Horizonte (1996); líder do movimento reivindicatório dos policiais militares de Minas Gerais (1997). Propôs a instalação e foi membro efetivo da CPI do Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM). Foi sub-relator da CPI do Narcotráfico e relator da Comissão Especial das Multas. Propôs a instalação e foi vice-presidente da CPI do Café (17/5/04 a 14/12/04), além de presidente da Comissão de Segurança Pública (2003/04) e da Comissão Especial das Pessoas Desaparecidas (2006). É o deputado votado no maior número de municípios: 837. As principais regiões de atuação política são Central, Jequitinhonha/Mucuri, Zona da Mata e Sul. Os municípios de maior votação foram: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Teófilo Otoni, Barbacena, Bandeira e Setubinha.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715