Comissão começa a analisar propostas de emendas ao PPAG

A Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais começou a analisar, nesta terça-feira (2...

25/11/2008 - 00:01
 

Comissão começa a analisar propostas de emendas ao PPAG

A Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais começou a analisar, nesta terça-feira (25/11/08), as propostas apresentadas nas audiências públicas de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008-2011, realizadas em outubro e novembro. Na reunião desta manhã, 12 propostas tiveram parecer favorável e agora serão apresentadas ao projeto de revisão do PPAG sob a forma de emendas. Até quinta-feira (27), a comissão analisará as 457 sugestões apresentadas nas audiências por entidades da sociedade civil, lideranças políticas, empresariais e dos trabalhadores. Duas reuniões deverão ocorrer a cada dia.

Entre as sugestões transformadas em emenda está a Proposta de Ação Legislativa (PLE) 637/08, do Conselho Estadual do Idoso, que altera a finalidade da ação "Mais Vida", que é elaborar e coordenar a implantação das políticas públicas para a população idosa no Estado, a fim de garantir atenção à saúde dos idosos residentes em instituições de longa permanência.

O presidente da comissão, deputado André Quintão (PT), informou em entrevista que, inicialmente, serão analisadas emendas que alteram a finalidade de ações do PPAG e depois aquelas que têm impacto financeiro. Nesse processo de negociação estão envolvidos deputados das Comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária e o governo. O prazo para apresentar emendas aos projetos de revisão do PPAG e do Orçamento para 2009 termina nesta sexta (28).

Educação - As demais propostas aprovadas abordam várias ações na área do ensino, apresentadas pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), entre elas: alteração do projeto estruturador "Sistemas de Avaliação da Qualidade do Ensino e das Escolas", incluindo a participação dos colegiados escolares na definição da metodologia; alteração do objetivo do projeto "Escola em Tempo Integral", a fim de submeter à comunidade escolar, por meio de pesquisa e diagnóstico participativo, a metodologia do programa, além de garantia da ampliação do tempo diário de permanência do aluno na escola, com a oferta efetiva de alimentação escolar. Na ação "Ampliação das Escolas de Tempo Integral", proposta aprovada incluiu as diversas modalidades esportivas como atividades complementares no contraturno.

Entenda o processo - A Comissão de Participação Popular tem a tarefa de transformar as propostas populares em emendas aos projetos de revisão do PPAG e do Orçamento - que precisam ser votados pelo Plenário até o final do ano legislativo. Nas audiências, a população apresenta propostas para aperfeiçoar o PPAG, uma lei que estabelece quanto e de que forma o governo vai investir o dinheiro público em setores como saúde, educação, estradas, meio ambiente, segurança e assistência social. Depois da transformação das propostas populares em emendas pela Comissão de Participação Popular, elas são analisadas pela Comissão de Fiscalização Financeira. Esta precisa dar um parecer sobre os projetos de revisão do plano e do Orçamento, que vai orientar a votação em Plenário.

Presenças - Participaram da reunião os deputados André Quintão (PT), presidente; Carlin Moura (PCdoB) e João Leite (PSDB), que atuaram como relatores, além do deputado Eros Biondini (PHS).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715