Washington Peluso de Souza está no Memória & Poder desta semana

O jurista Washington Peluso Albino de Souza é o personagem do Memória & Poder desta semana. Inédito, o programa traz ...

23/07/2008 - 00:03
 

Washington Peluso de Souza está no Memória & Poder desta semana

O jurista Washington Peluso Albino de Souza é o personagem do Memória & Poder desta semana. Inédito, o programa traz o depoimento do professor mineiro, de Ubá, que relembra sua trajetória de 91 anos de vida. Além de sua contribuição histórica na área do planejamento, o grande destaque da trajetória do professor foi na Faculdade de Direito da UFMG, onde foi o responsável, em 1972, pela introdução pioneira na grade curricular da disciplina de Direito Econômico, experiência seguida ainda naquele ano pela USP, e na qual os estudantes de direito passaram a se debruçar sobre a legislação de política econômica.

O programa Memória & Poder com a trajetória de vida do professor Washington Peluso vai ao ar nas seguinte datas e horários: sábado (26/7/08), às 20 horas; domingo, dia 27 de julho, às 15h30 horas; e segunda, 28 de julho, à meia-noite. Haverá mais uma reprise na terça-feira, 29 de julho, às 21 horas.

Histórico - Washington Peluso Albino de Souza ingressou na Faculdade de Direito da UFMG em 1933. Viveu a experiência da Constituição de 1934, seu debate, e o surgimento do Estado Novo de Vargas, em 1937. Em 1938, torna-se professor de Economia Política na UFMG. Teve experiência como jornalista, passando pelos Diários Associados e Folha de Minas, Rádio Inconfidência, Revista da Produção e Diário do Comércio. Na administração pública, ocupou a chefia de gabinete do secretário de Estado do Interior no governo Milton Campos (1949-1950) e foi secretário da Fazenda de Belo Horizonte (1951-1953), na gestão do prefeito Américo Rennê Giannetti.

Coleção Memória & Poder já com mais de 130 depoimentos

O programa registra a trajetória de vida de nomes notáveis nas várias áreas da vida brasileira (política, educação, organização sindical, artes, religião, ciência, administração etc). Com o tom biográfico e temático, escapa da reportagem jornalística ao se aproximar da investigação histórica e do registro testemunhal dos entrevistados. Todo o acervo é conservado no Centro de Documentação da TV Assembléia e reexibido semanalmente ao longo de todo o ano.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715