ALMG homenageia Guimarães Rosa em evento nesta segunda (15)

Guimarães Rosa: o poder da palavra é o tema do Debate Público que a Assembléia Legislativa de Minas Gerais promove ne...

12/09/2008 - 00:03
 

ALMG homenageia Guimarães Rosa em evento nesta segunda (15)

Guimarães Rosa: o poder da palavra é o tema do Debate Público que a Assembléia Legislativa de Minas Gerais promove nesta segunda-feira (15/9/08), às 14 horas, no Plenário. Iniciativa da Comissão de Cultura, o evento conta com o apoio das Secretarias de Estado de Educação e de Cultura e terá a presença dos titulares dessas pastas, Vanessa Guimarães Pinto e Paulo Eduardo Rocha Brant. Além do Debate Público, que terá apresentação musical e contação de estórias, a ALMG promove a exposição Trajetos de Rosa, com fotos, cronologia e fragmentos literários do autor. A mostra está em um dos corredores do andar SE, no Palácio da Inconfidência, onde acontecem as reuniões das comissões e por onde transitam centenas de pessoas diariamente.

Segundo a presidente da Comissão de Cultura, deputada Gláucia Brandão (PPS), o objetivo do evento é incentivar e desmistificar a leitura das obras de Guimarães Rosa. "Queremos acabar com o mito de que a linguagem do escritor é complicada. A idéia é trazer professores da rede pública e estudantes para ouvir sobre a vida e a obra desse grande mineiro", afirma a parlamentar. Ela revela que uma das intenções é transformar as palestras em material didático, a ser utilizado em sala de aula, estimulando a leitura das obras de Rosa. Encerradas nesta quinta-feira (11), as inscrições somaram 200 participantes, entre estudantes e representantes de instituições de ensino e culturais.

Programa - A abertura será com o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), a deputada e os secretários. Em seguida, o músico Rodrigo Delage fará uma apresentação com composições baseadas nas obras de Guimarães Rosa. Às 15 horas, a professora Heloísa Starling, da UFMG, falará sobre o escritor e a música popular brasileira. Às 16 horas, os participantes assistirão ao curta-metragem Famigerado, do diretor Aluízio Salles Jr., seguido de considerações do autor. Às 16h30, a professora Márcia Marques de Morais, da PUC Minas, abordará o tema Poder e saber andam juntos? - a busca de uma resposta no texto de Guimarães Rosa. Encerrando o Debate Público, às 17h30, caberá ao Grupo Miguilin a contação de estórias. Fundado em 1995 em Cordisburgo, terra natal do escritor, o Miguilin é formado por jovens que narram os contos de Rosa.

Exposição traz fotos, cronologia e fragmentos literários

Quem quiser saber mais sobre Guimarães Rosa pode conferir exposição no corredor do andar SE, no Palácio da Inconfidência. A exposição traz o busto do escritor em bronze, esculpido pelo artista Edgar Duvivier; fotos de Eugênio Silva, da revista O Cruzeiro, que registram a viagem de 10 dias que Guimarães Rosa fez pelo sertão mineiro, em 1952; a cronologia do escritor; fragmentos literários; e pequenas redomas com textos, cópias de documentos e objetos que procuram recriar aspectos da vida e da obra do escritor.

O professor do Cefet/MG Roniere Menezes, doutor em Literatura Comparada pela UFMG e curador da mostra, destaca que a exposição enfatiza temas relativos à profissão de médico, à carreira de diplomata e ao apreço do autor pela cultura popular.

A viagem pelo sertão de Minas com uma comitiva de vaqueiros coordenada por Manuelzão teve o objetivo de acompanhar, em um percurso de 240 km, a condução de uma boiada de 180 reses que iria de Três Marias a Araçaí, distrito de Paraopeba, entre Cordisburgo e Sete Lagoas. "As fotos parecem anunciar a construção de obras raras da inteligência e da sensibilidade do diplomata do sertão. Grande Sertão: veredas e Corpo de baile, livros publicados em 1956, revelam forte influência da inesquecível travessia", destaca Roniere Menezes.

Ao analisar a obra de Guimarães Rosa, o curador destaca que, nela, "além das disputas políticas oficiais, nota-se uma cuidadosa atenção à política do cotidiano, revelada, por exemplo, por meio do cuidado ético com o outro, da ênfase no viver em comum e do respeito em relação à natureza. A partir dos encontros, dos afetos, dos causos e das cantorias, a partir do trabalho e da luta diária, o homem simples e iletrado do sertão ganha corpo e expressão na escritura". Para Roniere Menezes, "o desejo humano de renovação, de superação, a crença no devir pulsam nas personagens, aliando-se ao intuito de justiça e de liberdade que sempre acompanharam Rosa, seja no trabalho como médico, diplomata ou escritor".

Mais informações estão no site da ALMG (www.almg.gov.br), na logomarca do evento.


 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715