Norte de Minas vai sediar última audiência de revisão do PPAG

A população do Norte de Minas terá a oportunidade, no dia 13 de novembro, de apresentar propostas para aperfeiçoar o ...

30/10/2008 - 00:01
 

Norte de Minas vai sediar última audiência de revisão do PPAG

A população do Norte de Minas terá a oportunidade, no dia 13 de novembro, de apresentar propostas para aperfeiçoar o Plano Plurianual de Ação Governamental (2008-2011). A audiência pública de revisão do plano será na Câmara Municipal de Montes Claros (Av. Dr. João Luiz de Almeida, 40), a partir das 9 horas. O PPAG é uma lei que estabelece quanto e de que forma o governo vai investir o dinheiro público em setores como saúde, educação, estradas, meio ambiente, segurança e assistência social. Além da audiência marcada para Belo Horizonte, entre os dias 5 e 7 de novembro, três cidades no interior do Estado já sediaram audiências regionais: Itaobim, Ituiutaba e Barbacena.

As inscrições para a audiência de Montes Claros são gratuitas e poderão ser feitas no próprio local da realização do encontro, a partir das 8 horas. As propostas de alteração do PPAG 2008-2011 devem ser apresentadas por escrito, em formulário próprio, durante a realização dos trabalhos de grupo na audiência pública. As sugestões serão encaminhadas às comissões de Participação Popular (CPP) e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) e, se aprovadas, serão incorporadas ao PPAG.

Participam da abertura dos trabalhos o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP); o subsecretário de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Thiago Coelho Toscano; e os deputados Zé Maia (PSDB), presidente da FFO; André Quintão (PT), presidente da CPP; e Lafayette de Andrada (PSDB), relator do projeto de revisão do PPAG 2008-2011.

O deputado André Quintão afirma que, apesar dos estudos técnicos já terem sido iniciados, a grande contribuição virá das entidades, dos fóruns organizados e dos conselhos setoriais, que têm a função de fiscalizar, acompanhar e propor emendas, alternativas e soluções para os desafios enfrentados em Minas. "Percebemos que, ao longo dos anos, as emendas populares apresentadas ao PPAG vêm sendo cumpridas", afirmou. Ele explica que todas as sugestões são analisadas pela comissão, e aquelas com incidência direta no Orçamento e no PPAG são transformadas em emendas. As propostas que são relevantes mas não têm pertinência são encaminhadas, por meio de requerimentos, aos órgãos competentes ou geram audiências públicas.

Para o deputado Zé Maia, a articulação do trabalho das comissões na revisão do PPAG é muito importante porque, enquanto a Comissão de Participação Popular é o canal de acesso da sociedade civil organizada à discussão do plano, a Comissão de Fiscalização Financeira é quem acata ou não as propostas transformadas em sugestões de emendas pela CPP. "A parceria é fundamental para estarmos sintonizados com a sociedade", avalia o deputado. Ele acredita que, em 2008, como nos anos anteriores, essa discussão com as entidades está sendo aprimorada e aprofundada.

Dois grupos analisarão projetos relacionados com a realidade da região

Às 9h30, o subsecretário Thiago Coelho Toscano e o diretor da Central de Planejamento, Programação e Normas da Seplag, André Abreu Reis falarão da "Avaliação e Perspectivas do PPAG 2008-2011". Em seguida, será feita a apresentação dos projetos estruturadores por seus gerentes, e os participantes da audiência serão divididos em dois grupos de trabalho. O primeiro irá analisar o projeto estruturador "Combate à Seca e Inclusão Produtiva", vinculado à Área de Resultado "Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce"; "Minas sem fome", ligado à Área de Resultado "Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva"; e, ainda, os projetos "Prevenção Social da Criminalidade" e "Gestão Integrada de Ações e Informações de Defesa Social", que integram a Área de Resultados "Defesa Social".

O Grupo 2 avaliará o projeto estruturador "Regionalização: urgência e emergência", da Área de Resultados "Vida Saudável"; "Ensino Médio Profissionalizante", vinculado à Área de Resultado "Protagonismo Juvenil"; "Escola em Tempo Integral", que integra a Área de Resultados "Educação de Qualidade"; e "Circuitos Culturais de Minas Gerais", da Área de Resultados "Rede de Cidades e Serviços".

Na plenária final, prevista para iniciar às 15 horas, os gerentes dos projetos estruturadores apresentarão as propostas sugeridas pelos grupos de trabalho.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715