Comissão debate projeto que altera área de preservação de barramentos

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta quarta-feira...

21/11/2008 - 00:01
 

Comissão debate projeto que altera área de preservação de barramentos

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta quarta-feira (26/11/08), audiência pública para debater projeto de lei que trata da delimitação da extensão de área de preservação permanente dos barramentos construídos sobre drenagem artificial. A reunião foi requerida pelo deputado Almir Paraca (PT), e será realizada às 10 horas, no Plenarinho III.

O Projeto de Lei (PL) 2.307/08, dos deputados Domingos Sávio (PSDB), Antônio Carlos Arantes (PSC) e José Henrique (PMDB), altera o parágrafo 2° do artigo 10 da Lei 14.309, de 2002. A proposição confere a mesma delimitação da extensão da área de preservação permanente, estabelecida pela Lei 14.309, para o reservatório artificial resultante de barramento construído sobre drenagem natural, situado em área rural, para o reservatório artificial resultante de barramento construído sobre drenagem artificial.

O projeto também estabelece que, no caso de represa hidrelétrica, a abrangência e a delimitação da área de preservação permanente terá a largura estabelecida exclusivamente pela Lei 14.309, retirando a possibilidade, existente atualmente, de ampliação por meio do licenciamento ambiental, em determinados casos. O PL 2.307/08 já foi analisado pela Comissão de Constituição e Justiça, que concluiu pela sua constitucionalidade na forma original.

Segundo o deputado Almir Paraca, o objetivo da audiência é discutir alterações que flexibilizem restrições na política ambiental. "Nesses tempos de aquecimento global e desgaste ecológico dos biomas, uma decisão como essa deve ser discutida com profundidade, antes de ser tomada". O deputado não concorda com a flexibilização pura e simples da restrição legal. "Apresentamos o requerimento porque vemos necessidade de análise por parte da sociedade, quanto à mudança proposta para a política florestal. A audiência pública é o também o momento em que as autoridades ambientais de Minas Gerais, particularmente o Ministério Público Estadual, podem se manifestar", destacou

Convidados - Foram convidados para participar da reunião o ministro do Meio Ambiente e presidente do Conselho Nacional de Meio Ambiente, Carlos Minc Baumfeld; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos de Carvalho; o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; a superintendente executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente, Maria Dalce Ricas; a presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Sílvia Freedman Ruas Durães; a secretária executiva do Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias, Ivonete Antunes Ferreira; e o secretário executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas, Fausto Costa.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715