Projeto sobre cartões de débito tem parecer aprovado em comissão

Na reunião da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais desta terç...

12/08/2008 - 00:02
 

Projeto sobre cartões de débito tem parecer aprovado em comissão

Na reunião da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais desta terça-feira (12/8/08) os deputados aprovaram parecer a projeto de lei e cinco requerimentos. Do deputado Adalclever Lopes (PMDB), o PL 2.242/08 determina que os estabelecimentos comerciais do Estado que aceitem cartão de débito não podem restringir os produtos que serão comercializados mediante essa forma de pagamento. O projeto teve parecer de 1º turno do deputado Antônio Júlio (PMDB), que opinou favoravelmente ao texto na forma do substitutivo nº1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Em caso de descumprimento da norma, a proposição impõe ao infrator penalidades de multa, suspensão de atividades e fechamento do estabelecimento. O substitutivo estende à Lei 14.126, de 2001 (que obriga os estabelecimentos comerciais a afixar, em local visível, informações sobre a sua disponibilidade para aceitar o pagamento em cheque e as condições impostas para o seu recebimento) as modificações originalmente previstas no projeto quanto ao pagamento com cartões de débito, além de manter o princípio da informação ao consumidor.

Três dos cinco requerimentos aprovados são do deputado Délio Malheiros (PV), presidente da comissão. São eles: realização de audiência pública para avaliar a eventual transferência de vôos regulares do aeroporto de Confins para o da Pampulha e a autorização de pousos e decolagens de aeronaves de médio porte no aeroporto da Pampulha; encaminhamento de ofício à Prefeitura de Belo Horizonte sobre a realização de nova audiência pública para debater a transferência do terminal rodoviário da Capital mineira do Centro para o Bairro Calafate; realização de audiência para discutir denúncias de que planos de saúde estariam negando acesso às novas especialidades recentemente incluídas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) na cobertura mínima obrigatória.

Já o deputado Célio Moreira (PSDB) solicitou uma audiência pública sobre o PL 2.311/08, de sua autoria, sobre consignação em folha de pagamento de servidores ativos e inativos e de pensionistas do Estado. Em conjunto com a Comissão de Saúde, serão discutidas, a pedido de Carlos Pimenta (PDT), pesquisas, recentemente divulgadas, sobre o uso excessivo de aparelhos celulares e o aumento da incidência de câncer de cérebro.

Presença - Deputados Délio Malheiros (PV), presidente; Carlos Pimenta (PDT) e Antônio Júlio (PMDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715