Norte de Minas contribui com 49 propostas para o PPAG

Medidas de combate à seca, estímulo ao desenvolvimento sustentável, proteção aos rios e ampliação de programas de seg...

13/11/2008 - 00:02
 

Norte de Minas contribui com 49 propostas para o PPAG

Medidas de combate à seca, estímulo ao desenvolvimento sustentável, proteção aos rios e ampliação de programas de segurança pública. Esses foram os principais temas das 49 propostas de emendas ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008-2011, apresentadas na quinta e última audiência pública de revisão do plano, realizada nesta quinta-feira (13/11/08) na Câmara Municipal de Montes Claros (Norte de Minas). O encontro foi aberto pelos presidentes das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), deputado Zé Maia (PSDB), e de Participação Popular, deputado André Quintão (PT). Também estiveram presentes os deputados Arlen Santiago (PTB), Ana Maria Resende (PSDB), Carlos Pimenta (PDT), Gil Pereira (PP), Paulo Guedes (PT), Ruy Muniz (DEM) e o prefeito eleito da cidade, deputado Luiz Tadeu Leite (PMDB).

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizou outras quatro audiências para coletar as sugestões da sociedade para a aplicação dos recursos do Governo do Estado: em Itaobim (23/10) foram 139 participantes e apresentadas 33 propostas; em Ituiutaba (28/10), onde se reuniram 59 pessoas, foram 38; em Barbacena (30/10), os 232 participantes fizeram 63 sugestões; e em Belo Horizonte, 593 pessoas se reuniram de 5 a 7 de novembro e apresentaram 274 sugestões.

As propostas de Montes Claros serão incorporadas às outras 408 propostas colhidas nas quatro audiências anteriores, somando 457 sugestões que serão analisadas pela Comissão de Participação Popular. Aquelas consideradas viáveis serão transformadas em emendas populares que passarão pelo crivo da FFO, que apresentará um parecer para orientar a votação no Plenário.

Entre as propostas apresentadas na audiência do Norte de Minas, destacam-se a ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), programas de perenização dos rios e construção de barragens, proteção de nascentes, ampliação do programa Escola em Tempo Integral e inclusão do serviço de assistência social nessas escolas, criação de pólos de cultura e turísticos nos municípios da região e implantação do programa de controle de homicídios Fica Vivo.

A audiência contou com 138 inscritos que analisaram oito projetos estruturadores: "Combate à Seca e Inclusão Produtiva", "Minas sem Fome", "Prevenção Social da Criminalidade", "Gestão Integrada de Ações e Informações de Defesa Social", "Regionalização: Urgência e Emergência", "Ensino Médio Profissionalizante", "Escola em Tempo Integral" e "Circuitos Culturais de Minas Gerais". Estiveram representados 22 municípios.

Compromisso - O deputado Zé Maia, que presidiu a reunião, exaltou a importância da participação da sociedade no PPAG, sugerindo a melhor maneira de se aplicar os recursos públicos. Ele comemorou o recorde de público registrado este ano durante as audiências e a qualidade das propostas apresentadas.

André Quintão observou a preocupação do Norte de Minas com o desenvolvimento econômico da região, aliado à preservação do meio ambiente e aos investimentos no cidadão. Ele reafirmou o compromisso da comissão que preside de analisar cada uma das sugestões. "O princípio da eqüidade é que deve ser seguido pelas políticas públicas", defendeu. Ao citar emendas populares apresentadas nos anos anteriores e que foram acatadas pelo governo, o deputado afirmou que a participação da sociedade não é uma simples peça decorativa em Minas Gerais.

Presenças - Além dos deputados citados na matéria, também compuseram a mesa dos trabalhos o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cori Ribeiro (PPS); o diretor Central de Planejamento, Programação e Normas da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), André Abreu Reis; e o superintendente Central de Gestão Estratégica e Ações da Seplag, João Victor Rezende.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715