Plenário recebe projeto que reduz Reserva Serra Azul, em Jaíba

Vai começar a tramitar na Assembléia Legislativa de Minas Gerais um projeto de lei que autoriza a desafetação de part...

04/11/2008 - 00:01
 

Plenário recebe projeto que reduz Reserva Serra Azul, em Jaíba

Vai começar a tramitar na Assembléia Legislativa de Minas Gerais um projeto de lei que autoriza a desafetação de parte da área da Reserva Biológica Serra Azul, no município de Jaíba, Norte de Minas. A desafetação desvincula juridicamente parte do terreno, ou seja, ele deixa de ser reserva biológica. A proposição foi enviada pelo governador do Estado, Aécio Neves, lida na Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (4/11/08) e transformada no PL 2.858/08. Também foi designada a Comissão Especial de Indicação de Paulo José Araújo para o Conselho Estadual de Educação.

Segundo a mensagem do governador, a providência decorre de nova avaliação feita pelo grupo de trabalho que reexaminou a área e que recomendou o redimensionamento da reserva, com o argumento de que "as áreas excluídas não têm relevância ambiental" e que seu potencial produtivo tem importância social e econômica para a região do Projeto Jaíba. Hoje, a reserva tem aproximadamente 7.285 hectares. A proposta é de desvincular 3.183,6545 hectares, o que deixaria a reserva com 3.840,9491 hectares.

Fazendo uso do artigo 70 do Regimento Interno, para tratar de assunto relevante, o deputado Getúlio Neiva (PMDB), falou sobre a tramitação do Projeto de Lei (PL) 637/07, do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), mais conhecido como o projeto do "ICMS Solidário", que propõe uma nova distribuição da parcela da receita do produto da arrecadação do ICMS pertencente aos municípios (altera a Lei Robin Hood). "O projeto terá seu parecer apreciado na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) nesta quarta-feira, dia 5, às 10 horas. Sua aprovação ainda este ano é muito importante. Não há como trabalhar desigualdades sociais se não corrigirmos as desigualdades regionais", disse Neiva.

O deputado também fez um apelo aos prefeitos para que compareçam à ALMG, como forma de incentivar a finalização do trâmite do projeto ainda em 2008. "Todos os parlamentares mineiros devem debruçar-se sobre esse projeto, que já está na Casa há seis anos." O relator do PL na FFO é o deputado Zé Maia (PSDB). Em reunião anterior, foi distribuída cópia (avulso) do parecer que conclui pela aprovação do projeto na forma do Substitutivo nº 2, e pela rejeição do Substitutivo nº 1, da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização.

A Presidência da Mesa deferiu, ainda, requerimento dos deputados Sargento Rodrigues (PDT) e André Quintão (PT), para que o Projeto de Lei Complementar (PLC) 45/08 seja encaminhado à comissão seguinte a que foi distribuído, uma vez que a Comissão de Administração Pública perdeu o prazo para emitir parecer.

Comissão especial - Foi designada a Comissão Especial para Emitir Parecer sobre Indicação de Paulo José de Araújo para compor o Conselho Estadual de Educação. São eles: pelo Bloco Social Democrata (BSD), Lafayette de Andrada (PSDB), efetivo e Rêmolo Aloise (PSDB), suplente; pelo Bloco Parlamentar Social (BPS), Sebastião Costa (PPS), efetivo e Fábio Avelar (PSC), suplente; pelo PMDB, Gilberto Abramo (efetivo) e Sávio Souza Cruz (suplente); pelo PCdoB, Carlin Moura (efetivo) e pelo PT, André Quintão (suplente); pelo DEM, Elmiro Nascimento (efetivo) e Maria Lúcia Mendonça (suplente). O deputado Almir Paraca (PT), informou que o PT abriu mão da vaga de membro efetivo na comissão em favor do PCdoB.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715