Comissão de Direitos Humanos aprova audiências públicas

Cinco requerimentos de audiências públicas foram aprovados nesta quarta-feira (15/10/08) na reunião da Comissão de Di...

15/10/2008 - 00:01
 

Comissão de Direitos Humanos aprova audiências públicas

Cinco requerimentos de audiências públicas foram aprovados nesta quarta-feira (15/10/08) na reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Um deles é do presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), que solicita a realização de audiência pública para debater a situação de cerca de 600 famílias moradoras da Vila da Luz, região nordeste de Belo Horizonte, ameaçadas de despejo pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit).

Outro requerimento, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), é para a realização de audiência pública em Conceição do Rio Verde para averiguar a situação das investigações policiais sobre o assassinato de José Oscar Paiva, ocorrido no dia 3 de março de 2008. Segundo Dalmo Ribeiro Silva, a reunião poderá contribuir com as investigações do assassinato, que teve grande repercussão no município. Outra audiência pública foi solicitada por Durval Ângelo, com o objetivo de debater o contexto histórico da identificação de veículos no Estado. Na ocasião, será lançado o livro Contexto histórico da identificação de veículos, do policial civil Lucas Gomes Arcanjo.

Outros requerimentos aprovados tratam de denúncias trazidas durante a fase de "pinga-fogo" por alunos da PUC Minas São Gabriel. Segundo Paulo Henrique Fernandes, seis estudantes foram suspensos pela universidade devido a perseguições políticas. O deputado Durval Ângelo apresentou requerimentos para a realização de audiência pública para debater o tema, para que os alunos sejam encaminhados à Ouvidoria Educacional de Minas Gerais e que o reitor da universidade preste informações sobre o ocorrido.

Na fase de "pinga-fogo", também foi apresentada denúncia de perseguição e assédio moral sofrido pela professora Ivone de Souza na Escola Estadual José Bonifácio. Diante das denúncias, foram aprovados requerimentos do deputado Durval Ângelo para que a Secretaria de Educação informe o motivo de transferência da professora e que a Ouvidoria Educacional converse com pais e alunos da escola sobre as denúncias apresentadas. Também foi aprovado requerimento, de Durval Ângelo, para que sejam encaminhadas à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, à delegacia de polícia de Sabará e à Promotoria Eleitoral cópias das notas taquigráficas da reunião da comissão do dia 24 de setembro.

Fundo de assistência judiciária será debatido novamente

Foi aprovado requerimento do deputado Durval Ângelo para realização de nova audiência pública para debater a implementação em Minas Gerais de um fundo de assistência judiciária para solucionar o problema dos processos parados na Justiça devido à falta de condições das partes envolvidas de pagarem os custos das perícias judiciais. Na última quarta-feira (8), a comissão realizou uma primeira audiência para debater o assunto. Na reunião, que contou com a presença de representantes do Judiciário, Executivo, Defensoria Pública e peritos judiciais, foi debatida a necessidade de solucionar os problemas da prestação jurisdicional para os mais necessitados.

Foram aprovados outros requerimentos apresentados por Durval Ângelo referentes a sugestões apresentadas durante a reunião que debateu o fundo de assistência judiciária. Os requerimentos pedem que sejam encaminhadas as notas taquigráficas da reunião para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, para a Secretaria de Estado de Fazenda, para a Corregedoria-Geral de Justiça e para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também solicitam que sejam encaminhados ao CNJ cópias dos decretos que implementaram o fundo em São Paulo.

Outros requerimentos têm como objetivo obter informações para subsidiar o próximo debate sobre o assunto. Eles pedem que o Tribunal de Justiça informe o número de processos convertidos em perícias judiciais, o número de processos com tramitação paralisada aguardando a realização de perícia e o tipo de perícia que demora mais tempo para ser realizada; e que a Associação dos Peritos Judiciais de São Paulo informe sobre a efetividade do fundo existente no Estado.

Presenças - Deputados Durval Ângelo (PT), presidente; Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Ronaldo Magalhães (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715