Política de Resíduos Sólidos tem análise de parecer adiada

O Projeto de Lei (PL) 1.269/07, do governador, que institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos, foi retirado da ...

27/08/2008 - 00:01
 

Política de Resíduos Sólidos tem análise de parecer adiada

O Projeto de Lei (PL) 1.269/07, do governador, que institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos, foi retirado da pauta da reunião da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais desta quarta-feira (27/8/08). Ele voltou à comissão para discussão e votação de parecer sobre emendas apresentadas em Plenário, durante sua discussão em 1º turno. O presidente, deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), relator do projeto, informou que a retirada atendeu a pedido do deputado Antônio Júlio (PMDB), que apresentou emenda, e foi motivada também pelo não recebimento das emendas do deputado Jayro Lessa (DEM) pela comissão, o que impossibilitou a análise.

Quatro requerimentos foram aprovados, sendo dois deles apresentados pelos deputados Cecília Ferramenta e Padre João, ambos do PT, na audiência pública de terça-feira (26), em Ipatinga. Eles solicitaram: o envio de ofício ao secretário de Estado de Meio Ambiente, pedindo a suspensão temporária da licença de instalação de linha de transmissão de energia, para revisão do traçado em questão; e o encaminhamento das notas taquigráficas da reunião à Promotoria de Meio Ambiente da comarca de Ipatinga.

A linha de transmissão terá 173 km de extensão, com 354 torres, e abrangerá 14 municípios, partindo de Contagem até Santana do Paraíso, no Vale do Rio Doce. A polêmica se refere ao traçado da linha, que intercepta a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Ribeirão Ipanema, localizada na zona rural de Ipatinga. A empresa responsável pelo empreendimento é a Interligação Elétrica de Minas Gerais S.A. (Iemg), que venceu o leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promovido para esse fim. A previsão de inauguração é no final deste ano.

Domingos Sávio (PSDB) teve aprovado pedido de realização de audiência pública no município de Passatempo, para discutir o assoreamento da lâmina d'água da lagoa Grande. "É uma lagoa natural, que fica na divisa de três municípios, Oliveira, Passatempo e Carmópolis", explicou o parlamentar, ao informar que o ecossistema local corre riscos, já que o reservatório natural de água está cada vez menor. Já o deputado André Quintão (PT) solicitou audiência conjunta com a Comissão de Participação Popular para debater a situação da Serra da Calçada, entre Brumadinho e Nova Lima.

Presenças - Deputados Sávio Souza Cruz (PMDB), presidente; Fábio Avelar (PSC), vice; Almir Paraca (PT); Inácio Franco (PV); e Domingos Sávio (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715