Roberto Carvalho é eleito em BH e Luiz Tadeu Leite em Montes Claros

Dois deputados estaduais foram eleitos no segundo turno das eleições 2008, realizado neste domingo (26/10/08). O depu...

26/10/2008 - 00:03
 

Roberto Carvalho é eleito em BH e Luiz Tadeu Leite em Montes Claros

Dois deputados estaduais foram eleitos no segundo turno das eleições 2008, realizado neste domingo (26/10/08). O deputado Luiz Tadeu Leite (PMDB) foi eleito prefeito de Montes Claros, no Norte de Minas, e Roberto Carvalho (PT) foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte, na chapa de Márcio Lacerda (PSB). Somando-se à eleição da deputada Elisa Costa (PT) para prefeita de Governador Valadares (no 1º turno), isso significa que a Assembléia Legislativa de Minas Gerais deverá ter três novos deputados a partir de janeiro de 2009, uma vez que os deputados eleitos não poderão acumular os cargos. Eles deverão renunciar ao mandato na ALMG ou ao cargo para o qual foram eleitos. Em caso de renúncia ao mandato parlamentar, serão convocados, para substituí-los na Assembléia, os primeiros suplentes da coligação, nas eleições de 2006. Assim, a bancada do PT passará de nove para 10 deputados e a do PMDB perde um integrante, ficando com oito parlamentares.

Todos os deputados vitoriosos nas eleições municipais são da coligação "A Força do Povo", que elegeu 18 candidatos do PT e do PMDB nas eleições de 2006. Os suplentes que devem assumir mandato na ALMG, com os resultados deste domingo (26), são Públio Chaves (PMDB), segundo suplente, que foi eleito prefeito de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, e Maria Tereza Lara (PT), terceira suplente. Caso Chaves opte pelo mandato de prefeito de Ituiutaba, a vaga será do quarto suplente, ex-deputado Adelmo Carneiro Leão (PT). O primeiro suplente da coligação é Carlos Gomes (PT), que deverá assumir no lugar de Elisa Costa (PT), eleita para a prefeitura de Governador Valadares.

Já o deputado Paulo Cesar (PDT), candidato a prefeito em Nova Serrana, permanece na Assembléia, até que sua situação seja decidida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar de ter sido o mais votado nas eleições, o TRE não contabiliza os votos, porque sua candidatura foi indeferida. O processo está no TSE, nas mãos do relator, ministro Eros Grau, que não tem prazo para emitir o parecer.

Conheça os suplentes

O advogado Públio Chaves (PMDB) foi prefeito de Cachoeira Dourada e eleito para a prefeitura de Ituiutaba em 1998, 2002 e 2008. Candidatou-se a deputado, em 2006, pelo PMDB, tendo recebido 35.936 votos. A pedagoga e atual diretora do Ceasa-MG, Maria Tereza Lara (PT), foi vereadora em Betim e deputada na Assembléia por dois curtos períodos entre 1999 e 2000, ocupando vagas temporárias. Depois foi eleita para a legislatura 2003/2007. Em 2006, recebeu 35.013 votos.

O médico e professor Adelmo Carneiro Leão (PT) foi deputado por quatro legislaturas, entre 1991 e 2007, com um afastamento em 2000 para ocupar a Secretaria de Estado da Saúde. Atualmente é superintendente regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MG). Em 2006, recebeu 32.646 votos. No primeiro turno, a deputada Elisa Costa (PT) foi eleita prefeita de Governador Valadares e abriu vaga para o primeiro suplente, Carlos Gomes (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715