Comissão quer explicações sobre proibição de imagens em cadeia

Inconformada com a proibição do registro de fotos e imagens em vídeo da cadeia pública de Campos Gerais, no Sul de Mi...

03/09/2008 - 00:01
 

Comissão quer explicações sobre proibição de imagens em cadeia

Inconformada com a proibição do registro de fotos e imagens em vídeo da cadeia pública de Campos Gerais, no Sul de Minas, a Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai convidar o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, para prestar esclarecimentos. Requerimento nesse sentido, de autoria do presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), foi aprovado nesta quarta-feira (3/9/08).

Na última terça-feira (2), os parlamentares fizeram uma visita ao estabelecimento prisional para verificar as denúncias de que suas instalações encontram-se em situação precária. A direção da cadeia permitiu a entrada dos deputados, mas impediu que a equipe da TV Assembléia e o fotógrafo da Casa registrassem a visita, alegando que estava apenas cumprindo determinação da Secretaria de Estado de Defesa Social.

Sargento Rodrigues informou que já levou o caso ao conhecimento do presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), para que sejam tomadas providências a fim de que o problema não volte a acontecer. "Fiscalizar os atos do Poder Executivo é uma das competências dos deputados. Se abrirmos mão dessa prerrogativa, podemos fechar as portas da Assembléia", alertou o parlamentar.

Segundo ele, o jornalista, o fotógrafo e o repórter cinematográfico da ALMG estão para o deputado assim como o oficial de Justiça está para o juiz. "Eles são o braço do deputado, executando uma atribuição precípua da Assembléia", afirmou. Sargento Rodrigues acrescentou que a Comissão de Segurança Pública tem cumprido sua missão com total respeito às instituições, e que seus relatórios são utilizados inclusive para nortear a adoção de políticas públicas estaduais.

"A cadeia de Campos Gerais tem rachaduras tão grandes que dá para ver a rua; a parte elétrica está exposta e cheia de 'gambiarras'; se ocorrer um incêndio, não há extintores", declarou o deputado, completando que a comissão não poderá ser acusada de omissão caso uma tragédia aconteça, como ocorreu recentemente em Ponte Nova, Arcos e Rio Piracicaba.

A comissão aprovou ainda dois requerimentos de Sargento Rodrigues. Um deles pede a realização de uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei (PL) 1.065/07, do deputado Sebastião Costa (PPS), que estabelece diretrizes para a elaboração de uma política estadual de segurança pública. O outro requerimento pede uma manifestação de aplauso à Loja Maçônica Fraternidade Piraporense, pela passagem do Dia do Maçom.

Presenças - Deputados Sargento Rodrigues (PDT), presidente; Carlos Pimenta (PDT) e Doutor Rinaldo (PSB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715