Assembléia vai comemorar centenário de Guimarães Rosa

Até a próxima quarta-feira (10/9/08), estão abertas as inscrições para o debate público que irá ocorrer no Plenário d...

04/09/2008 - 00:02
 

Assembléia vai comemorar centenário de Guimarães Rosa

Até a próxima quarta-feira (10/9/08), estão abertas as inscrições para o debate público que irá ocorrer no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na segunda-feira, dia 15/9/08, às 14 horas, comemorando o centenário de nascimento do escritor Guimarães Rosa. Os interessados podem se inscrever até através do site www.almg.gov.br, bastando clicar na logomarca com o nome do escritor localizada no alto da página, e preencher um formulário. Quem não tiver acesso à internet pode se inscrever pessoalmente, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na sede da Assembléia (Rua Rodrigues Caldas, 30 - bairro Santo Agostinho), das 8 às 18 horas. Os participantes receberão um certificado que, no caso de professores e estudantes, é válido como atividade escolar.

Denominado Guimarães Rosa: o poder da palavra, o evento surgiu a partir de um requerimento aprovado pela Comissão de Cultura da ALMG e conta com o apoio das Secretarias de Estado de Educação e de Cultura, e terá a presença dos titulares dessas pastas, Vanessa Guimarães Pinto e Paulo Eduardo Rocha Brant, respectivamente. Estarão presentes também o presidente da Assembléia, Alberto Pinto Coelho, e a presidente da Comissão de Cultura, deputada Gláucia Brandão (PPS). O programa inclui apresentação musical de Rodrigo Delage, músico com composições baseadas nas obras de Guimarães Rosa; histórias do grupo Miguilin, fundado em 1995 em Cordisburgo, cidade natal do escritor, e composto por jovens que narram os contos de Guimarães Rosa; além de palestras das professoras Heloísa Starling, da UFMG, e Márcia Marques de Morais, da PUC Minas.

Nascido e criado em terras mineiras, Guimarães Rosa recriou a linguagem literária valorizando expressões populares, mesclando línguas distintas e inventando novas palavras. A deputada Gláucia Brandão destaca que o objetivo do debate é acabar com o mito de que a linguagem do escritor é complicada. "Isso vai estimular os professores a indicarem biografias, e os alunos passarão a ler mais obras de um escritor que valorizou Minas Gerais", afirma. Mais informações pelo telefone (31) 2108-7800.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715