ALMG promove duas reuniões no interior na semana entre 22 e 26/9

Além das reuniões ordinárias de comissões e de Plenário, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai promover, na se...

19/09/2008 - 00:01
 

ALMG promove duas reuniões no interior na semana entre 22 e 26/9

Além das reuniões ordinárias de comissões e de Plenário, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai promover, na semana entre 22 e 26 de setembro, cinco reuniões com convidados - duas delas no interior - e duas reuniões especiais de Plenário.

A primeira audiência pública da semana será no interior do Estado, no município de Caetanópolis (Região Central). Na terça-feira (23), às 9h30, a Comissão de Segurança Pública se desloca para lá com o objetivo de discutir o aumento do índice de criminalidade na cidade e na vizinha Paraopeba. O evento, solicitado pelo deputado Célio Moreira (PSDB), será realizado na Casa de Cultura Clara Nunes (Praça Anibal Pinto Mascarenhas, n° 4 - Centro). De acordo com o parlamentar, os moradores desses municípios têm sofrido com o aumento dos assaltos a mão armada, arrombamentos e vandalismo.

Para participar da reunião foram convidados os comandantes das Polícias Militar e Civil, além de prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais de Caetanópolis e Paraopeba e o promotor de Justiça da comarca de Paraopeba.

Uso da água - Também na terça (23), a Campanha de Regularização do Uso dos Recursos Hídricos em Minas Gerais - "Água: Faça o uso legal", lançada em agosto do ano passado, será debatida em audiência pública da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial. A reunião, requerida pelo deputado Padre João (PT), será às 15 horas, no Plenarinho II.

De acordo com ele, o objetivo é esclarecer dúvidas dos agricultores quanto ao cadastro que será feito na campanha e se haverá punição para os que utilizam as águas dos rios, lagos, ribeirões, nascentes, poços artesianos e cisternas. Segundo Padre João, apesar de portaria do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) definir que o registro de uso legal deve ser feito gratuitamente, há denúncias de cobranças de taxas entre R$ 20 e R$ 150.

Na próxima quarta-feira (24), logo pela manhã, a Comissão de Direitos Humanos recebe ex-professores da Fumec, que solicitaram reunião para apresentar novas denúncias envolvendo arbitrariedades e perseguição que teriam sido cometidas por dirigentes da universidade. Solicitada pelo presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), a reunião será às 9 horas, no Auditório.

Em duas ocasiões - maio e junho de 2008 -, a ALMG já discutiu os problemas ocasionados pelas mais de cem demissões efetuadas no final de 2007 pela Fumec. Em todas elas, professores demitidos e alunos da instituição apresentaram denúncias de perseguição política e arbitrariedades que teriam sido cometidas pelos dirigentes da universidade.

Comissão dos Aeroportos ouve Governo do Estado

Também na quarta-feira (24), às 15 horas, no Auditório, a Comissão Especial dos Aeroportos pretende ouvir o Governo do Estado sobre projetos de desenvolvimento econômico em função da ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Mesmo otimista quanto à manutenção da Pampulha como um aeroporto regional, a comissão não pretende "baixar a guarda" e garante que vai continuar ouvindo a comunidade a respeito do assunto. O relatório final dos trabalhos terá como tema principal a questão da operação de novos vôos da TAM, Gol e Ocean Air na Pampulha. Apesar do posicionamento contrário da comunidade e do próprio governo mineiro, já manifestado perante a comissão, a decisão final caberá à Infraero e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Piranga - Outra viagem envolvendo comissões será feita a Piranga, Zona da Mata, que recebe os membros da Comissão de Cultura em audiência pública na quinta-feira (25), às 10 horas, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição. A pedido do deputado Padre João, eles pretendem discutir e dar encaminhamentos à situação do complexo arquitetônico do Santuário do Senhor do Bom Jesus de Matozinhos, considerado o maior templo espiritual do Vale do Piranga.

Construído em meados do século 18, o santuário fica no distrito de Santo Antônio de Pirapetinga, conhecido como Bacalhau, a 12 km da cidade. Segundo uma lenda local, uma imagem do Senhor Morto foi descoberta no sítio onde hoje está a igreja, que foi construída para abrigá-la, já que apesar de ser levada a outras duas capelas, ela sempre voltava para o lugar de origem. Recuperado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), o conjunto arquitetônico e paisagístico do santuário foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1996, assim como o acervo móvel e integrado do templo.

Reunião Especial - Para comemorar os 40 anos da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), a Assembléia vai realizar na quinta, às 20 horas, uma Reunião Especial no Plenário, atendendo a requerimento do deputado Ivair Nogueira (PMDB).

Na segunda-feira (22), às 20 horas, outra Reunião Especial homenageia o desembargador Caio Luiz de Almeida Vieira Mello, que recebe o título de cidadão honorário de Minas Gerais, a requerimento do deputado Célio Moreira.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715