CCJ analisa autorização de empréstimo do BID para o Estado

O Projeto de Lei (PL) 2.832/08, do governador, que autoriza o Executivo a contratar empréstimo de US$ 40 milhões com ...

13/11/2008 - 00:01
 

CCJ analisa autorização de empréstimo do BID para o Estado

O Projeto de Lei (PL) 2.832/08, do governador, que autoriza o Executivo a contratar empréstimo de US$ 40 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), teve parecer pela constitucionalidade aprovado em reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa de Minas Gerais nesta quinta-feira (13/11/08). A proposição segue agora para receber parecer da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

A operação de crédito será destinada à execução do Projeto de Fortalecimento Institucional para Modernização da Gestão Fiscal do Estado (Profort-SEF). De acordo com o projeto, o empréstimo tem como objetivo o implemento de gestão de receitas e a viabilização de ações de melhoria nas áreas de controle e acompanhamento financeiro.

Para a realização da operação, o PL 2.832/08 prevê o oferecimento de contragarantia à União, por meio de vinculação de receitas tributárias, sendo que o Orçamento do Estado deverá consignar anualmente os recursos necessários ao atendimento das despesas relativas à amortização, juros e demais encargos. A proposição também estabelece que os recursos do empréstimo serão depositados em instituições financeiras credenciadas a operar com o Estado. O relator da proposição foi o deputado Hely Tarqüínio (PV), sendo que o parecer foi lido pelo presidente da comissão, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

Outro projeto que teve parecer pela constitucionalidade foi o PL 2.577/08, do governador, que autoriza o Executivo a permutar imóvel de propriedade do Estado no município de Fama com outro imóvel localizado na mesma cidade e de propriedade da prefeitura. O terreno do Estado tem área de 750 m² e o da prefeitura, 686 m². A permuta tem como objetivo suprir a necessidade da prefeitura de construir um velório municipal. O relator da proposição foi o deputado Neider Moreira (PPS).

Também foi aprovado parecer pela constitucionalidade do PL 2.853/08, do deputado Dalmo Ribeiro Silva, que institui o Dia da Leitura, a ser comemorado anualmente no dia 12 de outubro. No parecer, o relator, deputado Antônio Júlio (PMDB), opinou pela aprovação com a emenda n° 1, que apresentou. Essa emenda suprime o artigo 2° do projeto, que estabelece que o evento passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado.

Foi adiada a análise do PL 2.814/08, do deputado Sargento Rodrigues (PDT), que garante aos militares do Estado legalmente responsáveis por excepcional em tratamento especializado o direito à redução de sua jornada de trabalho para 20 horas semanais (altera o artigo 1° da Lei 9.401, de 1986). O relator, deputado Neider Moreira, solicitou prazo regimental. Na reunião, foram ainda aprovadas cinco proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), presidente; Neide Moreira (PPS), Sargento Rodrigues (PDT), Antônio Júlio (PMDB) e Ademir Lucas (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715