Ceac e TV Assembléia debatem papel das câmaras municipais

A atuação das câmaras municipais, a relação com as prefeituras e as principais questões que envolvem os vereadores se...

29/09/2008 - 00:05
 

Ceac e TV Assembléia debatem papel das câmaras municipais

A atuação das câmaras municipais, a relação com as prefeituras e as principais questões que envolvem os vereadores serão temas do segundo debate ao vivo que a TV Assembléia transmitirá no próximo domingo (5/10/08), data do primeiro turno das Eleições 2008. Com início às 10h30 e duração de uma hora, o debate será com a professora Fátima Anastasia, do Centro de Estudos Legislativos do Departamento de Ciências Políticas da UFMG; com o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Totó Teixeira; e com os servidores Guilherme Wagner Ribeiro e Wladimir Rodrigues, da Gerência-Geral de Consultoria Temática, que colaboram com o Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Em um cenário eleitoral com a cobertura jornalística focada na disputa pelas prefeituras, a iniciativa vai possibilitar a discussão do papel do vereador nos assuntos das cidades. A parceria é do Ceac com a TV Assembléia (canal 11 do sistema a cabo, em Belo Horizonte). A coordenadora do Ceac, Daniela Santiago, lembra que as câmaras têm competência para tratar de temas importantes para as cidades, como a formulação das políticas públicas e a fiscalização dos atos do Executivo. "Será um momento dedicado a elas, valorizando-as", destaca. Outra questão a ser discutida é a relação entre câmaras e prefeituras no contexto das regras atuais sobre fidelidade partidária.

Projeto - O Ceac, a Escola do Legislativo da Assembléia de Minas e o Centro de Estudos Legislativos da UFMG desenvolvem um projeto de pesquisa cujo objetivo é estudar os instrumentos de participação cidadã nas câmaras. A idéia é que, a partir desse estudo, os parlamentos municipais sejam estimulados a criar mecanismos institucionalizados de participação popular.

Mais de 50 mil candidatos vão disputar as 7.870 vagas de vereador em Minas Gerais nas eleições de outubro. O total é inferior ao das eleições de 2004, quando 56.388 candidatos disputaram 7.853 vagas nas câmaras. Em 2000, o número de candidatos foi ainda maior, bem como as vagas em disputa: 59.999 candidatos e 9.093 vagas de vereador no Estado.

Ceac tem equipe de atendimento nas Eleições 2008

Além do debate na TV, o Ceac participará das Eleições 2008 com uma espécie de "posto avançado" na Galeria de Arte do Palácio da Inconfidência, edifício-sede da ALMG. O atendimento será das 17 às 22 horas do dia 5. O objetivo é mostrar os produtos e serviços do centro a vereadores, futuros vereadores e ao público que estiver na Assembléia. Entre esses produtos, estão publicações como o Manual de Solenidades e Eventos Institucionais.

As pessoas que visitarem a Galeria poderão também se cadastrar para receber o Boletim Eletrônico, com notícias de interesse das câmaras. Esse boletim chega hoje a 2,5 mil usuários, com cobertura quase total dos parlamentos municipais do Estado, e pode ser acessado pelo site do Ceac (www.almg.gov.br/ceac).

Também na Galeria, serão instalados dois telões e quatro microcomputadores, que ficarão à disposição do público das 17 às 24 horas. A equipe do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) emitirá relatórios com o resultado das eleições, como ocorreu em anos anteriores.

TV Assembléia e Ceac oferecem programação específica para vereadores

Os vereadores e demais interessados podem acompanhar, pela TV Assembléia, assuntos relevantes para os legislativos municipais. As equipes da emissora e do Ceac promovem debates mensais com especialistas por meio do programa Panorama Ceac, esclarecendo dúvidas e repassando orientações. Ele é transmitido sempre na primeira terça-feira de cada mês, das 8h30 às 9 horas, ao vivo. A reprise é no mesmo dia, às 19 horas e 1 hora.

Os temas de cada programa são divulgados no site do Ceac e é possível encaminhar perguntas antecipadamente, também pela internet. Os assuntos já discutidos foram encerramento de mandato, com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas Antônio Carlos Andrada; e transição de governo, com o consultor Guilherme Wagner Ribeiro e o professor Edmo da Cunha Pereira. O próximo assunto a ser abordado, em novembro, é a criação de escolas do legislativo nos municípios. Em outubro, o Panorama Ceac será exibido no dia 5, com o debate das 10h30.

Saiba mais sobre o Ceac - Criado em novembro de 2006 para facilitar a relação da Assembléia com os 853 legislativos municipais de Minas, o Ceac permite o intercâmbio de experiências, informações e serviços de interesse de vereadores e servidores das câmaras, produzidos pela ALMG e entidades parceiras.

As demandas são atendidas via correio eletrônico, por telefone ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. São respondidas solicitações sobre processo legislativo; estrutura e funcionamento da ALMG e o exercício das funções do Poder Legislativo.

O Ceac fica na Rua Dias Adorno, nº 300 - Anexo I da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, no bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte. O telefone para contato é o (31) 2108-7303 e o e-mail, ceac@almg.gov.br.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715