Triângulo pede obras de infra-estrutura no PPAG

A segunda audiência pública para revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008-2011, promovida pela A...

28/10/2008 - 00:01
 

Triângulo pede obras de infra-estrutura no PPAG

A segunda audiência pública para revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008-2011, promovida pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, contou com a presença de mais de 60 pessoas, representando 12 entidades e 11 municípios do Triângulo Mineiro. A reunião foi realizada nesta terça-feira (28/10/08) na Câmara Municipal de Ituiutaba. Os participantes apresentaram 27 sugestões de emendas ao PPAG, principalmente na área de infra-estrutura, como pedidos de asfaltamento e manutenção de rodovias estaduais e construção de pontes e viadutos na região.

As propostas já seguiram para a Comissão de Participação Popular, que vai analisá-las e, caso as considere viáveis sob o ponto de vista de execução, vai encaminhá-las à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), a quem caberá acatá-las ou não. Nesta quinta-feira (30) haverá uma nova audiência, desta vez em Barbacena. E nos dias 5, 6 e 7 de novembro, acontece o encerramento das discussões e apresentação de propostas nas audiências públicas de Belo Horizonte, que vão ocorrer no Plenário da ALMG.

O presidente da FFO, deputado Zé Maia (PSDB), presidiu os trabalhos e salientou a necessidade de obras de infra-estrutura para a região, especialmente o Pontal do Triângulo. Ele lembrou o pioneirismo da Assembléia ao estabelecer a participação da sociedade na elaboração do Orçamento Estadual, dizendo que esse modelo permite o amadurecimento das propostas. "A discussão do Orçamento 2009 começou há quatro anos", afirmou.

Maia leu para os presentes uma mensagem enviada pelo presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), que não pôde comparecer. Na mensagem, Pinto Coelho saúda os participantes e diz que, após as eleições municipais, é hora de se começar a planejar a vida das novas cidades. Por isso, continua, "não poderia haver momento melhor para, juntos, pensarmos também no planejamento do Estado, o que implica pensar no planejamento de todas as suas regiões e, de forma direta ou indireta, de todos os seus municípios".

Ao trazer a reunião reservada ao Triângulo Mineiro para Ituiutaba, o parlamentar justificou que a escolha se deu pela necessidade de se valorizar a participação da população local, uma vez que municípios como Uberaba e Uberlândia já contam com mais prestígio e acesso a discussões desse tipo.

Para o relator do PPAG, deputado Lafayette de Andrada (PSDB), Minas Gerais se destaca nacionalmente na questão do planejamento. A estabilidade econômica, segundo ele, permite que o orçamento deixe de ser considerado uma "peça de ficção" e se transforme em um instrumento de gestão pública eficiente. "O resultado está aí: no último trimestre a economia mineira cresceu 9,5%", índice bem superior à média nacional.

Já o deputado Carlin Moura (PCdoB), membro da Comissão de Participação Popular, ressaltou a importância das sugestões apresentadas nas audiências públicas de revisão do PPAG. Ele citou algumas sugestões citadas nas reuniões que se transformaram em lei, como a implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e de programas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado.

Técnicos apresentam planos para a região

Após a fala dos deputados, técnicos de secretarias estaduais fizeram breves apresentações sobre os planos do governo para a região do Triângulo. Um desses programas é a melhoria da infra-estrutura de transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário, que em 2009 deverá contar com verbas da ordem de R$ 57 milhões, segundo o técnico da Secretaria de Transportes e Obras Públicas, Bruno Alencar.

Outras ações previstas são projetos para atrair investimentos estratégicos de grandes empresas, aumento da capacidade produtiva das companhias já instaladas na região, programas de incentivo à inovação tecnológica e qualificação profissional e instalação de pólos de biotecnologia, biocombustíveis e genética bovina.

Além das sugestões ligadas à infra-estrutura, os participantes pediram também construção de hospital, matadouro, cadeia e um batalhão da Polícia Militar nas cidades da região. Estiveram presentes representantes dos municípios de Cachoeira Dourada, Comendador Gomes, Gurinhatã, Itapagipe, Tupaciguara, Canápolis, Santa Vitória, Capinópolis, Monte Alegre de Minas e Frutal, além de Ituiutaba. Seis prefeitos (atuais ou eleitos), além de muitos vereadores, prestigiaram a reunião.

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715