Plenário recebe mensagem com reajuste retroativo para o Ipsemg

Quatro mensagens do governador do Estado foram recebidas na Reunião Ordinária de Plenário da Assembléia Legislativa d...

10/07/2008 - 00:01
 

Plenário recebe mensagem com reajuste retroativo para o Ipsemg

Quatro mensagens do governador do Estado foram recebidas na Reunião Ordinária de Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais nesta quinta-feira (11/7/08). Entre elas está a mensagem 252/08, que encaminha emenda ao Projeto de Lei 2.475/08, que promove ajustes nas carreiras do Ipsemg e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), dentre outras medidas. As outras três mensagens recebidas tratam de doações e reversão de imóveis do Executivo.

A emenda a ser aposta ao PL 2.475/08, do governador, altera para 1º de janeiro de 2008 a data de início da vigência do reajuste proposto para as tabelas de vencimento básico das seguintes carreiras do Ipsemg: auxiliar de seguridade social, técnico de seguridade social e analista de seguridade social. Segundo a justificativa da mensagem, o impacto financeiro decorrente da antecipação do reajuste está em consonância com limites de despesas determinados pela Lei Complementar 101, de 2000.

Por sua vez, as mensagens 249 e 250, de 2008, autorizam o Poder Executivo a doar imóveis do Estado, respectivamente, aos municípios de Ibiá (oito imóveis, destinados à prefeitura local, para fins educacionais) e Santo Antônio do Jacinto (para órgãos públicos municipais). Caso os imóveis não tenham a destinação prevista no prazo de cinco anos, contados da data da escritura pública de doação, serão revertidos ao patrimônio do Estado.

Já a mensagem 251/08 autoriza o Executivo a reverter imóvel do Estado a Uberaba. Na justificativa, explica-se que a reversão foi solicitada tendo em vista a doação de outro terreno, com condições mais adequadas, para a construção do fórum da comarca.

Agricultura familiar - Utilizando a palavra pelo artigo 70 do Regimento Interno da ALMG, o deputado Almir Paraca (PT) divulgou a 3ª Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (Agriminas), aberta nesta quinta (10) em Belo Horizonte, e que vai até domingo. "É uma oportunidade única para o público da Capital conhecer de perto o trabalho e os produtos das pessoas que se dedicam a colocar alimentos na mesa do brasileiro", enfatizou Paraca.

Ele lembrou que o IBGE tem divulgado constantemente dados que mostram a relevância do papel da agricultura familiar no Brasil, "principalmente nos tempos atuais, em que começam a faltar alimentos no mundo". Na visão do parlamentar, o Brasil está se preparando para enfrentar essa adversidade mundial com a adoção de diversas medidas. Ele destacou, entre elas, a ampliação de recursos para o Plano Safra 2007/2008 da Agricultura Familiar, o aumento de crédito para o agronegócio e a garantia de preços mínimos para os produtos agropecuários. "O Brasil dará um salto de qualidade se conseguir promover políticas públicas dirigidas às necessidades do pequeno produtor rural e do agricultor familiar", disse Almir Paraca.

Designação de comissão - Foram designados os membros da Comissão Especial para emitir parecer sobre o Veto Parcial à Proposição de Lei 18.512. Pelo Bloco Social Democrata (BSD) farão parte: Lafayette de Andrada (PSDB) como efetivo e Domingos Sávio (PSDB), suplente; pelo Bloco Parlamentar Social (BPS), Hely Tarqüínio (PV) como efetivo e Fábio Avelar (PSC), suplente; pelo DEM, Jayro Lessa (efetivo) e Gustavo Valadares (suplente); pelo PDT, Carlos Pimenta (efetivo) e Sargento Rodrigues (suplente); pelo PP, Gil Pereira (efetivo) e Dimas Fabiano (suplente)

Redação final - Foram aprovados os pareceres de redação final: das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 11 e 40, de 2007; e do Projeto de Resolução (PRE) 2.150/08, que seguem para promulgação pelo presidente da ALMG; e do Projeto de Lei Complementar (PLC) 37/07, que vai à sanção do governador.

Requerimentos - Foi aprovado requerimento da deputada Ana Maria Resende (PSDB), solicitando da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) uma justificação quanto aos 30 minutos impostos pelas companhias aéreas para se iniciar a lista de espera, antes do embarque, e o porquê do tempo bem maior, máximo de duas horas, para que o passageiro comunique a desistência do embarque. Outro requerimento, deferido, do deputado Hely Tarqüínio (PV), solicita a retirada de tramitação do PL 2.596/08.

Encerramento de discussão - A Presidência comunicou ainda o encerramento da discussão, em 2º turno, do PL 1.978/08; e em 1º turno, do PL 2.298/08, uma vez que permaneceram em ordem do dia por seis reuniões. A Presidência informou também que foi contemplada no parecer da Comissão de Direitos Humanos a emenda encaminhada ao PL 1.978/08 pelo governador. A emenda, encaminhada por meio da mensagem 231/08, publicada no dia 19 de junho, será arquivada, como prevê o Regimento Interno.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715