Comissão de Política Agropecuária aprova audiências públicas

Cinco requerimentos foram aprovados durante a reunião da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assemb...

11/11/2008 - 00:01
 

Comissão de Política Agropecuária aprova audiências públicas

Cinco requerimentos foram aprovados durante a reunião da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais desta terça-feira (11/11/08), sendo três deles para a realização de audiências públicas. Duas delas já estão com data marcada, ambas pedidas pelos deputados da comissão. No próximo dia 20, às 10 horas, no Auditório, eles reúnem-se com convidados para discutir o transporte rodoviário de trabalhadores rurais. Também foram convidados os deputados da Comissão de Transporte.

Já no dia 25 de novembro, também às 10 horas, no Auditório, a audiência pública vai tratar da crise dos produtores de leite. O objetivo é discutir e encaminhar soluções para os produtores, que reclamam do valor pago a eles pelo litro de leite, e do aumento de preço dos insumos. O deputado Padre João (PT) lembrou a realização, em 2001, da CPI do Leite. "Sete anos depois, nada foi feito", afirmou, solicitando que seja convidado representante do Ministério Público para a presente audiência. "O produtor e o consumidor, as extremidades da linha, estão perdendo. Enquanto o leite custa, às vezes, mais de dois reais, o produtor recebe entre 40 e 50 centavos por litro", comentou o deputado Antônio Carlos Arantes (PSC). Para a audiência, serão convidados também os membros da Comissão de Defesa do Consumidor.

A terceira audiência pública foi solicitada por Padre João. Ele pretende discutir a outorga de lançamento de efluentes nos cursos de água, disciplinada pela Deliberação Normativa 24, de outubro de 2008, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. "Minas Gerais tem um formato exemplar, com o trabalho de gestão feito pelos conselhos regionais, mas fomos surpreendidos com essa deliberação. Mais uma vez, nos sentimos como em uma armadilha", disse o parlamentar. De acordo com a deliberação, os esgotos domésticos, agropecuários, de aqüicultura, industriais e demais resíduos líquidos necessitarão de autorização do Estado, por meio da outorga, para serem lançados em corpos de água. "Se não foi discutido antes, que seja discutido aqui", enfatizou.

O deputado Vanderlei Jangrossi (PP) teve aprovados dois requerimentos. Um deles convida o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, para expôr o plano de ações sobre transporte animal em Minas Gerais. O segundo solicita uma visita dos deputados da comissão à Assembléia Legislativa de São Paulo para conhecer os trabalhos em relação ao etanol no Estado paulista. O parlamentar lembrou aos presentes que o dia da reunião, 11 de novembro, marca a comemoração do aniversário de seu partido, o Partido Progressista (PP).

Presenças - Deputados Vanderlei Jangrossi (PP), presidente; Padre João (PT), vice; e Antônio Carlos Arantes (PSC).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715