Governador veta projeto de controle de desmontes de veículos

Dez mensagens do governador foram recebidas na Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (7/10/08), na Assemblé...

07/10/2008 - 00:01
 

Governador veta projeto de controle de desmontes de veículos

Dez mensagens do governador foram recebidas na Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (7/10/08), na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Entre elas estão o veto a uma proposição que visa controlar o desmonte de veículos no Estado, o Orçamento 2009 e a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008-2011.

A mensagem 281/08 comunica que o governador decidiu opor veto total à Proposição de Lei 18.682 (oriunda do Projeto de Lei 429/07, do deputado Leonardo Moreira, do DEM) que dispõe sobre o controle do desmonte de veículos. Ouvida a Secretaria de Estado de Defesa Social, ela manifestou oposição à proposta, sob a alegação de que a matéria é relacionada ao trânsito e sua segurança, assunto de competência privativa da União. A fundamentação baseou-se na decisão do Supremo Tribunal Federal, instado a se pronunciar em relação a uma ação direta de inconstitucionalidade proposta no Espírito Santo.

Orçamento - O Orçamento 2009 estima a receita e fixa a despesa do Estado em R$ 38.978.230.513,00. Em relação a 2008, a receita apresenta crescimento de 10%. A principal fonte de receita estadual continua sendo o ICMS, que tem arrecadação estimada em R$ 23,6 bilhões, representando 84% da receita tributária. No Orçamento 2008, a previsão de receita do ICMS era de R$ 19,8 bilhões.

Do total da receita prevista para o exercício de 2009, 94% correspondem às receitas correntes, com a receita tributária participando com 67%; e 6% às receitas de capital (R$ 2,4 bilhões). Entre as receitas de capital, a maior participação refere-se às receitas de operação de crédito, com 61% (R$ 1,4 bilhão), tendo crescido 570% em relação a 2004, viabilizando, segundo o Executivo, "os principais investimentos do governo e a solidez da gestão fiscal".

Do total de despesas previstas para 2009, 84% são despesas correntes, 15% despesas de capital e 1% destinado à reserva de contingência. A despesa de pessoal do Executivo é de R$ 12,3 bilhões (46,03% da Receita Corrente Líquida do Estado). O limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 46,55% e o máximo, de 49%. As despesas de pessoal e encargos sociais possuem a maior representatividade no Orçamento, correspondendo a 40% do total da despesa fiscal e a 48% das despesas correntes. Estão também previstos os investimentos das empresas controladas pelo Estado, orçados para 2009 em R$ 11 bilhões (207% de crescimento em relação a 2004). Os recursos previstos para os 57 projetos estruturadores são de R$ 4,97 bilhões, o que representa aumento de R$ 824,2 milhões em relação a 2008.

PPAG - Também na reunião, foi lida a mensagem que encaminha o projeto de lei de revisão do PPAG 2008-2011, para o exercício de 2009. O PPAG, que agora terá sua primeira revisão, prevê 13 áreas de resultados, e cada uma delas possui um conjunto de objetivos estratégicos, indicadores finalísticos, projetos estruturadores, agenda setorial do Choque de Gestão e metas de desempenho setorial que materializam a estratégia de Minas para o período 2007-2023. As áreas de resultados são: Educação de Qualidade; Protagonismo Juvenil; Investimento e Valor Agregado da Produção; Inovação, Tecnologia e Qualidade; Desenvolvimento do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce; Logística de Integração e Desenvolvimento; Rede de Cidades e Serviços; Vida Saudável; Defesa Social; Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva; Qualidade e Inovação na Gestão Pública; Qualidade Ambiental; e Qualidade Fiscal.

Conselho - Outra mensagem recebida encaminha projeto de lei que dispõe sobre o Conselho Estadual de Turismo. O governador explica que a proposta busca dotar o conselho de nova estrutura, compatível com a projeção adquirida por esse segmento. Torna-se inadiável, na visão do Governo do Estado, rever a composição do conselho e também redefinir suas atribuições.

Justiça Militar - O governador também encaminhou à ALMG mensagem incluindo projeto de lei que autoriza a abertura de crédito suplementar de R$ 925 mil em favor do
Tribunal de Justiça Militar. A mensagem explica que o crédito destina-se a cobrir despesas com: auxílios, para fazer face ao reajuste no auxílio-creche concedido aos servidores do Poder Judiciário, no valor de R$ 100 mil; despesas com proventos de pensionistas, tendo em vista o falecimento de magistrados inativos da Justiça Militar, no valor de R$ 400 mil; e outras despesas correntes referentes ao reajuste do contrato de locação do imóvel onde funcionam as Auditorias Militares e de aquisição de material de consumo, no valor de R$ 425 mil.

As fontes de recursos para cobrir tais despesas virão: da anulação de dotação orçamentária do Tribunal, no valor de R$ 400 mil; e do excesso de arrecadação da receita de recursos diretamente arrecadados, previsto para o corrente exercício, no valor de R$ 525 mil.

Bancos estaduais - A mensagem 286/08 encaminha projeto que visa alterar a Lei 13.439, de 1999, a qual autoriza o Executivo a negociar e a alienar os direitos, créditos e bens imóveis da extinta Minascaixa e os adquiridos pelo Estado no processo de alienação das ações representativas do controle acionário dos ex-bancos estatais mineiros Credireal e Bemge.

Conforme a justificativa da mensagem, o projeto visa estabelecer novos critérios para aplicação de correção monetária e juros e ampliar prazos de pagamento, com o objetivo de otimizar a renegociação de créditos oriundos da liquidação daquelas instituições. Os créditos a recuperar das três instituições são estimados, de acordo com o Governo do Estado, em R$ 880 milhões, em valores de dezembro de 2007. Ainda, na visão do Executivo, "a iniciativa tornará as condições de pagamento mais atraentes e acessíveis aos devedores remanescentes, viabilizando o aumento da recuperação dos créditos, com salutar reflexo no fluxo de caixa do Estado".

Foi também recebida no Plenário mensagem encaminhando proposta de emenda ao PL 2.578/08, do governador, que trata da contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição da República.

A emenda proposta acrescenta dispositivos com duplo objetivo: viabilizar a contratação de pessoal temporário para substituir pessoal efetivo, no caso de afastamento ou licença e em função de relevante interesse público; e estender ao pessoal temporário, contratado por prazo superior a seis meses, a concessão da gratificação por produtividade instituída pela Lei 17.600, de 2008.

Escolas - Durante a reunião, foram recebidas ainda três mensagens encaminhando projetos de lei que dão denominação a três escolas estaduais, nos seguintes municípios: Escola Estadual Floriano Witt, em Resplendor (nome anterior da escola: São Simeão); Escola Estadual Rubem Esteves Ruffo, em Oliveira Fortes; e Escola Estadual Aline Dias Neves, em São João das Missões.

Requerimento - Foi deferido o requerimento do deputado Agostinho Patrús Filho (PV), para que o PL 2.561/08 seja encaminhado à comissão seguinte a que foi distribuído, uma vez que a Comissão de Constituição e Justiça perdeu o prazo para emitir parecer.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715