Projeto pretende monitorar dados sobre violência contra a mulher

A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (13/8/08), pare...

13/08/2008 - 00:01
 

Projeto pretende monitorar dados sobre violência contra a mulher

A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (13/8/08), parecer de 1º turno do Projeto de Lei 2.260/08, que cria um sistema de registro e divulgação dos índices de violência contra a mulher, de autoria da deputada Maria Lúcia Mendonça (DEM).

O parecer, assinado pelo deputado Délio Malheiros (PV), foi lido pelo deputado Antônio Júlio (PMDB). O relator opina pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1 proposto pela Comissão de Constituição e Justiça, argumentando que está de acordo com uma diretriz da Lei Maria da Penha, ao oferecer uma base de dados para o sistema de justiça e segurança, e para a elaboração de políticas públicas que coíbam a violência de gênero.

Requerimentos - O deputado Sargento Rodrigues (PDT) apresentou cinco requerimentos durante a reunião, todos eles aprovados. No primeiro, ele pede audiência pública com a presença de autoridades do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e Ministério Público, para debater o risco de incêndio nos estabelecimentos prisionais.

Outra audiência pública porá em discussão a denúncia do sargento inativo Warley Estevam Andrade, de violação do seu direito de habeas-data por parte do comandante no 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Sebastião Pereira Siqueira. Segundo Andrade, o comandante desacata ordem judicial da Vara da Fazenda Pública de Ipatinga, que determinou que seus dados pessoais na corporação lhe fossem informados. A terceira audiência pública requerida por Sargento Rodrigues debaterá o orçamento da segurança pública para 2009.

Rodrigues encaminha também denúncia ao corregedor-geral da Polícia Civil, enviada por um cidadão mineiro, de uso irregular de uma viatura da Polícia Civil, que foi fotografada na praia de Porto de Galinhas (PE), a mais de 2 mil quilômetros de Minas Gerais. O último requerimento pede o envio de ofício de aplauso, a ser encaminhado ao chefe de Polícia Civil, Marco Antônio Monteiro de Castro, elogiando a equipe de policiais que desmantelou e prendeu uma quadrilha de traficantes que operava no Morro das Pedras, apreendendo um vasto arsenal.

Foram aprovados ainda os três requerimentos numerados que constavam da pauta.

Presenças - Deputados Sargento Rodrigues (PDT), presidente; Antônio Júlio (PMDB) e Carlos Pimenta (PDT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715