Aprovado parecer sobre direitos do usuário da Assistência Social

O Projeto de Lei (PL) 114/07, do deputado André Quintão (PT), que trata dos direitos do usuário do sistema de assistê...

19/11/2008 - 00:01
 

Aprovado parecer sobre direitos do usuário da Assistência Social

O Projeto de Lei (PL) 114/07, do deputado André Quintão (PT), que trata dos direitos do usuário do sistema de assistência social do Estado, recebeu, nesta quarta-feira (19/11/08), parecer de 1º turno favorável da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, na forma do substitutivo nº 1, de autoria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Além deste projeto, os deputados da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovaram parecer favorável de 1º turno ao PL 2.556/08, da deputada Gláucia Brandão (PPS), que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência. O relator, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), recomendou a aprovação na forma do substitutivo nº 2, que apresentou.

Em sua forma original, o PL 114/07 disciplina a relação entre os usuários da assistência social do Estado e os órgãos responsáveis por esses serviços. Ele lista os direitos destes usuários em relação aos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social; e também os elementos que caracterizam a proteção social assegurada pelo Estado. O substitutivo aprovado pela CCJ excluiu, do projeto original, o artigo 2º, que se refere aos princípios da proteção social. A CCJ considerou que a proposição deveria se restringir aos direitos dos usuários, não devendo estabelecer serviços e benefícios que configuram a política de assistência social.

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social decidiu manter o substitutivo da CCJ, conforme relatório de autoria da deputada Rosângela Reis (PV). Dessa forma, o texto continua a listar 26 direitos do usuário da assistência social. Entre estes, estão o de receber atendimento livre de qualquer discriminação; ter acesso aos serviços com reduzido tempo de espera; ter prioridade no atendimento, se criança ou adolescente; ter assegurado o respeito aos seus valores éticos e culturais; ter assegurada a confidencialidade de toda e qualquer informação pessoal; identificar as pessoas responsáveis por sua assistência; receber informações claras e objetivas, adaptadas a sua condição cultural; e revogar consentimentos e autorizações dados anteriormente.

O projeto também garante ao usuário o acesso à assistência social, psicológica e jurídica; à assistência espiritual e religiosa; a atividades terapêuticas ou lúdicas, sob orientação; a instalações físicas dignas e apropriadas a sua condição e à orientação e a ações concretas, por parte da administração pública estadual, para reintegração no mundo do trabalho e da renda.

Playgrounds adaptados para deficientes

O PL 2.556/08, de autoria da deputada Gláucia Brandão, prevê que os playgrounds instalados em jardins, parques, áreas de lazer e áreas abertas ao público em geral, ainda que localizados em propriedade privada, conterão brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiência. A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social aprovou parecer favorável ao PL, que foi relatado pelo deputado Antônio Carlos Arantes (PSC). O relator recomenda a aprovação na forma do substitutivo nº 2, que não inclui a expressão "playground", mas estipula que todo espaço para recreação existente em área de lazer aberta ao público disporá de equipamentos e brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção.

O substitutivo nº 2 também determina que a norma em questão seja incluída na Lei 17.785, de 2008, que estabelece diretrizes para facilitar o acesso da pessoa portadora de deficiência ou com dificuldade de locomoção aos espaços de uso público no Estado. Por esse motivo, a Comissão do Trabalho decidiu rejeitar o substitutivo nº 1, de autoria da Comissão de Constituição e Justiça, que vincula a norma à Lei 11.666, de 1994, que estabelece normas - e não diretrizes - para facilitar o acesso dos portadores de deficiência física aos edifícios de uso público.

Além dos dois projetos, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social também aprovou 15 projetos de lei e um requerimento que dispensam a apreciação do Plenário, sendo que o PL 2.792/08, do deputado Elmiro Nascimento (DEM), que trata de declaração de utilidade pública, foi aprovado com emenda nº 1 da CCJ.

Requerimentos - Foram aprovados ainda, nesta quarta-feira, dois requerimentos para realização de audiências públicas. O primeiro, do deputado Antônio Carlos Arantes, pede reunião para discutir o impacto da crise financeira mundial na economia mineira, suas repercussões nos investimentos públicos, assim como os efeitos do pacote anti-crise adotado pelo Governo do Estado.

O outro requerimento, do deputado Délio Malheiros (PV), pede reunião para discutir as demissões em massa no setor guseiro de Minas, também conseqüência da crise. Segundo justificativa do deputado, só três das 22 usinas de gusa de Sete Lagoas continuam em operação. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do município, 1,2 mil trabalhadores foram demitidos.

Presenças - Deputadas Rosângela Reis (PV), presidente da comissão; e Elisa Costa (PT), vice-presidente; e deputado Antônio Carlos Arantes (PSC).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715