Alienação de terras do Estado recebe parecer favorável

Foi aprovado, nesta terça-feira (8/7/08), parecer favorável de turno único à Mensagem 232/08, do governador, que enca...

08/07/2008 - 00:01
 

Alienação de terras do Estado recebe parecer favorável

Foi aprovado, nesta terça-feira (8/7/08), parecer favorável de turno único à Mensagem 232/08, do governador, que encaminha processos rurais relativos à alienação ou concessão de terras pelo Estado. O relator da mensagem na Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais foi o deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), que recomendou a transformação da proposta em projeto de resolução a ser encaminhado ao Plenário.

A mensagem trata da alienação, pelo Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter), de área de 155,3 hectares no município de Rio Pardo de Minas, localizada na Fazenda Fardos, em favor de Paulo Roberto de Paula. Outra área de 218,8 hectares, no mesmo município, localizada na Fazenda Curral de Pedra, deverá ser alienada em favor de Benício de Souza.

Também foram aprovados pela comissão quatro projetos de lei de declarações de utilidade pública, que dispensam a apreciação do Plenário.

Crítica - O deputado Antônio Carlos Arantes solicitou a palavra para criticar o anúncio, pelo Governo Federal, do valor que será destinado este ano para financiamento da safra agrícola em todo o País. Ele afirmou que, em 2008, a União destinará R$ 75 bilhões para o financiamento agrícola, cerca de 12% a mais que os R$ 65 bilhões de 2007. Este aumento, em sua avaliação, é enganoso, uma vez que só a inflação oficial já beira os 7%. Além disso, ele ressaltou que os preços dos insumos agrícolas tiveram aumento muito superior. "Fertilizantes, energia e manutenção de equipamentos aumentaram muito mais. Só o herbicida dobrou. Portanto, na realidade teremos menos recursos para a produção de alimentos neste ano", afirmou o parlamentar.

O presidente da comissão, deputado Vanderlei Jangrossi (PP), lembrou os colegas de reunião conjunta que se realiza nesta quarta (9) pela manhã, para discutir a utilização excessiva de agrotóxicos no Brasil. Também participam da reunião os parlamentares das Comissões de Saúde e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte.

Presenças - Deputados Vanderlei Jangrossi (PP), presidente da comissão; Antônio Carlos Arantes (PSC), Chico Uejo (PSB) e Getúlio Neiva (PMDB).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715