Prorrogada até 3/11 inscrição para audiência de revisão do PPAG em BH

Foi prorrogado até a próxima segunda-feira (3/11/08) o período de inscrição para a Audiência Pública de Revisão do Pl...

21/10/2008 - 00:03
 

Prorrogada até 3/11 inscrição para audiência de revisão do PPAG em BH

Foi prorrogado até a próxima segunda-feira (3/11/08) o período de inscrição para a Audiência Pública de Revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008-2011 em Belo Horizonte, que será realizada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais entre os dias 5 e 7 de novembro. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas pelo site da ALMG (www.almg.gov.br) ou das 9 às 18 horas, pelo fax (31) 2108-7670. Os interessados também podem se inscrever pessoalmente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), à Rua Rodrigues Caldas, 30 - Bairro Santo Agostinho. O telefone é (31) 2108-7800. O prazo anterior era 30/10.

As audiências têm o objetivo de debater o projeto de revisão do PPAG 2008-2011 e coletar sugestões de alterações e novas propostas dos participantes. Antes da audiência final, em Belo Horizonte, outras três audiências serão realizadas no interior do Estado, em Itaobim (23/10), Ituiutaba (28/10) e Barbacena (30/10).

Deputados enfatizam contribuição das entidades para planejamento do Estado

O presidente da Comissão de Participação Popular (CPP) da ALMG, deputado André Quintão (PT), afirma que, apesar dos estudos técnicos já terem sido iniciados, a grande contribuição para os trabalhos virá das entidades, dos fóruns organizados e dos conselhos setoriais, que têm a função de fiscalizar, acompanhar e propor emendas, alternativas e soluções para os desafios enfrentados em Minas Gerais. "Percebemos que, ao longo dos anos, as emendas populares apresentadas ao PPAG vêm sendo cumpridas", afirmou. Ele explica que todas as sugestões são analisadas pela comissão e aquelas com incidência direta no Orçamento e no PPAG são transformadas em emendas. As propostas que são relevantes mas não têm pertinência são encaminhadas, por meio de requerimentos, aos órgãos competentes ou geram audiências públicas.

Para o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, deputado Zé Maia (PSDB), a articulação do trabalho das comissões na revisão do PPAG é muito importante porque, enquanto a Comissão de Participação Popular é o canal de acesso da sociedade civil à discussão do PPAG, a Comissão de Fiscalização Financeira é quem acata ou não as propostas transformadas em sugestões de emendas pela CPP. "A parceria é fundamental para estarmos sintonizados com a sociedade", avalia o deputado. Ele acredita que, em 2008, como nos anos anteriores, essa discussão com as entidades está sendo aprimorada e aprofundada.

O relator do projeto de revisão do PPAG 2008-2011, deputado Lafayette de Andrada (PSDB), recorda que a proposta original do Plano Plurianual já contou com centenas de contribuições populares. "A revisão do PPAG é um instrumento importante para o governo do Estado fazer os ajustes necessários, já que se trata de um plano de médio prazo", afirmou Andrada.

A abertura da audiência da Capital será às 9 horas e terá a presença do presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; dos deputados Zé Maia (PSDB), André Quintão (PT) e Lafayette de Andrada (PSDB), membro da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e relator do projeto de revisão do PPAG 2008-2011; e o subsecretário de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Thiago Coelho Toscano. Às 10 horas, a secretária Renata Vilhena e o subsecretário Thiago Toscano abordarão o tema "Avaliação do PPAG 2008-2011 e perspectivas de sua revisão para o exercício de 2009". Em seguida, o deputado Zé Maia coordenará os debates.

Grupos de trabalho debaterão 11 Áreas de Resultados

No decorrer dos três dias de audiência, 14 grupos de trabalho estudarão os projetos estruturadores relacionados às 11 Áreas de Resultados: "Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce", "Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva", "Rede de Cidades e Serviços", "Logística de Integração e Desenvolvimento", "Protagonismo Juvenil", "Defesa Social" (que será abordado em duas etapas), "Vida Saudável" (que será abordado em duas etapas), "Investimento e Valor Agregado da Produção" (que será abordado em duas etapas), "Educação de Qualidade", "Inovação, Tecnologia e Qualidade" e "Qualidade Ambiental".

A dinâmica do trabalho dos grupos prevê uma exposição sobre os projetos estruturadores pelos gerentes e, em seguida, o debate e apresentação de propostas. No último dia de audiência, 7 de novembro, às 14 horas, começa a plenária final com apresentação das propostas dos grupos de trabalho pela secretária Renata Vilhena. Os debates serão coordenados pelo presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão. A partir das 16 horas, será feita a entrega das propostas aos presidentes das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Participação Popular.

Cartilha - Um hotsite sobre a revisão do PPAG foi criado no site da ALMG para reunir as informações disponíveis sobre o assunto. Nessa seção, os interessados podem consultar uma cartilha elaborada pelas Gerências-Gerais de Consultoria Temática, de Projetos Institucionais e de Imprensa e Divulgação com orientações sobre o ciclo orçamentário e as possibilidades de intervenção da população nos projetos de planejamento do Estado.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715