Pé-de-moleque de Piranguinho pode se tornar patrimônio cultural

Está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em 1º turno, o proje...

29/10/2008 - 00:01
 

Pé-de-moleque de Piranguinho pode se tornar patrimônio cultural

Está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em 1º turno, o projeto que declara patrimônio cultural do Estado o processo artesanal de fabricação do doce pé-de-moleque produzido em Piranguinho, na região Sul de Minas. O Projeto de Lei (PL) 2.719/08, do deputado Durval Ângelo (PT), que trata desse assunto, recebeu parecer favorável da Comissão de Cultura, nesta quarta-feira (29/10/08), sem emendas. Piranguinho é considerada a "capital do pé-de-moleque". Em junho, quando acontece sua festa temática, é confeccionado o maior pé-de-moleque do mundo. Em 2008, o doce produzido foi de 13 metros.

A relatora do PL 2.719/08, deputada Maria Lúcia Mendonça (DEM), destaca que o mérito do projeto é indicar ao Executivo e ao Ministério Público a importância de preservar esse processo artesanal de produção do doce. Isto porque a caracterização como bem cultural a ser protegido só será concluída após o seu registro pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). "Em que pesem opiniões divergentes, o entendimento majoritário no mundo jurídico é o de que o registro de um bem cultural é ato eminentemente administrativo, praticado pelo órgão estatal competente", lembra a deputada.

É o mesmo caso do processo tradicional de fabricação, em alambique, da cachaça de Minas, explica a relatora. Reconhecido como patrimônio cultural por meio da Lei 16.688, de 2007, até o momento ele não tem seu registro cultural efetivado, nos termos do Decreto 42.505, de 2002. Esse decreto institui as formas de registro de bens culturais de natureza imaterial ou intangível que constituem patrimônio cultural do Estado.

Requerimentos aprovados

* Do deputado Délio Malheiros (PV), que solicita audiência com a Comissão de Segurança Pública, para discutir o tráfico de peças sacras, obras de arte e outros bens culturais, bem como a viabilidade de criação de delegacia especializada na defesa do patrimônio histórico e cultural.

* Do deputado Sargento Rodrigues (PDT), que solicita manifestação de aplauso para a atleta mineira de xadrez Fernanda dos Santos Rodrigues, de 11 anos, pela conquista de título concedido pela Federação Internacional de Xadrez. Ela é filha do capitão BM Waldeci Gouveia Rodrigues e de Maria das Graças Rodrigues. A presidente da comissão, deputada Gláucia Brandão (PPS), informou que Fernanda será recebida pela comissão na próxima reunião, a pedido do parlamentar.

Presenças - Participaram da reunião as deputadas Gláucia Brandão (PPS), presidente, e Maria Lúcia Mendonça (DEM) e o deputado Dimas Fabiano (PP).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715