Semana de 30/6 a 4/7 tem como focos a saúde e a segurança

Segurança pública e saúde são os temas que se destacam na agenda das comissões permanentes da Assembléia Legislativa ...

27/06/2008 - 00:02
 

Semana de 30/6 a 4/7 tem como focos a saúde e a segurança

Segurança pública e saúde são os temas que se destacam na agenda das comissões permanentes da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na semana de 30/6 a 4/7/08. Os deputados debatem com especialistas e autoridades assuntos como a ortotanásia, as condições dos centros de internação de menores, denúncia da existência de grupos de extermínio e programas voltados para crianças e adolescentes. No Plenário, além das reuniões deliberativas, haverá duas homenagens.

Nesta segunda (30), às 14 horas, a Comissão de Direitos Humanos estará no Centro de Internação Provisória Dom Bosco, em Belo Horizonte. Atendendo a requerimento de seu presidente, deputado Durval Ângelo (PT), a comissão pretende apurar denúncias de superlotação, más condições das instalações físicas e submissão dos internos a condições desumanas.

Outra visita, desta vez da Comissão de Segurança Pública, acontece na terça-feira (1º). Às 9 horas, os deputados entregam ao secretário de Estado de Defesa Social, Maurício de Oliveira Campos Júnior, um relatório das audiências públicas realizadas pela comissão e discussão de questões relativas à segurança pública. O requerimento para a visita é do deputado Sargento Rodrigues (PDT), que preside a comissão.

O procedimento médico chamado ortotanásia será o tema do debate que a Comissão de Saúde realiza na terça-feira, às 10 horas, no Plenarinho I, a requerimento do deputado Hely Tarqüínio (PV). A ortotanásia foi regulamentada pela Resolução 1.805/06 do Conselho Federal de Medicina e permite, mediante autorização da família, a interrupção do tratamento para pacientes terminais que não tenham mais perspectiva de vida digna. Mas essa resolução foi suspensa liminarmente em outubro de 2007 pelo juiz Roberto Luiz Demo, da 14ª Vara do Distrito Federal.

A Comissão de Saúde participa de outra audiência pública na quarta-feira (2), desta vez em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos. O assunto será a situação dos portadores de hipertensão arterial pulmonar, uma doença grave e ainda incurável, caracterizada por uma pressão arterial elevada na circulação pulmonar. A reunião será às 9h30m, no Plenarinho I, e acontece a requerimento do deputado Durval Ângelo.

Direitos Humanos apura denúncia em Ipatinga

No dia seguinte, quinta-feira (3), a Comissão de Direitos Humanos se dirige a Ipatinga, onde realiza uma audiência pública sobre a possível existência de grupos de extermínio atuando naquela cidade. O secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, é um dos convidados para a reunião, que acontece na Câmara Municipal de Ipatinga, a partir das 9 horas. O requerimento também é de Durval Ângelo.

Também na quinta, às 10 horas, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte promove uma reunião com convidados para discutir, a requerimento do deputado Padre João (PT), a cobrança dos minutos por acesso à internet pela Companhia Telemar Norte Leste S/A.

O transporte escolar no Estado será o tema da reunião conjunta de três comissões: de Participação Popular, de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, nesta quinta-feira, às 14h45m, no Auditório. Atendendo a requerimento dos deputados André Quintão (PT) e Carlin Moura (PCdoB), os parlamentares pretendem discutir, entre outros temas, a participação estadual no financiamento do transporte escolar e o que ele significa no acesso das crianças à escola.

Outro requerimento dos deputados Carlin Moura e André Quintão motivou o debate público que a Comissão de Participação Popular realiza nesta sexta-feira (4), às 8h30, no Plenário. Especialistas e representantes governamentais discutem o chamado "PAC - Criança", conjunto de medidas do Governo Federal que promete investir, até 2010, R$ 2,9 bilhões em ações socioeducativas e na construção de unidades de internação.

No Plenário, três reuniões especiais estão programadas. Na segunda-feira, às 20 horas, haverá uma homenagem à Associação de Promoção Humana Divina Providência, que está completando 25 anos. O requerimento é do deputado Dinis Pinheiro (PSDB). Na quinta-feira, também às 20 horas, será comemorado o 40º aniversário do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), atendendo a requerimento do presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP). E às 19 horas da sexta-feira (4), o presidente da Claro, João Cox, receberá o título de cidadão honorário de Minas Gerais, por requerimento do deputado Eros Biondini (PHS).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715