Projeto com novas regras para desmatamento começa a tramitar

Já está em tramitação na Assembléia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei 2.771/08, de autoria do Executivo, q...

23/09/2008 - 00:03
 

Projeto com novas regras para desmatamento começa a tramitar

Já está em tramitação na Assembléia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei 2.771/08, de autoria do Executivo, que altera a Lei 14.309, de 2002, que dispõe sobre as políticas florestal e de proteção à biodiversidade no Estado e, ainda, o artigo 7º da Lei Delegada 125, de 2007, que criou o Sistema Estadual de Meio Ambiente. A Mensagem 278/08, do governador, encaminhando a proposição, foi recebida pelo Plenário na Reunião Ordinária desta terça-feira (23/9/08). O projeto será analisado pelas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Meio Ambiente e Recursos Naturais e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

O projeto do governador pretende corrigir distorções para garantir a sustentabilidade das atividades econômicas, assegurando a proteção dos remanescentes florestais e campestres. Para isso, estabelece regras mais rígidas para o controle do desmatamento. Um dos principais pontos propostos é a redução gradativa do consumo de madeira de floresta nativa pelas empresas mineiras, até atingir o índice máximo de 5% em 2017. O projeto também estabelece um cronograma para que as empresas, neste mesmo prazo, assumam o plantio de florestas, de forma a suprir 95% do que consomem.

Na justificativa anexada ao projeto, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável afirma que a lenha e os derivados de madeira são a principal fonte de energia em Minas Gerais, respondendo por 33% da demanda. No ano passado, o consumo de carvão vegetal no Estado atingiu 22,24 milhões de metros cúbicos, dos quais 44% originados de florestas nativas, causando graves problemas à preservação da biodiversidade, à conservação dos solos e à proteção dos recursos hídricos.

O projeto traz outras sugestões para reduzir o uso de madeira nativa e melhorar a proteção ambiental:

- implantação de um sistema eletrônico de rastreamento de transporte de produtos e subprodutos florestais, para coibir a atividade clandestina;

- inclusão dos transportadores no sistema de cadastramento de produtores e consumidores de produtos e subprodutos florestais;

- estabelecimento de penalidades maiores para a reposição florestal, bem como ampliação das modalidades de mecanismos para esta reposição;

- eliminação do dispositivo que, na legislação atual, permite às indústrias de ferro-gusa consumirem até 100% da sua demanda com carvão vegetal de florestas nativas, mediante ressarcimento em dobro da reposição florestal;

- impedimento da instalação de novas indústrias ou reativação de indústrias inativas sem a comprovação de atendimento à exigência de consumir 95% de madeira de florestas plantadas.

Outra alteração prevista no projeto é a modificação do artigo 7º da Lei Delegada 125, instituindo o Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. O objetivo é sintonizar a legislação estadual com a federal que criou o Sistema Nacional de Meio Ambiente e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Carreiras - O governador encaminhou outras duas mensagens ao Plenário, as de números 279/08 e 280/08. A primeira encaminha o Projeto de Lei 2.772/08, que cria a carreira de médico da área de seguridade social e promove mudanças em outras carreiras do Poder Executivo, alterando as Leis 15.293, de 2004; 15.464, 15.465, 15.466, 15.467 e 15.961, de 2005.

A proposição prevê o acréscimo de até 18 horas-aula na carga horária semanal do professor de educação básica, com um acréscimo adicional proporcional ao valor do vencimento básico estabelecido na tabela da carreira. Também promove alterações na descrição das atribuições dos cargos de auditor fiscal da Receita Estadual e gestor fazendário e na cessão desses servidores. Outra mudança é a ampliação do número de cargos de provimento efetivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Fundação de Arte Ouro Preto (Faop). O projeto será analisado pela CCJ, FFO e Comissão de Administração Pública.

A última mensagem traz o PL 2.773/08, que dá a denominação de Escola Estadual Professor Cid Batista a uma instituição localizada na cadeia pública de Viçosa. O objetivo é homenagear o professor que ocupou diferentes cargos administrativos naquele município.

Balanço - A Presidência informou que na última quarta-feira (17) o Balanço-Geral do Estado relativo a 2007 foi publicado em essencialidades no Diário do Legislativo e distribuído em cópias eletrônicas a todos os deputados. No dia seguinte, começou o prazo de dez dias para requerimento de informações ao Poder Executivo e ao Tribunal de Contas, que se encerra na próxima segunda-feira (29).

Também foi deferido requerimento dos deputados Domingos Sávio (PSDB), Antônio Carlos Arantes (PSC) e José Henrique (PMDB), solicitando a inclusão em ordem do dia do Projeto de Lei 2.307/08, uma vez que a Comissão de Meio Ambiente perdeu o prazo para emitir seu parecer.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715