Projeto sobre produção de queijo artesanal recebe parecer favorável

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais emitiu, nesta terça-fe...

15/07/2008 - 00:01
 

Projeto sobre produção de queijo artesanal recebe parecer favorável

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais emitiu, nesta terça-feira (15/7/08), parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 2.428/08, que determina que o poder público promova a identificação e o levantamento dos processos de produção do queijo minas artesanal. O projeto, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), tramita em 1º turno e teve como relator na comissão o deputado Vanderlei Jangrossi (PP), que não apresentou emendas à matéria. O projeto acrescenta o artigo 11-A à Lei 14.185, de 2002, que dispõe sobre o processo de produção do queijo minas artesanal.

Na justificativa para apresentar seu projeto, o autor destacou que é preciso repetir o que foi feito com o processo de produção do queijo do Serro, único bem cultural atualmente registrado no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iepha). Ele lembra que as Serras da Canastra e do Salitre e o Sul de Minas, além de outras regiões, são produtores de queijo minas artesanal de qualidade, mas pondera que esses processos de produção ainda não foram identificados e estudados pelo poder público.

A comissão também aprovou parecer de 2º turno favorável ao Projeto de Resolução (PRE) 2.211/08, da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial. O projeto aprova a alienação de 13 terras devolutas nos municípios de Rio Pardo de Minas, Indaiabira, Santo Antônio do Retiro e Montezuma. Todas as terra têm entre 100 e 250 hectares. As alienações foram instruídas pelo Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter) e se darão mediante compra preferencial (o legítimo posseiro tem prioridade para adquirir o bem, conforme preço de mercado).

Deputados querem realizar visita e audiência no Sul de Minas

Durante a reunião, foram aprovados nove requerimentos. O deputado Dalmo Ribeiro Silva apresentou duas proposições: uma delas pede a realização de audiência na cidade de Pouso Alegre para debater a produção de morangos no Sul de Minas; a outra solicita visita oficial da comissão à Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes. O deputado Vanderlei Jangrossi solicitou a realização de audiência pública para conhecer as técnicas utilizadas por agricultores que produzem queijo minas artesanal. O mesmo deputado também pediu que seja enviado convite ao secretário de Estado de Reforma Agrária para expor, à comissão, os planos e ações desenvolvidos pela secretaria. O parlamentar solicitou, ainda, a realização de reunião conjunta com a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte para apurar o elevado preço dos adubos no Estado. Esta reunião já está marcada para a próxima quinta-feira (17).

A realização de audiência pública para debater a "Campanha de Regularização na Gestão de Recursos Hídricos - Água: faça uso legal!", instituída pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), em razão da Portaria nº 30, de 2007, foi solicitada por requerimento do deputado Padre João (PT). O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) pediu a realização de reunião conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais para debater o licenciamento ambiental de projetos agrossilvipastoris com as normas do novo decreto e o zoneamento ecológico-econômico e sua utilização para agilizar o licenciamento ambiental.

A comissão aprovou ainda outras duas proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Deputados Vanderlei Jangrossi (PP), presidente; Padre João (PT), vice; Antônio Carlos Arantes (PSC); Getúlio Neiva (PMDB); e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715