ALMG vence etapa nacional do Prêmio Aberje com Expresso Cidadania

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais foi a vencedora da etapa nacional da 34ª edição do Prêmio Aberje (Associação...

09/10/2008 - 00:06
 

ALMG vence etapa nacional do Prêmio Aberje com Expresso Cidadania

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais foi a vencedora da etapa nacional da 34ª edição do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) com o projeto Expresso Cidadania, desenvolvido para incentivar a participação política e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos. É a primeira vez que uma Casa Legislativa ganha o Prêmio Aberje, em nível nacional.

O presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), recebeu pessoalmente a premiação em solenidade realizada no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, na noite desta quarta-feira (8/10/08). A ALMG concorreu na categoria "Eventos Especiais". Uma das mais conceituadas premiações brasileiras na área da Comunicação, o Prêmio Aberje contou, este ano, com 423 trabalhos em disputa, de 178 instituições de todo o Brasil.

O presidente Alberto Pinto Coelho afirmou que o sucesso do Expresso Cidadania mostra que o projeto está em sintonia com o momento vivido pelo país. "O prêmio Aberje é uma conquista de grande significado. É um estímulo muito importante para que continuemos com a proposta. O Expresso Cidadania valoriza o exercício pleno da cidadania e precisa ser ampliado", afirmou o presidente. "Ao incentivar o voto do jovem e estimular a sua participação política, o projeto reflete a crença do Legislativo na juventude, na sua responsabilidade cidadã e no seu poder de transformar o país", disse Pinto Coelho.

O Expresso Cidadania mobilizou cerca de 19 mil estudantes de 17 cidades mineiras, em uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e com a Secretaria de Estado de Educação. Entre março e abril deste ano foram emitidos 4.818 títulos de eleitor e 2.855 carteiras de identidade. Também foram promovidas várias atividades, tais como palestras, painéis temáticos, esquetes teatrais, oficinas de texto, de leitura, de vídeo e de fotografia, que alimentaram o blog do projeto (www.expressocidadania.blogspot.com).

Os demais concorrentes da etapa nacional, juntamente com a Assembléia, foram as empresas Volvo, Vale e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Além da Assembléia, também a Vale foi premiada. Na etapa regional, a ALMG disputou com a Fundação Banco do Brasil e a Petrobras.

Premiação dá visibilidade ao trabalho da Assembléia

O presidente Alberto Pinto Coelho participou da premiação em São Paulo acompanhado do diretor-geral da ALMG, Eduardo Moreira; do secretário-geral da Mesa, José Geraldo de Oliveira Prado; e do diretor de Comunicação Institucional, Lúcio Pérez. Eduardo Moreira disse que a conquista do Expresso Cidadania mostra que a instituição está no caminho certo. "Uma boa idéia, quando é feita com competência, tem tudo para dar certo. Esses grandes projetos ajudam a colocar o Poder Legislativo no centro das discussões políticas do Estado, o que representa o fortalecimento da democracia e da participação da sociedade". O secretário-geral da Mesa, José Geraldo Prado, considera que a premiação aumenta a responsabilidade da instituição legislativa. "E o projeto foi uma importante oportunidade da Assembléia mostrar o que tem feito para a formação da cidadania", destacou. O diretor Lúcio Pérez destacou o alto nível dos participantes e disse que a vitória da Assembléia se reveste de especial significado ao projetar o trabalho da instituição em segmentos da sociedade que conhecem pouco ou nada de suas atividades.

Para Vinícius Alzamora, diretor da Tom Comunicação, o ineditismo e a ousadia são o diferencial do Expresso Cidadania. "Foi gratificante, pois nos envolvemos em todas as etapas", disse ele. Já o gerente da Asa Comunicação, Marcelo Branquinho, ressaltou que o trabalho conjunto mostrou resultados. "A Assembléia mineira reafirma a característica de criar projetos inovadores. Esse foi um projeto completo, com linha de comunicação bem pensada, bem planejada e executada", disse. As duas agências atendem à Assembléia de Minas e participaram do desenvolvimento da campanha de comunicação do projeto.

 

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